A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder, Edson
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91453
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_98f18a97596e27f165af0e8b8e5ce484
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91453
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humanaEducaçãoEducação científica e tecnológicaCiências (Primeiro grau)Estudo e ensinoSexualidadeConceitosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.O objetivo central deste trabalho foi conhecer como um processo de ensino promove construções conceituais no estudo da Sexualidade Humana em uma situação que envolveu trinta e quatro estudantes adolescentes cursando a sétima série e sua professora de Ciências, numa escola pública de Blumenau. Com o olhar voltado para a Zona de Desenvolvimento Proximal dos estudantes, procurou-se relacionar três importantes parâmetros julgados essenciais para perceber e compreender, na dinâmica interativa das aulas, a emergência dos processos de significação: os conteúdos priorizados e ensinados pela professora, as interações discursivas que se estabeleceram no decorrer das aulas e os amplificadores culturais utilizados, tanto pela professora como pelos estudantes. O pensamento histórico-cultural de Lev Semyonovich Vygotsky foi o principal aporte teórico para o desenvolvimento das reflexões, evidenciando algumas premissas julgadas essenciais à compreensão das complexidades associadas à aprendizagem conceitual em sala de aula, como o reconhecimento de que os sujeitos modificam de forma ativa as forças ativas que os transformam. A análise microgenética foi a abordagem metodológica escolhida para estudar os mecanismos psicológicos associados à construção conceitual dos estudantes e evidenciar as inter-relações dos parâmetros e os movimentos de construção conceitual sob supervisão do trabalho docente. Esta concepção genética origina-se nas proposições de Vygotsky a respeito do funcionamento humano cujas orientações metodológicas incluem e valorizam as análises minuciosas de processos de forma a caracterizar sua gênese social e as transformações do curso de eventos. O processo de ensino analisado mostrou não se tratar de um movimento simples. Na apropriação dos conhecimentos sobre sexualidade humana, os estudantes, nas atividades em equipes, por exemplo, foram levados a pensar, analisar, planejar, organizar, sintetizar, enfim, desempenharam um papel mais ativo neste processo de apropriação, com o apoio da professora, que continuamente dirigia a atenção de todos para o conhecimento socialmente organizado e aceito, o que mostrou o importante papel do ensino e sua relação entre desenvolvimento e aprendizagem. No decorrer das aulas, percebeu-se que muitos estudantes conseguiram estabelecer, de maneira muito satisfatória, uma unidade entre a linguagem, pensamento e ação, fato que possibilitou, desta forma, a utilização dos conceitos como instrumentos de operações qualitativamente superiores. Isto se tornou evidente, por exemplo, quando os estudantes apresentavam suas argumentações baseadas em algum conhecimento científico já estudado, buscavam utilizar uma linguagem mais adequada à situação, incluindo-se as elaborações escritas, utilizavam corretamente instrumentos, entre outras ações. Os conceitos científicos adquirem uma influência significativa na construção da subjetividade quando deixam de ser objetos distantes e estranhos e se transformam em instrumentos do pensamento sobre o mundo objetivo destes estudantes.Florianópolis, SCMaestrelli, Sylvia Regina PedrosaFerrari, NadirUniversidade Federal de Santa CatarinaSchroeder, Edson2012-10-23T23:04:49Z2012-10-23T23:04:49Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 95 f.| il.application/pdf252018http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91453porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T06:08:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T06:08:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
title A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
spellingShingle A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
Schroeder, Edson
Educação
Educação científica e tecnológica
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Sexualidade
Conceitos
title_short A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
title_full A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
title_fullStr A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
title_full_unstemmed A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
title_sort A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a construção dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo da sexualidade humana
author Schroeder, Edson
author_facet Schroeder, Edson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
Ferrari, Nadir
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Sexualidade
Conceitos
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ciências (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Sexualidade
Conceitos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T23:04:49Z
2012-10-23T23:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 252018
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91453
identifier_str_mv 252018
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 95 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651890746982400