Notícias para mulheres: dialogismo e avaliação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Maria de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177780
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Amanda Maria dePereira, Rodrigo Acosta2017-07-25T04:11:22Z2017-07-25T04:11:22Z2017347118https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177780Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.A pesquisa tem como objetivo o estudo da(s) imagem(ns) de mulher discursivizada(s) nas notícias publicadas em revistas online direcionadas potencialmente ao público leitor feminino. O trabalho tem como subsídio teórico-epistemológico os escritos do Círculo de Bakhtin e seus interlocutores contemporâneos na Análise Dialógica do Discurso; a Teoria do Jornalismo quanto às discussões sobre o jornalismo de revista e o surgimento das publicações direcionadas ao público feminino, bem como ancoramo-nos também no(s) estudo(s) feminista(s) em termos de percurso histórico e dos movimentos empreendidos no contexto latino-americano. O universo de análise é formado pelas revistas virtuais Ana Maria, Claudia, Glamour, Marie Claire e Tpm. Os dados são constituídos por 15 (quinze) exemplares do gênero notícia, sendo 3 (três) exemplares de cada publicação. Constatamos que a fragmentação do público leitor das revistas, antes destinadas à elite masculina, permitiu o surgimento de diversas especialidades e, dentre elas, a publicação de revistas para mulheres. No estudo da dimensão social do gênero notícia, concluímos que o grande cronotopo das notícias é marcado pelo processo de desencaixe (GIDDENS, 1991) que viabiliza sua circulação e publicação. Dessa forma, as notícias estabelecem ligações entre o âmbito global e o local e atende às demandas crescentes que consomem essas publicações. Quanto à situação de interação do gênero, ou seja, o pequeno cronotopo, entendemos que a ancoragem das notícias nas revistas ainda é emergente, pois não há regularidade em termos de seções ou canais dedicados a esse gênero. No que diz respeito à periodicidade, não há frequência estabelecida, pois as notícias são discursivizadas à medida que surgem fatos de interesse do público leitor. Acerca da posição de autoria, entendemos que se estabelece no espaço de atravessamentos valorativos no que se refere às funções e aos agentes que atuam em diferentes momentos de sua produção, guiados, por sua vez, por uma instância superior que define a pauta. Por fim, o interlocutor previsto é projetado pelas notícias a partir de seu interesse pelas publicações, isto é, o porquê da procura desse público, uma vez que a revista se orienta pelas possíveis atitudes responsivas dos leitores. Na análise da dimensão verbal, verificamos que a posição de autoria das notícias se vale de recursos linguísticos para a projeção dos valores pretendidos com o intuito de orientar a compreensão responsiva do leitor frente ao enunciado. Com base nos resultados das análises, constatamos que o gênero notícia é reacentuado ao circular nas revistas, especialmente em termos estilísticos, de modo que os elos estabelecidos com os leitores sejam fortificados. Ademais, a discursivização dos fatos, o enquadramento de vozes alheias nessa situação de interação e a orientação axiológica para essas vozes outras são guiados de modo a atender as expectativas do público leitor.<br>Abstract : The research aims at studying the women?s images discursivized in news published in online magazines potentially directed to a female public. This work is based on the studies of Bakhtin Circle and its contemporary interlocutors of Dialogic Discourse Analysis, in the Theory of Journalism regarding to the journalism of online magazines and the emergence of specialized journalism, as well as on feminist study(ies) in terms of historical path and the Latin American movements. The universe of analysis is composed by the online magazines Ana Maria, Claudia, Glamour, Marie Claire and Tpm. The data is composed by 15 (fifteen) samples of the discourse genre news. The study revealed that the fragmentation of the readers of magazines enabled the emergence of various specialties, and one of them is the female magazines. In the study of the social dimension of the discourse genre news, it was showed that the broad chronotope of the news is defined by the undock process (GIDDENS, 1991), which enables the publication of the genre. In this way, the news stablishes connections between the global and local as well as they respond to the increasing demand who read those publications. Regarding to the interaction situation of the genre, that is, the narrow chronotope, it is understood that the anchorage of the news in the magazines is still emergent, because there isn?t a uniformity regarding to the sections or channels dedicated to this genre. In terms of periodicity, there is no established frequency, so that the news are discursivized according as new facts appears and the public is interested in it. Regarding to the position of authorship, we understand that it is established in the space of valorative crossings about the functions and the agents who act in different moments of its productions, guided, in turn, by a superior instance that defines the newspaper agenda. Lastly, the predictable interlocutor is projected by the news considering their interest for the publications, that is, why those interlocutors access these magazines, so that the magazine is oriented by the projected responses of the readers. In the analysis of the verbal dimension of the genre, it was verified that the authorial position of the news uses linguistic, grammatical and syntactic resources for the projection of the intended values to guide the responsive answer face to the utterance. Based on the results of the analysis, it is concluded that the genre news is revalued when published on the magazines, especially in stylistic terms, so that the links established between the authorial position and the public are fortified. In addition, the discursivization of the facts, the framework of the other voices in this new interactional situation and the axiological orientation for these voices are guided by the anticipation of the responsible answer of the readers.254 p.| il.porLingüísticaJornalismoPeriódicosFeminismoNotícias para mulheres: dialogismo e avaliação socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL347118.pdfapplication/pdf7206522https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177780/1/347118.pdfb86b558b3a1063b95c4c99823276f5c0MD51123456789/1777802017-07-25 01:11:22.477oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177780Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-25T04:11:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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