Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188262 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do estado do Maranhão, e, a partir disso, analisar a relação que os professores estabelecem entre a Libras e a Língua Portuguesa na educação de surdos. Para tal fim, utilizou-se da entrevista semiestruturada com 5 professores de séries iniciais do ensino fundamental. A reflexão sobre esses dados toma por base estudos que se voltam ao percurso da educação de surdos e ao ensino e à aprendizagem de línguas, mais especificamente, Língua Portuguesa e Libras, trazendo pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e de aprendizagem, Quadros (1997), Karnopp (2004), Fernandes (2003) quanto à educação de surdos e ao ensino da língua portuguesa e da Libras. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que a educação de surdos, em particular, a educação bilíngue, encontra-se revestida de ações centradas na busca pela adequação e normalização dos sujeitos surdos. No diálogo mediado pelos dados gerados ao longo do estudo com as pesquisas que alicerçaram as discussões, percebe-se a necessidade de mais reflexões acerca da educação de surdos, em particular o ensino da língua portuguesa e da Libras, sobretudo o cenário dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais se configura a educação de surdos. |
id |
UFSC_9911ad0af5e25fb067b1d525a31938fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188262 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipaisEducação de surdosLibrasLíngua portuguesaEnsino FundamentalEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do estado do Maranhão, e, a partir disso, analisar a relação que os professores estabelecem entre a Libras e a Língua Portuguesa na educação de surdos. Para tal fim, utilizou-se da entrevista semiestruturada com 5 professores de séries iniciais do ensino fundamental. A reflexão sobre esses dados toma por base estudos que se voltam ao percurso da educação de surdos e ao ensino e à aprendizagem de línguas, mais especificamente, Língua Portuguesa e Libras, trazendo pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e de aprendizagem, Quadros (1997), Karnopp (2004), Fernandes (2003) quanto à educação de surdos e ao ensino da língua portuguesa e da Libras. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que a educação de surdos, em particular, a educação bilíngue, encontra-se revestida de ações centradas na busca pela adequação e normalização dos sujeitos surdos. No diálogo mediado pelos dados gerados ao longo do estudo com as pesquisas que alicerçaram as discussões, percebe-se a necessidade de mais reflexões acerca da educação de surdos, em particular o ensino da língua portuguesa e da Libras, sobretudo o cenário dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais se configura a educação de surdos.UNISINOS2018-07-14T01:34:51Z2018-07-14T01:34:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOUTO, Benigna Maria de Assunção. Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2015. Orientadora: Dra. Cátia de Azevedo Fronzahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188262COUTO, Benigna Maria de Assunçãoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-14T01:34:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188262Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-14T01:34:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
title |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
spellingShingle |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais COUTO, Benigna Maria de Assunção Educação de surdos Libras Língua portuguesa Ensino Fundamental |
title_short |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
title_full |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
title_fullStr |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
title_full_unstemmed |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
title_sort |
Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais |
author |
COUTO, Benigna Maria de Assunção |
author_facet |
COUTO, Benigna Maria de Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COUTO, Benigna Maria de Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Libras Língua portuguesa Ensino Fundamental |
topic |
Educação de surdos Libras Língua portuguesa Ensino Fundamental |
description |
Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores de uma escola de ensino fundamental da rede municipal do estado do Maranhão, e, a partir disso, analisar a relação que os professores estabelecem entre a Libras e a Língua Portuguesa na educação de surdos. Para tal fim, utilizou-se da entrevista semiestruturada com 5 professores de séries iniciais do ensino fundamental. A reflexão sobre esses dados toma por base estudos que se voltam ao percurso da educação de surdos e ao ensino e à aprendizagem de línguas, mais especificamente, Língua Portuguesa e Libras, trazendo pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e de aprendizagem, Quadros (1997), Karnopp (2004), Fernandes (2003) quanto à educação de surdos e ao ensino da língua portuguesa e da Libras. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que a educação de surdos, em particular, a educação bilíngue, encontra-se revestida de ações centradas na busca pela adequação e normalização dos sujeitos surdos. No diálogo mediado pelos dados gerados ao longo do estudo com as pesquisas que alicerçaram as discussões, percebe-se a necessidade de mais reflexões acerca da educação de surdos, em particular o ensino da língua portuguesa e da Libras, sobretudo o cenário dos processos de ensino e de aprendizagem nos quais se configura a educação de surdos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-07-14T01:34:51Z 2018-07-14T01:34:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COUTO, Benigna Maria de Assunção. Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2015. Orientadora: Dra. Cátia de Azevedo Fronza https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188262 |
identifier_str_mv |
COUTO, Benigna Maria de Assunção. Discursos docentes sobre libras e língua portuguesa na educação de surdos em escolas municipais. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 2015. Orientadora: Dra. Cátia de Azevedo Fronza |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
publisher.none.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652313458376704 |