O sentido e a direção da crítica em administração no Brasil: perspectivas pragmatistas para a compreensão de um espaço científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Diego de Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216069
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.
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spelling O sentido e a direção da crítica em administração no Brasil: perspectivas pragmatistas para a compreensão de um espaço científicoAdministraçãoCiência e civilizaçãoAdministraçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.A pesquisa teve como objetivo ampliar a compreensão do processo de constituição das abordagens críticas em Administração no Brasil e os seus efeitos no referido espaço científico, a partir de uma perspectiva pragmatista de inquirição. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo. Os dados foram coletados por meio de análise documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas. A categorização dos dados foi feita, principalmente, a partir dos dados coletados. A análise foi feita com base em dois aspectos centrais: sentido da crítica e direção da crítica. Na dimensão sentido da crítica foram identificados dois referenciais de ação que orientam as práticas dos sujeitos no espaço da crítica em Administração no Brasil: crítica à Administração e crítica na Administração. Em relação à direção, foi proposta uma análise do movimento do espaço da crítica com base em uma perspectiva geracional. Foram categorizadas três gerações. As duas primeiras gerações justificam suas ações com base em referenciais de ação organizados em torno das perspectivas de identidade da crítica e autonomia da crítica. A terceira geração tem como referencial de ação a noção de fortalecimento da crítica, já que identidade e autonomia são entendidas como secundárias. Em seguida, instituições como ANPAD e SBEO foram analisadas como exemplos de dispositivos no espaço da crítica que materializam a disputa discursiva em torno do sentido da crítica. Por fim, foi discutida a gênese de um novo dispositivo no espaço da crítica em Administração no Brasil orientado por uma ideia de pluralidades das perspectivas críticas, o que também seria partilhado por professores-pesquisadores que se formaram no contexto das duas primeiras gerações, mas que se mostram muitos mais alinhados com os referenciais de ação que caracterizam a terceira geração. Por fim, a identificação de uma suposta terceira geração foi identificada como principal achado da tese e potencial plataforma para estudos futuros a respeito do espaço científico da crítica em Administração no Brasil.Abstract: The research aimed to broaden the understanding of the process of constitution of critical approaches in Administration in Brazil and its effects in that scientific space, from a pragmatic perspective of inquiry. This is a descriptive-interpretative study. Data were collected through document analysis, non-participant observation and semi-structured interviews. The categorization of the data was made mainly from the collected data. The analysis was made based on two central aspects: sense of criticism and direction of criticism. In the sense of criticism dimension, two action references were identified that guide the practices of the individuals in the space of criticism in Administration in Brazil: criticism of Administration and criticism in Administration. Regarding the direction, an analysis of the movement of the critical space based on a generational perspective was proposed. Three generations were categorized. The first two generations justify their actions based on action references organized around the perspectives of the critic's identity and direction of the critic. The third generation has as its reference framework the notion of strengthening criticism, since identity and autonomy are understood as secondary. Then, institutions like ANPAD and SBEO were analyzed as examples of devices in the space of criticism that materialize the discursive dispute around the meaning of criticism. Finally, the genesis of a new device in the space of criticism in Administration in Brazil was discussed, guided by an idea of pluralities of critical perspectives, which would also be shared by teacher-researchers who graduated in the context of the first two generations, but who show many more aligned with the action references that characterize the third generation. Finally, the identification of a supposed third generation was identified as the main finding of the thesis and a potential platform for future studies regarding the scientific space of critical management in Brazil.Oliveira, Mauricio Roque Serva deUniversidade Federal de Santa CatarinaDomingos, Diego de Campos2020-10-21T21:25:22Z2020-10-21T21:25:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis162 p.| il., tabs.application/pdf369869https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216069porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:25:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:25:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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