Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lourivani Bastos de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83614
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_980e0fe937f4de072337ad6b21f866a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83614
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de JoinvilleEngenharia de produçãoInformaticaEnsino profissionalJoinvile (SC)Competencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O principal propósito deste trabalho é apresentar uma análise e identificação, consistente e criteriosa das competências necessárias vinculadas ao profissional desejado para admissão nas empresas prestadoras de serviços em informática e/ou empresas que têm na informática uma atividade de apoio ao seu negócio fim. Buscando retratar características e temas necessários a serem abordados nos currículos dos cursos profissionalizantes de informática. Num primeiro instante, procura-se argumentar a evolução que vem ocorrendo no contexto mundial, ao que se remete uma nova relação do homem com o trabalho. Mais adiante, ressalta-se a educação profissional, sob os aspectos das novas reformas curriculares e o porque da discussão deste tema, pois a questão das reformas curriculares não aparece no contexto nacional como novidade e, sim, enfatiza e reforça mudanças refletidas num contexto mundial, as quais historicamente vêm afetando e espelhando as reformas de contexto nacional. Noutro instante, busca-se fundamentar a historicidade dos cursos de educação profissional, os quais diante do cenário acima citado, têm seu momento geracional provindo desse espelhamento externo e se põem a ser incutidos à cultura nacional. Para reafirmar as mudanças evidenciadas no primeiro enfoque, percebe-se então a necessidade de conceituar a questão das competências e sua abrangência no âmbito profissional; para só então, tornar dinâmico e passível de entendimento o trabalho de pesquisa realizado. Isto significa dizer que apenas estudos pertinentes às competências, competências emergentes, conhecimento, habilidade e atitudes são inseridos na literatura das competências organizacionais e das competências individuais e específicas. The main purpose of this work is to present an analysis and identification, consistent and critical of the necessary competences linked to the professional's who wanted for admission in the companies of services in computer science and/or companies that have in the computer science a support activity to its business end. Looking for to portray characteristics and necessary themes be approached in the records of the courses in computer science. In a first instant, it tries the evolution that comes happening in the world context to argue, to the that a new relationship of the man is sent with the work. Further on, the professional education is stood out, under the aspects of the new reforms in the records and because of the discussion of this theme, because the subject of the records reforms doesn't appear in the national context as novelty and, yes, it emphasizes and it reinforces changes contemplated in a world context, the ones which historically come affecting and mirror the reforms of national context. In another instant, it is looked for to base the history of the courses of professional education, the ones which before the scenery above mentioned, they have its moment coming burn of that external mirrored and they become to be put into the national culture. To reaffirm the changes evidenced in the first focus, it is noticed the need to consider the subject of the competences and its inclusion in the professional ambit; for only then, to turn dynamic and understanding passed the accomplished research work. This means to say that just pertinent studies to the necessary competences, emergent competences, knowledge, ability and attitudes are inserted in the literature of the interprise competences and of the individual and specific competences.Florianópolis, SCCamargo, Cornelio Celso de BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Lourivani Bastos de2012-10-20T01:40:59Z2012-10-20T01:40:59Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[127] f.| tabs., grafs.application/pdf231067http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83614porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T00:55:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83614Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T00:55:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
title Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
spellingShingle Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
Souza, Lourivani Bastos de
Engenharia de produção
Informatica
Ensino profissional
Joinvile (SC)
Competencia
(Autoridade legal)
title_short Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
title_full Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
title_fullStr Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
title_full_unstemmed Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
title_sort Competências necessárias à formação de profissionais de informática: um estudo exploratório na região de Joinville
author Souza, Lourivani Bastos de
author_facet Souza, Lourivani Bastos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Cornelio Celso de Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lourivani Bastos de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Informatica
Ensino profissional
Joinvile (SC)
Competencia
(Autoridade legal)
topic Engenharia de produção
Informatica
Ensino profissional
Joinvile (SC)
Competencia
(Autoridade legal)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T01:40:59Z
2012-10-20T01:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 231067
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83614
identifier_str_mv 231067
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [127] f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652383888080896