"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_99a5120512009c4791151deff3a9762c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180698 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arteEducaçãoArte na educaçãoArquivos pessoaisArte infantilTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A ideia de criação do "Museu Menor" é proposta nesta tese como conceito, dispositivo, metodologia de trabalho e projeto de arte, todos implicados no objetivo de ativar um arquivo de arte e "fazê-lo falar". A pesquisa explora o arquivo pessoal de arte infantojuvenil coletado ao longo de vinte anos de prática artístico-pedagógica de uma professora-pesquisadora de Artes Visuais no Ensino Básico. Por meio de revisitações poéticas empíricas, buscaram-se detectar rastros de autoria artística, tanto da professora quanto de alunos e ex-alunos, e de todos eles inter-relacionados. Revisitado, o arquivo manifesta-se através do Museu Menor, em instâncias que chamamos de "ruídos", "sussurros", "falas", "gritos" e "berros", por meio da criação de um dispositivo móvel de ativação do museu, que amplia o convite à arte infantojuvenil. Com base em referências, como os estudos sobre memória (Benjamin, Gagnebin, Nora, Bosi); arquivos (Derrida, Foucault, Heymann, Camargo, Nedel); arte contemporânea e arquivo (Arantes, Seligmann-Silva, Guasch, Huchet, Didi-Huberman), e também reflexões de Deleuze e Guattari, Gallo, Certeau, Pamuk e Bourriaud, entre outros, a proposta busca incentivar curadorias que oportunizem múltiplas formas de "fazer falarem" os acervos, ampliando sua visibilidade e potência. Ao iluminar o que poderia acabar sendo mais um arquivo escolar perdido dentro da escola, a pesquisa procura colaborar com o debate sobre arte na escola e na educação, oferecendo essa experiência como contribuição e estímulo para que outros professores possam também compartilhar seus arquivos, valorizando suas histórias.Abstract : The idea to create a "Minor Museum" is proposed in this thesis as a concept, device, work methodology and art project, all of which are involved in the objective of activating a collection of artworks and "having them speak". The study explores a personal collection of artworks by children and youth collected over 20 years of artistic-pedagogical practice by a teacher-researcher of visual arts in basic education. By means of empiric poetic viewings, the study sought to detect traces of artistic authorship, of both the teacher as well as students and former students, and of all them in relation to each other. Once explored, the collection of artworks is manifest through the Minor Museum, in what we call "noises", "whispers", "statements", "screams" and "roars". A mobile device was created to present the works and thus activate the museum, broadening the invitation to approach youth and children's art. The study uses references such as studies of memory (Benjamin, Gagnebin, Nora, Bosi); archives (Derrida, Foucault, Heymann, Camargo, Nedel); contempoary art and collections (Arantes, Seligmann-Silva, Guasch, Huchet, Didi-Huberman) as well as reflections by Deleuze and Guattari, Gallo, Certeau, Pamuk and Bourriaud. The proposal seeks to encourage curatorships that create opportunities for multiple forms of having the collections "speak", and expand their visibility and strength. By illuminating what could be just another file lost in a school, the study sought to collaborate with the discussion about art in schools and in education, offering this experience as a contribution and incentive so that other teachers can also share their files, and give value to their histories.Girardello, GilkaUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Fabíola Cirimbelli Búrigo2017-11-07T03:24:01Z2017-11-07T03:24:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis436 p.| il.application/pdf348839https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-05T14:56:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180698Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-05T14:56:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
title |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
spellingShingle |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo Educação Arte na educação Arquivos pessoais Arte infantil |
title_short |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
title_full |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
title_fullStr |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
title_full_unstemmed |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
title_sort |
"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte |
author |
Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo |
author_facet |
Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Girardello, Gilka Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Arte na educação Arquivos pessoais Arte infantil |
topic |
Educação Arte na educação Arquivos pessoais Arte infantil |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-07T03:24:01Z 2017-11-07T03:24:01Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
348839 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698 |
identifier_str_mv |
348839 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
436 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652371138445312 |