ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LIZOTE, SUZETE ANTONIETA, TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA, ZAWADZKI, PATRICK
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811
Resumo: Os líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal.
id UFSC_97cc9454166c6620a74dab11734cf374
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201811
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASILOs líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:06:14Z2019-11-26T13:06:14Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOSLIZOTE, SUZETE ANTONIETATESTON, SAYONARA DE FÁTIMAZAWADZKI, PATRICKporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:06:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:06:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
title ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
spellingShingle ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS
title_short ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
title_full ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
title_fullStr ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
title_full_unstemmed ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
title_sort ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
author SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS
author_facet SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA
ZAWADZKI, PATRICK
author_role author
author2 LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA
ZAWADZKI, PATRICK
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA
TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA
ZAWADZKI, PATRICK
description Os líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T13:06:14Z
2019-11-26T13:06:14Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652218659766272