A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190508 |
Resumo: | Nos últimos anos houve uma forte expansão da Rede Federal de Ensino. O objetivo do estudo foi analisar o impacto da interiorização da Rede Federal de Ensino nas dimensões do desenvolvimento local – ambiental, cultural, econômica e social. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com a análise de exemplos que estimulem a compreensão dos fatos. A dimensão econômica é a melhor percebida pelos investimentos realizados, pelo aumento da massa salarial local, pela geração de empregos, pelo aumento na demanda de serviços e pela valorização imobiliária. Na dimensão social destaca-se a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade que aliado as ações afirmativas disponibilizam, na localidade, a oportunidade de formação acadêmica e ascensão social a membros da comunidade. As dimensões cultural e ambiental são mais difíceis de descrever pois dependem das ações, principalmente de extensão, realizadas pelas instituições de ensino. Projeta-se que a interiorização da Rede Federal de Ensino proporcionará uma elevação no IDH das regiões contempladas com a instalação das unidades, e também, uma maior diversidade de propostas para o desenvolvimento local, contemplando as dimensões ambiental, cultural, econômica e social. |
id |
UFSC_9815fef0eba84b96fe27c6f4d4a463f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190508 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCALNos últimos anos houve uma forte expansão da Rede Federal de Ensino. O objetivo do estudo foi analisar o impacto da interiorização da Rede Federal de Ensino nas dimensões do desenvolvimento local – ambiental, cultural, econômica e social. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com a análise de exemplos que estimulem a compreensão dos fatos. A dimensão econômica é a melhor percebida pelos investimentos realizados, pelo aumento da massa salarial local, pela geração de empregos, pelo aumento na demanda de serviços e pela valorização imobiliária. Na dimensão social destaca-se a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade que aliado as ações afirmativas disponibilizam, na localidade, a oportunidade de formação acadêmica e ascensão social a membros da comunidade. As dimensões cultural e ambiental são mais difíceis de descrever pois dependem das ações, principalmente de extensão, realizadas pelas instituições de ensino. Projeta-se que a interiorização da Rede Federal de Ensino proporcionará uma elevação no IDH das regiões contempladas com a instalação das unidades, e também, uma maior diversidade de propostas para o desenvolvimento local, contemplando as dimensões ambiental, cultural, econômica e social.INPEAU/UFSC2018-10-16T14:40:38Z2018-10-16T14:40:38Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190508CECHELLA, GILBERTOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T14:40:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190508Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T14:40:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
spellingShingle |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL CECHELLA, GILBERTO |
title_short |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_full |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_fullStr |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_full_unstemmed |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
title_sort |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL E O DESENVOLVIMENTO LOCAL |
author |
CECHELLA, GILBERTO |
author_facet |
CECHELLA, GILBERTO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CECHELLA, GILBERTO |
description |
Nos últimos anos houve uma forte expansão da Rede Federal de Ensino. O objetivo do estudo foi analisar o impacto da interiorização da Rede Federal de Ensino nas dimensões do desenvolvimento local – ambiental, cultural, econômica e social. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com a análise de exemplos que estimulem a compreensão dos fatos. A dimensão econômica é a melhor percebida pelos investimentos realizados, pelo aumento da massa salarial local, pela geração de empregos, pelo aumento na demanda de serviços e pela valorização imobiliária. Na dimensão social destaca-se a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade que aliado as ações afirmativas disponibilizam, na localidade, a oportunidade de formação acadêmica e ascensão social a membros da comunidade. As dimensões cultural e ambiental são mais difíceis de descrever pois dependem das ações, principalmente de extensão, realizadas pelas instituições de ensino. Projeta-se que a interiorização da Rede Federal de Ensino proporcionará uma elevação no IDH das regiões contempladas com a instalação das unidades, e também, uma maior diversidade de propostas para o desenvolvimento local, contemplando as dimensões ambiental, cultural, econômica e social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T14:40:38Z 2018-10-16T14:40:38Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190508 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652071746928640 |