ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811 |
Resumo: | Os líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal. |
id |
UFSC_97cc9454166c6620a74dab11734cf374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201811 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASILOs líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal.INPEAU/UFSC2019-11-26T13:06:14Z2019-11-26T13:06:14Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOSLIZOTE, SUZETE ANTONIETATESTON, SAYONARA DE FÁTIMAZAWADZKI, PATRICKporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T13:06:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201811Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T13:06:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
title |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
spellingShingle |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS |
title_short |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
title_full |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
title_fullStr |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
title_full_unstemmed |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
title_sort |
ESTILO DE LIDERANÇA DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA - BRASIL |
author |
SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS |
author_facet |
SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS LIZOTE, SUZETE ANTONIETA TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA ZAWADZKI, PATRICK |
author_role |
author |
author2 |
LIZOTE, SUZETE ANTONIETA TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA ZAWADZKI, PATRICK |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SEEMANN, JACQUELINE DOS SANTOS LIZOTE, SUZETE ANTONIETA TESTON, SAYONARA DE FÁTIMA ZAWADZKI, PATRICK |
description |
Os líderes estão em posições estratégicas mediando o que precisa e como deve ser feito, sendo o elo entre a organização e o indivíduo. Eles detêm a chave da eficácia organizacional. Com base nisso, este estudo tem como objetivo avaliar as associações entre o estilo de liderança predominante de professores e a avaliação docente segundo a visão dos discentes. Para tanto, estabeleceu-se o marco teórico referido a liderança, suas características e abordagens, voltado aos fatores influenciadores de resultados individuais e grupais. Com a proposta de identificar e caracterizar o estilo de liderança optou-se pelo modelo de questionário de Bass e Avolio (2004), denominado Multifactorial Leadership Questionaire® (MLQ). A pesquisa, de abordagem quantitativa e objetivo descritivo e correlacional, foi realizada com os professores e discentes de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A análise dos dados levantados implicou no uso de estatística descritiva, para caracterizar a amostra, e inferencial, com o emprego da análise de variância e de correlações. As hipóteses conjecturadas de que os estilos predominantes nos cursos considerados, Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos, são iguais, bem como que eles se relacionam com a avaliação que os discentes fazem do labor docente foram confirmadas. Os resultados evidenciaram como estilo predominante o transformacional, seguido do transacional e por último o liberal. Por sua vez, as maiores notas no desempenho geral e de relações interpessoais dos docentes se associam com o estilo transformacional e as menores com o liberal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T13:06:14Z 2019-11-26T13:06:14Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652218659766272 |