Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laterman, Ilana
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_981751726efe3a7eb29046d4fddef35f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87592
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciaisEducaçãoFracasso escolarFlorianopolis (SC)AprendizagemEnsino de primeiro grauTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta pesquisa refere-se às condições de ensino nas situações em que alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal não conseguem acompanhar a turma, não têm o desempenho esperado, apresentam defasagens em seu desempenho no decorrer do ano letivo. Para investigar o tema, entrevistei professoras em cinco escolas da rede pública municipal, pesquisei locais que prestam serviços de atendimento a alunos com dificuldades escolares, estudei políticas públicas e orientações oficiais em documentos e realizei entrevistas em diferentes coordenadorias da divisão do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. A partir das dimensões de intencionalidade, conhecimento, planejamento e regulação da prática docente, do contexto das orientações oficiais e dos serviços de atendimento aos estudantes, desenvolvo reflexões sobre o campo de possibilidades da ação do professor. Neste sentido, o fazer docente é entendido em seus aspectos de reprodução, produção e permanente construção de suas formas e alternativas. Na perspectiva de que as condições oferecidas ao ensino são fundamentais para a ampliação das alternativas pedagógicas de intervenção, este estudo argumenta que a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem na escola deve necessariamente levar em conta as situações de dificuldades que, ao serem tratadas em caráter de urgência e emergência, perdem em planejamento e antecipação. Assim, apoiado em autores como Gimeno, Pérez Gomes, Sarmento, Martins, Bondía, entre outros, este trabalho delimita as situações em que o aluno não acompanha o ensino, para contribuir com a reflexão sobre a educação democrática.Florianópolis, SCZago, NadirUniversidade Federal de Santa CatarinaLaterman, Ilana2012-10-21T22:34:45Z2012-10-21T22:34:45Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| tabs., grafs.application/pdf201628http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:39:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87592Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:39:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
title Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
spellingShingle Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
Laterman, Ilana
Educação
Fracasso escolar
Florianopolis (SC)
Aprendizagem
Ensino de primeiro grau
title_short Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
title_full Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
title_fullStr Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
title_full_unstemmed Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
title_sort Quando o aluno não acompanha o ensino: um estudo com professores de séries iniciais
author Laterman, Ilana
author_facet Laterman, Ilana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zago, Nadir
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Laterman, Ilana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fracasso escolar
Florianopolis (SC)
Aprendizagem
Ensino de primeiro grau
topic Educação
Fracasso escolar
Florianopolis (SC)
Aprendizagem
Ensino de primeiro grau
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T22:34:45Z
2012-10-21T22:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 201628
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592
identifier_str_mv 201628
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078272217088