Blood and stone on stage: Peter Shaffer's tragic plays /
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78335 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
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Blood and stone on stage: Peter Shaffer's tragic plays /Teatro (Literatura)TragediaHistoria e criticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.O objetivo específico desta tese é analisar quatro peças de autoria de Peter Shaffer-The Royal Hunt of the Sun, Equus, Amadeus e Yonadab-observando o uso de técnicas teatrais e a relação com os princípios da tragédia propostos por Aristóteles na Poética. Elas são então comparadas com três importantes peças gregas-Prometeu Acorrentado, de Ésquilo, Édipo Rei, de Sófocles e Medéia, de Eurípides- uma vez que o objetivo geral do presente trabalho é descobrir se existe tragédia moderna, de que forma ela é apresentada nas peças de Shaffer, e em que ela difere da tragédia grega. Na análise empreendida verifica-se que as peças de Shaffer apresentam muitas afinidades com as tragédias gregas e observam vários dos princípios estabelecidos por Aristóteles. No entanto elas se constituem em exemplares genuínos de tragédia moderna, pois discutem questões sérias atuais e apresentam personagens desafiadoras que enfrentam situações complexas e dilemas éticos e metafísicos. Além disso, as peças de Shaffer apresentam enredos muito bem elaborados, que combinam com habilidade os vários recursos teatrais descritos, e culminam numa experiência envolvente de teatro. No primeiro capítulo o paradigma teórico da tese é apresentado e analisado-os elementos e recursos teatrais e a Poética de Aristóteles-, mostrando como eles são importantes para o estudo do teatro em geral e para a tragédia em particular. No segundo capítulo os vários itens da fundamentação teórica são aplicados às peças gregas selecionadas, mostrando como elas confirmam e como se desviam dos princípios aristotélicos. No terceiro capítulo, o mesmo é feito em relação às peças de Peter Shaffer. No quarto capítulo as peças de Peter Shaffer são comparadas às gregas, mostrando como um dramaturgo moderno, através de narrativas históricas e míticas, recria o drama trágico, usando os vários recursos teatrais disponíveis para transmitir uma perspectiva trágica da vida. A Conclusão é que, considerando as semelhanças e diferenças detectadas entre as peças de Shaffer e as gregas, as peças de Shaffer podem ser consideradas tragédias modernas relevantes, que resgatam uma visão trágica da vida, tão importante para os gregos, num contexto moderno.Florianópolis, SCPasold, BernadeteUniversidade Federal de Santa CatarinaCabral, Gladir da Silva2012-10-17T12:56:03Z2012-10-17T12:56:03Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf174127http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78335engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:23:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78335Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:23:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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