Ambiente de conhecimento da marca centrada em televisão interativa: convergência digital para um novo modelo de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giglio, Kamil
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128935
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2014.
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Com relação à tecnologia digital hipermídia e o contexto de transição no qual se encontra, as telas videográficas dos dispositivos eletrônicos fixos e móveis atuam como campo mediador da vida social e profissional do público que dispõe de acesso e domínio dos meios digitais. Isso alterou e continua alterando os padrões de compreensão e uso dos processos comunicativos. Por consequência, também, transforma os modelos de sociabilidade, fundando uma cultura audiovisual típica desta era digital, caracterizada pela ampliação social da vida privada. A tecnologia digital sustenta a cultura do consumo simbólico das marcas institucionais e comerciais que, também, é relacionada ao fetichismo tecnológico. Neste contexto, a tecnologia digital e os meios de comunicação tornam-se pervasivos e cada vez mais íntimos dos interagentes das marcas. Isso é descrito neste estudo sobre o emprego da tecnologia, em diversos ambientes - físicos e virtuais, e dos recursos narrativos da televisão digital na comunicação da marca institucional e comercial. Primeiramente, trata-se de um estudo exploratório que ofereceu as bases para o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada à configuração do modelo estruturante da comunicação da marca, dividido e organizado por módulos baseados em três diferentes tipos de redes (centralizada, descentralizada e distribuída). A configuração do modelo contou com a participação consultiva e avaliativa de grupos de especialistas em marcas, televisão e cultura digital, que atuaram como sujeitos colaboradores da pesquisa. Também, foram considerados diferentes meios eletrônico-digitais que suportam e expandem o que se entende por formato televisivo na contemporaneidade. Em síntese, trata-se de um estudo interdisciplinar aplicado, que relacionou conhecimentos de Engenharia, Mídia e Gestão do Conhecimento, na composição de um modelo de comunicação para estruturar uma programação do conteúdo, destinada à comunicação em6rede da marca institucional e comercial em uma TV disposta em ambiente web e estendida para locais físicos (públicos).<br>Abstract : In the capitalist system, the economic means of production are determinants in the development of other spheres, like the social or cultural. Historically, the products of technology are instruments of economic expansion and agents of social change. This also relates to the electronic-digital technology products that in the recent decades, revolutionized the socio-cultural values and behavior. Because of this, among other consequences, consolidated the supremacy of the consumption of symbolic goods, such as intangible assets, over the consumption of durable goods, such as tangible assets. Regarding hypermedia digital technology and the transitional context, videographic screens fixed and mobile of electronic devices is acting as mediator field of the social and professional life of the public, who has access and domain of digital media. That has changed and continues changing patterns of understanding and use of the communicative processes. Consequently, too, transforms the models of sociability, founding a typical visual culture of this digital era, characterized by a socialization of the private life. Digital technology maintains the culture of symbolic consumption of institutional and commercial brands that also is related to technological fetishism. In this context, digital technology and the media become pervasive and increasingly intimate of the "interagents" of the brands. This is described in this study on the use of technology in different environments - physical and virtuals, and by narrative resources of digital television in the institutional and commercial brand communication. Firstly, it is an exploratory study that offered the basis for the development of an applied research model for the structuring of brand communication configuration, dividing and arranging for modules based on three different types of networks (centralized, decentralized and distributed). The configuration of the model included the consultative and evaluative participation of groups of experts in branding, television and digital culture who acted as reviewers of research subjects. Were also considered different electronic-digital media that support and expand what is meant by television format nowadays. In short, it is about an interdisciplinary applied study, which reported competences of Engineering, Media and Knowledge Management, in the composition of a communication model for structuring a programation of the content, intended for institutional and commercial brand communication in a TV disposed in a web environment and extended to physical locations (public).Sousa, Richard Perassi Luiz deSpanhol, Fernando JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaGiglio, Kamil2015-02-05T20:30:32Z2015-02-05T20:30:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis243 p.| il., grafs., tabs.application/pdf329784https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128935porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:30:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:30:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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