"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
id UFSC_99a5120512009c4791151deff3a9762c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180698
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Fabíola Cirimbelli BúrigoGirardello, Gilka2017-11-07T03:24:01Z2017-11-07T03:24:01Z2017348839https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.A ideia de criação do "Museu Menor" é proposta nesta tese como conceito, dispositivo, metodologia de trabalho e projeto de arte, todos implicados no objetivo de ativar um arquivo de arte e "fazê-lo falar". A pesquisa explora o arquivo pessoal de arte infantojuvenil coletado ao longo de vinte anos de prática artístico-pedagógica de uma professora-pesquisadora de Artes Visuais no Ensino Básico. Por meio de revisitações poéticas empíricas, buscaram-se detectar rastros de autoria artística, tanto da professora quanto de alunos e ex-alunos, e de todos eles inter-relacionados. Revisitado, o arquivo manifesta-se através do Museu Menor, em instâncias que chamamos de "ruídos", "sussurros", "falas", "gritos" e "berros", por meio da criação de um dispositivo móvel de ativação do museu, que amplia o convite à arte infantojuvenil. Com base em referências, como os estudos sobre memória (Benjamin, Gagnebin, Nora, Bosi); arquivos (Derrida, Foucault, Heymann, Camargo, Nedel); arte contemporânea e arquivo (Arantes, Seligmann-Silva, Guasch, Huchet, Didi-Huberman), e também reflexões de Deleuze e Guattari, Gallo, Certeau, Pamuk e Bourriaud, entre outros, a proposta busca incentivar curadorias que oportunizem múltiplas formas de "fazer falarem" os acervos, ampliando sua visibilidade e potência. Ao iluminar o que poderia acabar sendo mais um arquivo escolar perdido dentro da escola, a pesquisa procura colaborar com o debate sobre arte na escola e na educação, oferecendo essa experiência como contribuição e estímulo para que outros professores possam também compartilhar seus arquivos, valorizando suas histórias.Abstract : The idea to create a "Minor Museum" is proposed in this thesis as a concept, device, work methodology and art project, all of which are involved in the objective of activating a collection of artworks and "having them speak". The study explores a personal collection of artworks by children and youth collected over 20 years of artistic-pedagogical practice by a teacher-researcher of visual arts in basic education. By means of empiric poetic viewings, the study sought to detect traces of artistic authorship, of both the teacher as well as students and former students, and of all them in relation to each other. Once explored, the collection of artworks is manifest through the Minor Museum, in what we call "noises", "whispers", "statements", "screams" and "roars". A mobile device was created to present the works and thus activate the museum, broadening the invitation to approach youth and children's art. The study uses references such as studies of memory (Benjamin, Gagnebin, Nora, Bosi); archives (Derrida, Foucault, Heymann, Camargo, Nedel); contempoary art and collections (Arantes, Seligmann-Silva, Guasch, Huchet, Didi-Huberman) as well as reflections by Deleuze and Guattari, Gallo, Certeau, Pamuk and Bourriaud. The proposal seeks to encourage curatorships that create opportunities for multiple forms of having the collections "speak", and expand their visibility and strength. By illuminating what could be just another file lost in a school, the study sought to collaborate with the discussion about art in schools and in education, offering this experience as a contribution and incentive so that other teachers can also share their files, and give value to their histories.436 p.| il.porEducaçãoArte na educaçãoArquivos pessoaisArte infantil"Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL348839.pdfapplication/pdf12717867https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/180698/1/348839.pdf173e59ca7a5ae9499aac469c5998387fMD51123456789/1806982018-03-05 11:56:25.307oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-05T14:56:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
title "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
spellingShingle "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo
Educação
Arte na educação
Arquivos pessoais
Arte infantil
title_short "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
title_full "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
title_fullStr "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
title_full_unstemmed "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
title_sort "Museu menor": um convite à arte : poéticas do arquivo de uma professora de arte
author Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo
author_facet Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fabíola Cirimbelli Búrigo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Girardello, Gilka
contributor_str_mv Girardello, Gilka
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Arte na educação
Arquivos pessoais
Arte infantil
topic Educação
Arte na educação
Arquivos pessoais
Arte infantil
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-07T03:24:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-07T03:24:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 348839
identifier_str_mv 348839
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 436 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/180698/1/348839.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 173e59ca7a5ae9499aac469c5998387f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805436452831232