ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SIENA, OSMAR, SOUZA, JONIMAR DA SILVA, BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131
Resumo: A discussão sobre sustentabilidade tem evoluído a partir de eventos como a criação do Clube de Roma em 1968, Conferencia de Estocolmo em 1972 e outros, alcançando as Instituições de Ensino Superior (IES). Nestas, ganham significativa proporção em razão do seu papel educacional na sociedade. Ao se compreender o relevante papel da educação para a sustentabilidade em função de seu efeito multiplicador na sociedade, buscou-se desenvolver instrumentos capazes de mensurar o nível de sustentabilidade do ensino em IES. Este estudo tem por objetivo, utilizando a metodologia do software AISHE, analisar a presença da sustentabilidade no ensino de sete IES da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se caracteriza quanto aos procedimentos como estudo de campo, documental e observação, utilizando, o Instrumento de Auditoria para a Sustentabilidade no Ensino Superior (AISHE) concebido especificamente para avaliar e certificar Instituições de Ensino Superior quanto à implementação da sustentabilidade. Conclui-se que as IES apresentam baixos índices de presença da sustentabilidade no ensino, não adotando política institucional específica, tais como uma gestão interna ou mesmo política institucional sobre a sustentabilidade nos diversos processos de ensino. O que destaca em sustentabilidade nas Instituições analisadas são atividades desenvolvidas de forma isoladas.
id UFSC_9a7c34a21cf06ff1ee64a84a10598d6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136131
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRAA discussão sobre sustentabilidade tem evoluído a partir de eventos como a criação do Clube de Roma em 1968, Conferencia de Estocolmo em 1972 e outros, alcançando as Instituições de Ensino Superior (IES). Nestas, ganham significativa proporção em razão do seu papel educacional na sociedade. Ao se compreender o relevante papel da educação para a sustentabilidade em função de seu efeito multiplicador na sociedade, buscou-se desenvolver instrumentos capazes de mensurar o nível de sustentabilidade do ensino em IES. Este estudo tem por objetivo, utilizando a metodologia do software AISHE, analisar a presença da sustentabilidade no ensino de sete IES da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se caracteriza quanto aos procedimentos como estudo de campo, documental e observação, utilizando, o Instrumento de Auditoria para a Sustentabilidade no Ensino Superior (AISHE) concebido especificamente para avaliar e certificar Instituições de Ensino Superior quanto à implementação da sustentabilidade. Conclui-se que as IES apresentam baixos índices de presença da sustentabilidade no ensino, não adotando política institucional específica, tais como uma gestão interna ou mesmo política institucional sobre a sustentabilidade nos diversos processos de ensino. O que destaca em sustentabilidade nas Instituições analisadas são atividades desenvolvidas de forma isoladas.INPEAU/UFSC2015-11-04T12:07:12Z2015-11-04T12:07:12Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRASIENA, OSMARSOUZA, JONIMAR DA SILVABORCHARDT, MARCOS AURÉLIOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T12:07:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T12:07:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
spellingShingle ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA
title_short ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_full ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_fullStr ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
title_sort ESTUDO SOBRE A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO EM IES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA
author LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA
author_facet LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA
SIENA, OSMAR
SOUZA, JONIMAR DA SILVA
BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO
author_role author
author2 SIENA, OSMAR
SOUZA, JONIMAR DA SILVA
BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LICÓRIO, ANGELINA MARIA DE OLIVEIRA
SIENA, OSMAR
SOUZA, JONIMAR DA SILVA
BORCHARDT, MARCOS AURÉLIO
description A discussão sobre sustentabilidade tem evoluído a partir de eventos como a criação do Clube de Roma em 1968, Conferencia de Estocolmo em 1972 e outros, alcançando as Instituições de Ensino Superior (IES). Nestas, ganham significativa proporção em razão do seu papel educacional na sociedade. Ao se compreender o relevante papel da educação para a sustentabilidade em função de seu efeito multiplicador na sociedade, buscou-se desenvolver instrumentos capazes de mensurar o nível de sustentabilidade do ensino em IES. Este estudo tem por objetivo, utilizando a metodologia do software AISHE, analisar a presença da sustentabilidade no ensino de sete IES da Amazônia brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva que se caracteriza quanto aos procedimentos como estudo de campo, documental e observação, utilizando, o Instrumento de Auditoria para a Sustentabilidade no Ensino Superior (AISHE) concebido especificamente para avaliar e certificar Instituições de Ensino Superior quanto à implementação da sustentabilidade. Conclui-se que as IES apresentam baixos índices de presença da sustentabilidade no ensino, não adotando política institucional específica, tais como uma gestão interna ou mesmo política institucional sobre a sustentabilidade nos diversos processos de ensino. O que destaca em sustentabilidade nas Instituições analisadas são atividades desenvolvidas de forma isoladas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T12:07:12Z
2015-11-04T12:07:12Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652403830947840