O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
id UFSC_9aaf2c428330419e2e8398782bbea707
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176689
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunosLiteraturaLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua portuguesaGramáticaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.Nossa intenção com a presente dissertação é a de nos unirmos a muitos estudiosos que voltam suas preocupações para o ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa com o intuito de torná-lo mais produtivo, com ênfase em aspectos gramaticais da língua e com vistas ao aprimoramento da competência comunicativa dos alunos. Para tanto, ancoramo-nos teoricamente nas concepções de língua(gem): como atividade sociointerativa - por meio da qual veiculamos informações, externamos sentimentos e agimos sobre o outro; de gramática: como conjunto de usos historicamente situados, portanto, heterogêneos e inerentemente contextualizados ? que engloba tanto formas linguísticas regularizadas como formas de uso emergente e em processo de mudança rumo à regularização; e de norma: como regularidade de usos associada a diferentes grupos socioculturais ? dentre as quais uma é escolhida como a norma culta da língua. Tais concepções teóricas são acionadas nos campos da Sociolinguística e do Funcionalismo, com destaque para as noções de variação e mudança e de gramaticalização, as quais envolvem diferentes relações entre formas e funções. Confrontamos essas concepções com o que preconizam os documentos oficiais (PCN e PCSC) para o ensino de Língua Portuguesa e, a partir disso, assumimos: i) uma concepção dialógica de ensino e aprendizagem, com aulas interativas em que o professor atua como mediador, criando condições para o desenvolvimento do espírito investigativo e da capacidade reflexiva dos alunos - considerando o eixo uso>reflexão>uso; e, ainda, ii) um encaminhamento de atividades que se distribuem gradativamente em atividades epilinguísticas e metalinguísticas - considerando o ensino de gramática a partir da língua em uso. Como fechamento, apresentamos uma proposta de atividades didáticas, pensada como oficina, cuja temática é A língua portuguesa em movimento: um conjunto de variedades, uma realidade camaleônica... Não se pretende que as atividades sugeridas tenham um caráter enrijecido, mas que possam ser redimensionadas e adequadas a diferentes situações de ensino e aprendizagem. As atividades são propostas a partir de leitura e discussão de um ou mais texto(s), sendo este, também, o ponto de chegada - quando o aluno exercita sua capacidade linguística, seja por meio do texto falado, seja por meio do texto escrito. As atividades contemplam fenômenos de variação e mudança linguística com foco no paradigma pronominal. Espera-se oferecer ao professor de Língua Portuguesa um material que possa auxiliá-lo em sua prática docente, enfatizando o respeito à diversidade linguística e o desenvolvimento da capacidade analítica e reflexiva do aluno.Görski, Edair MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa2017-06-27T04:10:24Z2017-06-27T04:10:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis269 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf345836https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:10:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176689Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:10:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
title O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
spellingShingle O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa
Literatura
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Gramática
title_short O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
title_full O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
title_fullStr O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
title_full_unstemmed O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
title_sort O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
author Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa
author_facet Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Görski, Edair Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Gramática
topic Literatura
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Língua portuguesa
Gramática
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-06-27T04:10:24Z
2017-06-27T04:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 345836
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689
identifier_str_mv 345836
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 269 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652292253024256