Vínculos profissionais: uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thofehrn, Maira Buss
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102868
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem
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spelling Vínculos profissionais: uma proposta para o trabalho em equipe na enfermagemEnfermagemTrabalho em equipeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em EnfermagemExistem vários pesquisas que apontam para a necessidade da equipe de enfermagem se consolidar através da reflexão da dinâmica das relações grupais, desenvolvendo assim as capacidades intra e interpessoais dos trabalhadores. Assim, me senti instigada a aprofundar os estudos sobre a dimensão da subjetividade no trabalho e construir um Modelo para o trabalho em equipe na enfermagem. Desta forma, optei pela utilização de uma metodologia qualitativa, inspirada na corrente construtivista, especialmente, na Teoria da Atividade de Leontiev, que corresponde ao desdobramento das idéias básicas de Vygotsky, na qual à relação pessoa-mundo, é construída historicamente e mediada por instrumentos. Para teorizar acerca das relações interpessoais estabelecidas no trabalho em equipe, foi preciso agregar as idéias de Kurt Lewin, Will Schutz e Pichon-Rivière, quanto à dinâmica e movimento dos grupos. O conjunto desses estudiosos formou a matriz teórica do presente estudo e auxiliaram durante todo o processo investigativo para a compreensão da temática delimitada pela questão norteadora: como os conhecimentos teóricos da dinâmica das relações interpessoais grupais podem contribuir para a construção de um modelo que favoreça o trabalho em equipe e o estabelecimento de vínculos profissionais, que conduzam a uma práxis crítica, reflexiva e participativa na enfermagem? Visando atender a confiabilidade na pesquisa, foi adotada a triangulação na obtenção dos dados, mediante a utilização de três técnicas, subdividindo a coleta de dados em três etapas. A primeira e a segunda etapas, além de contribuir na formulação do Modelo, auxiliaram a contextualizar a temática em questão. Na primeira etapa, fase de entrevista, contei com a participação de doze enfermeiras, todas formadas há mais de cinco anos, utilizando a entrevista semi-estruturada, para identificar a percepção das mesmas acerca das relações interpessoais na equipe de enfermagem. Na segunda etapa, fase de observação, acompanhei três grupos de trabalho com realidades bem distintas, no qual por observação simples verifiquei o processo de trabalho de cada equipe de enfermagem quanto à dinâmica das relações. A terceira e última etapa constou da fase de construção, na qual foi formado um grupo focal para a elaboração do Modelo para o trabalho em equipe, do qual fizeram parte oito enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e um acadêmico de enfermagem. A análise dos dados ocorreu durante todo o processo de coleta de dados, o que possibilitou a realização de uma síntese do processo reflexivo dos conceitos propostos, a partir das três técnicas utilizadas, dando-lhe um formato sistematizado e lógico, para responder à questão norteadora deste estudo com a construção de um Modelo para o trabalho em equipe na enfermagem. Os dados, porém, me levaram para além do Modelo propriamente dito, sendo inserido, então, como uma ferramenta mediadora para a proposição da Teoria dos Vínculos Profissionais, que corresponde a um conjunto de conceitos e estratégias gerais, flexíveis e interdependentes, interligando a referência do grupo de trabalho, a subjetividade, as pessoas, a formação da equipe com seus determinados papéis, além de relacionar as regras intragrupo, estabelecidas e assumidas pelos próprios participantes da equipe, com as regras instituídas pelos serviços de saúde, a divisão do trabalho, as necessidades da comunidade e a inserção da temática estudada no contexto sócio-cultural.Florianópolis, SCLeopardi, Maria TerezaUniversidade Federal de Santa CatarinaThofehrn, Maira Buss2013-07-16T02:08:08Z2013-07-16T02:08:08Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf212697http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102868porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:52:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102868Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:52:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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