Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, Celina Luci
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107528
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
id UFSC_9a6eb666ddfdf76ad8398186ee927e13
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107528
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computaçãoPsicologiaProgramação (Computadores)Estudo e ensinoAspectos psicológicosProgramadores de computadorAspectos psicológicosComportamento -AvaliaçãoAspectos psicológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.Programar computadores é um conjunto de classes de comportamentos cuja aprendizagem é exigente até por sua acentuada complexidade. Tais exigências se manifestam em queixas de quem ensina e quem está aprendendo a programar. Explicitar as características da classe geral de comportamentos 'programar computadores' como uma interação entre classes de situações antecedentes, classes de respostas e classes de situações consequentes pode aumentar a clareza a respeito do que a constitui, facilitar o ensino para alunos de cursos da área de Ciência da Computação, além de proporcionar desenvolvimento de profissionais dessa área de forma mais eficiente. Fontes de informação foram utilizadas para identificar e observar o fenômeno 'programar computadores' e como recurso de análise das informações, estas foram organizadas segundo a noção de comportamento. Essa organização possibilitou identificar cadeias de comportamentos referentes a diversas etapas do processo comportamental 'programar computadores'. Como resultado, foram identificadas sete categorias de comportamentos, organizadas de forma a seguir uma possível sequência de ensino. As categorias são: 'Avaliar argumentos de acordo com regras lógicas', 'Caracterizar funcionamento de computadores', 'Resolver problemas', 'Construir algoritmos', 'Formalizar algoritmos', 'Escrever programas de computador' e 'Avaliar programas de computador'. As cadeias de comportamentos elaboradas ajudam a formar um programa de ensino para aumentar a probabilidade de alunos serem capazes de programar computadores ao eliminar dificuldades e incluir categorias geralmente desconsideradas como parte da classe geral programar computadores. <br>Abstract : Programming computers is a set of behaviors class whose learning is demanding due to its high complexity. Such demands manifest in com-plaints made by those who teach and those who are learning to program. Expliciting the characteristics of general behavior class 'computer pro-gramming' as an interaction among antecedent classes, response classes and consequence classes may increase the clarity with respect to what constitutes the process of computer programming, facilitate teaching un-dergraduate students of Computer Science courses, as well as provide more efficient development of professionals in that field. Information sources were used in order to identify and observe the phenomenon of 'computer programming'. As a resource to information analysis, these sources were organized according to the notion of behavior. Such organ-ization made possible the identification of behavior chains referring to different steps of the 'computer programming' behavioral process. As a result, seven broad behavior categories were identified and organized in a way to possibly follow a teaching sequence. These categories are: 'Eval-uating arguments according to logic rules', 'Characterizing the operation of computers', 'Solving problems', 'Elaborating algorithms', 'Formalizing algorithms', 'Writing computer programs' and 'Evaluating computer pro-grams'. The elaborated behavior chains aid in the design of a teaching programs in order to increase the probability of students to be capable of programming computers as it helps eliminate obstacles and including cat-egories commonly disregarded as part of general behavior class 'computer programming'.Botomé, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaLazzari, Celina Luci2013-12-06T00:21:52Z2013-12-06T00:21:52Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 p.| il., tabs.application/pdf320604https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107528porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:12:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107528Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:12:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
title Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
spellingShingle Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
Lazzari, Celina Luci
Psicologia
Programação (Computadores)
Estudo e ensino
Aspectos psicológicos
Programadores de computador
Aspectos psicológicos
Comportamento -
Avaliação
Aspectos psicológicos
title_short Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
title_full Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
title_fullStr Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
title_full_unstemmed Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
title_sort Características da classe de comportamentos 'programar computadores' como parte da capacitação de profissionais da computação
author Lazzari, Celina Luci
author_facet Lazzari, Celina Luci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botomé, Silvio Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, Celina Luci
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Programação (Computadores)
Estudo e ensino
Aspectos psicológicos
Programadores de computador
Aspectos psicológicos
Comportamento -
Avaliação
Aspectos psicológicos
topic Psicologia
Programação (Computadores)
Estudo e ensino
Aspectos psicológicos
Programadores de computador
Aspectos psicológicos
Comportamento -
Avaliação
Aspectos psicológicos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T00:21:52Z
2013-12-06T00:21:52Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 320604
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107528
identifier_str_mv 320604
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652413179002880