Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
id |
UFSC_984b69f7a90fe72ccd155b297a1cd592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252933 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literaturainovação em serviçostransformação digitalsetor de serviços no brasilTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.Este estudo tem como objetivo investigar quais inovações estão sendo implementadas no setor de serviços no Brasil, através de uma revisão de literatura baseada no banco de teses e dissertações. Neste sentido a pesquisa concentrou-se em identificar, áreas de interesse, tipo de inovações entre outros, através de uma Revisão Sistemática de Literatura. Sendo assim, observou-se uma prevalência de inovações incrementais, destacando a importância estratégica de capacitar pessoal e utilizar tecnologia, além disso, a gestão eficiente de recursos emergiu como fundamental, enfatizando que o valor gerado é mais relevante que a quantidade de recursos disponíveis. A análise também indicou uma base sólida em abordagens tecnicistas e integrativas. Apesar do crescente interesse na inovação em serviços, destaca a necessidade de aprimorar a compreensão dos processos de inovação em serviços, considerando sua diversidade e superando desafios como quebra de paradigmas e burocracia.This study aims to investigate the innovations being implemented in the service sector in Brazil through a literature review based on the database of theses and dissertations. In this regard, the research focused on identifying areas of interest, types of innovations, among other factors, through a Systematic Literature Review. Thus, a prevalence of incremental innovations was observed, highlighting the strategic importance of personnel training and the use of technology. Additionally, efficient resource management emerged as crucial, emphasizing that the generated value is more relevant than the quantity of available resources. The analysis also indicated a solid foundation in technicist and integrative approaches. Despite the growing interest in service innovation, the study highlights the need to enhance understanding of service innovation processes, considering their diversity and overcoming challenges such as paradigm shifts and bureaucracyFlorianópolis, SC.Fiates, Gabriela Gonçalves SilveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Dias, Gabriela Magalhães2023-12-12T21:33:32Z2023-12-12T21:33:32Z2023-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-12T21:33:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-12T21:33:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
title |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura Dias, Gabriela Magalhães inovação em serviços transformação digital setor de serviços no brasil |
title_short |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
title_full |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
title_sort |
Inovação no setor de serviços: uma revisão de literatura |
author |
Dias, Gabriela Magalhães |
author_facet |
Dias, Gabriela Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Gabriela Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inovação em serviços transformação digital setor de serviços no brasil |
topic |
inovação em serviços transformação digital setor de serviços no brasil |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12T21:33:32Z 2023-12-12T21:33:32Z 2023-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651892745568256 |