Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Carla Maria
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Domingues, Maria José Carvalho de Souza, Hoeltgebaum, Marianne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97186
Resumo: O empreendedorismo tem se tornado um assunto muito discutido pelo Governo e pelas entidades de classe, pois o mesmo é fator de desenvolvimento local e regional. As universidades possuem potencial para propiciar o desenvolvimento de empreendedores, porém o ensino de empreendedorismo não pode ser ministrado de maneira tradicional, como outras disciplinas da grade curricular. O ensino de empreendedorismo precisa valer-se de estratégias que levem os alunos a definir, estruturar contextos e compreender várias etapas de sua evolução. A educação empreendedora deve ajudar os alunos no seu desenvolvimento, devendo ainda, ser pró-ativa, e utilizar-se de métodos de ensino diversificados, incluindo um acompanhamento pessoal dos objetivos de aprendizagem, individualizado e personalizado a cada participante. Diante deste contexto, buscou-se por meio da pesquisa bibliográfica, do tipo documental, identificar se os cursos de graduação em administração das universidades de Blumenau, com enfoque em empreendedorismo abordam os temas considerados fundamentais por Dornelas (2001), um dos teóricos brasileiros desta área de estudo, além de comparar as bibliografias mais utilizadas nos quatro cursos. A pesquisa foi realizada com as quatro IES da cidade de Blumenau, sendo que somente uma não possui o enfoque empreendedor no curso de graduação em administração. Os temas considerados fundamentais para o desenvolvimento empreendedor, estão sendo abordados em grande maioria das disciplinas em estudo, no entanto, existe uma deficiência nas disciplinas, no que tange à importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e a identificação de financiamentos para o negócio. Em relação às bibliografias, identificou-se que não há nenhum autor que seja unanimidade entre as disciplinas e existe uma lista muito variada de autores utilizados em sala de aula. Esta pesquisa faz parte de um sub-projeto do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, desenvolvido na disciplina de metodologia de ensino do mestrado em gestão moderna de negócios da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau
id UFSC_9867e74330c5c4219af9f824a2bc6159
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97186
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SCO empreendedorismo tem se tornado um assunto muito discutido pelo Governo e pelas entidades de classe, pois o mesmo é fator de desenvolvimento local e regional. As universidades possuem potencial para propiciar o desenvolvimento de empreendedores, porém o ensino de empreendedorismo não pode ser ministrado de maneira tradicional, como outras disciplinas da grade curricular. O ensino de empreendedorismo precisa valer-se de estratégias que levem os alunos a definir, estruturar contextos e compreender várias etapas de sua evolução. A educação empreendedora deve ajudar os alunos no seu desenvolvimento, devendo ainda, ser pró-ativa, e utilizar-se de métodos de ensino diversificados, incluindo um acompanhamento pessoal dos objetivos de aprendizagem, individualizado e personalizado a cada participante. Diante deste contexto, buscou-se por meio da pesquisa bibliográfica, do tipo documental, identificar se os cursos de graduação em administração das universidades de Blumenau, com enfoque em empreendedorismo abordam os temas considerados fundamentais por Dornelas (2001), um dos teóricos brasileiros desta área de estudo, além de comparar as bibliografias mais utilizadas nos quatro cursos. A pesquisa foi realizada com as quatro IES da cidade de Blumenau, sendo que somente uma não possui o enfoque empreendedor no curso de graduação em administração. Os temas considerados fundamentais para o desenvolvimento empreendedor, estão sendo abordados em grande maioria das disciplinas em estudo, no entanto, existe uma deficiência nas disciplinas, no que tange à importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e a identificação de financiamentos para o negócio. Em relação às bibliografias, identificou-se que não há nenhum autor que seja unanimidade entre as disciplinas e existe uma lista muito variada de autores utilizados em sala de aula. Esta pesquisa faz parte de um sub-projeto do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, desenvolvido na disciplina de metodologia de ensino do mestrado em gestão moderna de negócios da FURB – Fundação Universidade Regional de BlumenauINPEAU2012-11-08T18:34:38Z2012-11-08T18:34:38Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97186Schmidt, Carla MariaDomingues, Maria José Carvalho de SouzaHoeltgebaum, Marianneporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:14:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97186Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T17:14:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
title Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
spellingShingle Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
Schmidt, Carla Maria
title_short Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
title_full Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
title_fullStr Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
title_full_unstemmed Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
title_sort Ensino de Empreendedorismo: Uma Análise nos Cursos de Administração das IES de Blumenau/SC
author Schmidt, Carla Maria
author_facet Schmidt, Carla Maria
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Hoeltgebaum, Marianne
author_role author
author2 Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Hoeltgebaum, Marianne
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Carla Maria
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Hoeltgebaum, Marianne
description O empreendedorismo tem se tornado um assunto muito discutido pelo Governo e pelas entidades de classe, pois o mesmo é fator de desenvolvimento local e regional. As universidades possuem potencial para propiciar o desenvolvimento de empreendedores, porém o ensino de empreendedorismo não pode ser ministrado de maneira tradicional, como outras disciplinas da grade curricular. O ensino de empreendedorismo precisa valer-se de estratégias que levem os alunos a definir, estruturar contextos e compreender várias etapas de sua evolução. A educação empreendedora deve ajudar os alunos no seu desenvolvimento, devendo ainda, ser pró-ativa, e utilizar-se de métodos de ensino diversificados, incluindo um acompanhamento pessoal dos objetivos de aprendizagem, individualizado e personalizado a cada participante. Diante deste contexto, buscou-se por meio da pesquisa bibliográfica, do tipo documental, identificar se os cursos de graduação em administração das universidades de Blumenau, com enfoque em empreendedorismo abordam os temas considerados fundamentais por Dornelas (2001), um dos teóricos brasileiros desta área de estudo, além de comparar as bibliografias mais utilizadas nos quatro cursos. A pesquisa foi realizada com as quatro IES da cidade de Blumenau, sendo que somente uma não possui o enfoque empreendedor no curso de graduação em administração. Os temas considerados fundamentais para o desenvolvimento empreendedor, estão sendo abordados em grande maioria das disciplinas em estudo, no entanto, existe uma deficiência nas disciplinas, no que tange à importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e a identificação de financiamentos para o negócio. Em relação às bibliografias, identificou-se que não há nenhum autor que seja unanimidade entre as disciplinas e existe uma lista muito variada de autores utilizados em sala de aula. Esta pesquisa faz parte de um sub-projeto do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Competitividade, desenvolvido na disciplina de metodologia de ensino do mestrado em gestão moderna de negócios da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-08T18:34:38Z
2012-11-08T18:34:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97186
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652145852940288