Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_981751726efe3a7eb29046d4fddef35f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87592 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciaisEducaçãoFracasso escolarFlorianopolis (SC)AprendizagemEnsino de primeiro grauTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta pesquisa refere-se às condições de ensino nas situações em que alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal não conseguem acompanhar a turma, não têm o desempenho esperado, apresentam defasagens em seu desempenho no decorrer do ano letivo. Para investigar o tema, entrevistei professoras em cinco escolas da rede pública municipal, pesquisei locais que prestam serviços de atendimento a alunos com dificuldades escolares, estudei políticas públicas e orientações oficiais em documentos e realizei entrevistas em diferentes coordenadorias da divisão do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. A partir das dimensões de intencionalidade, conhecimento, planejamento e regulação da prática docente, do contexto das orientações oficiais e dos serviços de atendimento aos estudantes, desenvolvo reflexões sobre o campo de possibilidades da ação do professor. Neste sentido, o fazer docente é entendido em seus aspectos de reprodução, produção e permanente construção de suas formas e alternativas. Na perspectiva de que as condições oferecidas ao ensino são fundamentais para a ampliação das alternativas pedagógicas de intervenção, este estudo argumenta que a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na escola deve necessariamente levar em conta as situações de dificuldades que, ao serem tratadas em caráter de urgência e emergência, perdem em planejamento e antecipação. Assim, apoiado em autores como Gimeno, Pérez Gomes, Sarmento, Martins, Bondía, entre outros, este trabalho delimita as situações em que o aluno não acompanha o ensino, para contribuir com a reflexão sobre a educação democrática.Florianópolis, SCZago, NadirUniversidade Federal de Santa CatarinaLaterman, Ilana2012-10-21T22:34:45Z2012-10-21T22:34:45Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| tabs., grafs.application/pdf201628http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:39:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87592Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:39:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
title |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
spellingShingle |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais Laterman, Ilana Educação Fracasso escolar Florianopolis (SC) Aprendizagem Ensino de primeiro grau |
title_short |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
title_full |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
title_fullStr |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
title_sort |
Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais |
author |
Laterman, Ilana |
author_facet |
Laterman, Ilana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zago, Nadir Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laterman, Ilana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fracasso escolar Florianopolis (SC) Aprendizagem Ensino de primeiro grau |
topic |
Educação Fracasso escolar Florianopolis (SC) Aprendizagem Ensino de primeiro grau |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T22:34:45Z 2012-10-21T22:34:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
201628 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592 |
identifier_str_mv |
201628 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652078272217088 |