Análise da aptidão física relacionada ao desempenho motor escolar no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Bruno Francisco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224090
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
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spelling Análise da aptidão física relacionada ao desempenho motor escolar no BrasilAptidão física; Exercício físico; Escolares; Desempenho motor;TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.INTRODUÇÃO: A aptidão física relacionada ao desempenho está conectada diretamente com o desenvolvimento de habilidades motoras; e a atividade física regular e vigorosa deve ser reconhecida como um recurso com custo-benefício efetivo para promover o crescimento e o desenvolvimento normal durante a adolescência. Considerando que crianças e adolescentes passam grande parte do dia dentro da escola, as aulas de educação física assumem a importância para melhorar, dentre outros aspectos, a saúde e o desempenho dos jovens ao longo do percurso escolar. OBJETIVO: Analisar a aptidão física relacionada ao desempenho motor de escolares por meio de análise bibliográfica. MÉTODO: O presente trabalho foi realizado na forma de revisão bibliográfica, por meio de um mapeamento de produções científicas (artigos científicos, teses e dissertações) publicados na área da Educação Física com ênfase em aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares, tendo como critérios de inclusão: pesquisas com escolares publicadas nos últimos 5 anos (2016 a 2021); pesquisas brasileiras na língua portuguesa; que utilizaram como instrumento de avaliação o protocolo do PROESP-BR. RESULTADOS: Após levantamento bibliográfico, foram encontrados 11 estudos que se enquadraram nos critérios de inclusão. Tanto em meninos, quanto em meninas, a maior parte dos estudos encontraram classificação no nível “fraco” pelos critérios do PROESP em todas as variáveis analisadas (força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade de deslocamento). CONCLUSÃO: Escolares brasileiros apresentaram, na maior parte dos estudos, índices baixos de aptidão física relacionada ao desempenho nas variáveis analisadas (força explosiva, agilidade e velocidade) e a baixa participação em atividades esportivas dentro ou fora do ambiente escolar, pode ter contribuído para esses resultados.Florianópolis, SCPoeta, Lisiane SchillingUniversidade Federal de Santa CatarinaMarçal, Bruno Francisco2021-05-29T00:25:44Z2021-05-29T00:25:44Z2021-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224090info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-09T19:24:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224090Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T19:24:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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