Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Gabriela Magalhães
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_984b69f7a90fe72ccd155b297a1cd592
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252933
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inovação no setor de serviços: uma revisão de literaturainovação em serviçostransformação digitalsetor de serviços no brasilTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.Este estudo tem como objetivo investigar quais inovações estão sendo implementadas no setor de serviços no Brasil, através de uma revisão de literatura baseada no banco de teses e dissertações. Neste sentido a pesquisa concentrou-se em identificar, áreas de interesse, tipo de inovações entre outros, através de uma Revisão Sistemática de Literatura. Sendo assim, observou-se uma prevalência de inovações incrementais, destacando a importância estratégica de capacitar pessoal e utilizar tecnologia, além disso, a gestão eficiente de recursos emergiu como fundamental, enfatizando que o valor gerado é mais relevante que a quantidade de recursos disponíveis. A análise também indicou uma base sólida em abordagens tecnicistas e integrativas. Apesar do crescente interesse na inovação em serviços, destaca a necessidade de aprimorar a compreensão dos processos de inovação em serviços, considerando sua diversidade e superando desafios como quebra de paradigmas e burocracia.This study aims to investigate the innovations being implemented in the service sector in Brazil through a literature review based on the database of theses and dissertations. In this regard, the research focused on identifying areas of interest, types of innovations, among other factors, through a Systematic Literature Review. Thus, a prevalence of incremental innovations was observed, highlighting the strategic importance of personnel training and the use of technology. Additionally, efficient resource management emerged as crucial, emphasizing that the generated value is more relevant than the quantity of available resources. The analysis also indicated a solid foundation in technicist and integrative approaches. Despite the growing interest in service innovation, the study highlights the need to enhance understanding of service innovation processes, considering their diversity and overcoming challenges such as paradigm shifts and bureaucracyFlorianópolis, SC.Fiates, Gabriela Gonçalves SilveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Dias, Gabriela Magalhães2023-12-12T21:33:32Z2023-12-12T21:33:32Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-12T21:33:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-12T21:33:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
title Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
spellingShingle Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
Dias, Gabriela Magalhães
inovação em serviços
transformação digital
setor de serviços no brasil
title_short Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
title_full Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
title_fullStr Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
title_sort Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
author Dias, Gabriela Magalhães
author_facet Dias, Gabriela Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Gabriela Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv inovação em serviços
transformação digital
setor de serviços no brasil
topic inovação em serviços
transformação digital
setor de serviços no brasil
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T21:33:32Z
2023-12-12T21:33:32Z
2023-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651892745568256