ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131 |
Resumo: | A discussão sobre sustentabilidade tem evoluído a partir de eventos como a criação do Clube de Roma em 1968, Conferencia de Estocolmo em 1972 e outros, alcançando as Instituições de Ensino Superior (IES). Nestas, ganham significativa proporção em razão do seu papel educacional na sociedade. Ao se compreender o relevante papel da educação para a sustentabilidade em função de seu efeito multiplicador na sociedade, buscou-se desenvolver instrumentos capazes de mensurar o nível de sustentabilidade do ensino em IES. Este estudo tem por objetivo, utilizando a metodologia do software AISHE, analisar a presença da sustentabilidade no ensino de sete IES da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se caracteriza quanto aos procedimentos como estudo de campo, documental e observação, utilizando, o Instrumento de Auditoria para a Sustentabilidade no Ensino Superior (AISHE) concebido especificamente para avaliar e certificar Instituições de Ensino Superior quanto à implementação da sustentabilidade. Conclui-se que as IES apresentam baixos índices de presença da sustentabilidade no ensino, não adotando política institucional específica, tais como uma gestão interna ou mesmo política institucional sobre a sustentabilidade nos diversos processos de ensino. O que destaca em sustentabilidade nas Instituições analisadas são atividades desenvolvidas de forma isoladas. |
id |
UFSC_9a7c34a21cf06ff1ee64a84a10598d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136131 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRAA discussão sobre sustentabilidade tem evoluído a partir de eventos como a criação do Clube de Roma em 1968, Conferencia de Estocolmo em 1972 e outros, alcançando as Instituições de Ensino Superior (IES). Nestas, ganham significativa proporção em razão do seu papel educacional na sociedade. Ao se compreender o relevante papel da educação para a sustentabilidade em função de seu efeito multiplicador na sociedade, buscou-se desenvolver instrumentos capazes de mensurar o nível de sustentabilidade do ensino em IES. Este estudo tem por objetivo, utilizando a metodologia do software AISHE, analisar a presença da sustentabilidade no ensino de sete IES da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se caracteriza quanto aos procedimentos como estudo de campo, documental e observação, utilizando, o Instrumento de Auditoria para a Sustentabilidade no Ensino Superior (AISHE) concebido especificamente para avaliar e certificar Instituições de Ensino Superior quanto à implementação da sustentabilidade. Conclui-se que as IES apresentam baixos índices de presença da sustentabilidade no ensino, não adotando política institucional específica, tais como uma gestão interna ou mesmo política institucional sobre a sustentabilidade nos diversos processos de ensino. O que destaca em sustentabilidade nas Instituições analisadas são atividades desenvolvidas de forma isoladas.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:07:12Z2015-11-04T12:07:12Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRASIENA, OSMARSOUZA, JONIMAR DA SILVABORCHARDT, MARCOS AURÉLIOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:07:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:07:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
spellingShingle |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA |
title_short |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_full |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_fullStr |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
title_sort |
ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
author |
LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA |
author_facet |
LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA SIENA, OSMAR SOUZA, JONIMAR DA SILVA BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO |
author_role |
author |
author2 |
SIENA, OSMAR SOUZA, JONIMAR DA SILVA BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA SIENA, OSMAR SOUZA, JONIMAR DA SILVA BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO |
description |
A discussão sobre sustentabilidade tem evoluído a partir de eventos como a criação do Clube de Roma em 1968, Conferencia de Estocolmo em 1972 e outros, alcançando as Instituições de Ensino Superior (IES). Nestas, ganham significativa proporção em razão do seu papel educacional na sociedade. Ao se compreender o relevante papel da educação para a sustentabilidade em função de seu efeito multiplicador na sociedade, buscou-se desenvolver instrumentos capazes de mensurar o nível de sustentabilidade do ensino em IES. Este estudo tem por objetivo, utilizando a metodologia do software AISHE, analisar a presença da sustentabilidade no ensino de sete IES da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se caracteriza quanto aos procedimentos como estudo de campo, documental e observação, utilizando, o Instrumento de Auditoria para a Sustentabilidade no Ensino Superior (AISHE) concebido especificamente para avaliar e certificar Instituições de Ensino Superior quanto à implementação da sustentabilidade. Conclui-se que as IES apresentam baixos índices de presença da sustentabilidade no ensino, não adotando política institucional específica, tais como uma gestão interna ou mesmo política institucional sobre a sustentabilidade nos diversos processos de ensino. O que destaca em sustentabilidade nas Instituições analisadas são atividades desenvolvidas de forma isoladas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T12:07:12Z 2015-11-04T12:07:12Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652403830947840 |