O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016. |
id |
UFSC_9aaf2c428330419e2e8398782bbea707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176689 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunosLiteraturaLíngua portuguesaEstudo e ensinoLíngua portuguesaGramáticaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016.Nossa intenção com a presente dissertação é a de nos unirmos a muitos estudiosos que voltam suas preocupações para o ensino e aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa com o intuito de torná-lo mais produtivo, com ênfase em aspectos gramaticais da língua e com vistas ao aprimoramento da competência comunicativa dos alunos. Para tanto, ancoramo-nos teoricamente nas concepções de língua(gem): como atividade sociointerativa - por meio da qual veiculamos informações, externamos sentimentos e agimos sobre o outro; de gramática: como conjunto de usos historicamente situados, portanto, heterogêneos e inerentemente contextualizados ? que engloba tanto formas linguísticas regularizadas como formas de uso emergente e em processo de mudança rumo à regularização; e de norma: como regularidade de usos associada a diferentes grupos socioculturais ? dentre as quais uma é escolhida como a norma culta da língua. Tais concepções teóricas são acionadas nos campos da Sociolinguística e do Funcionalismo, com destaque para as noções de variação e mudança e de gramaticalização, as quais envolvem diferentes relações entre formas e funções. Confrontamos essas concepções com o que preconizam os documentos oficiais (PCN e PCSC) para o ensino de Língua Portuguesa e, a partir disso, assumimos: i) uma concepção dialógica de ensino e aprendizagem, com aulas interativas em que o professor atua como mediador, criando condições para o desenvolvimento do espírito investigativo e da capacidade reflexiva dos alunos - considerando o eixo uso>reflexão>uso; e, ainda, ii) um encaminhamento de atividades que se distribuem gradativamente em atividades epilinguísticas e metalinguísticas - considerando o ensino de gramática a partir da língua em uso. Como fechamento, apresentamos uma proposta de atividades didáticas, pensada como oficina, cuja temática é A língua portuguesa em movimento: um conjunto de variedades, uma realidade camaleônica... Não se pretende que as atividades sugeridas tenham um caráter enrijecido, mas que possam ser redimensionadas e adequadas a diferentes situações de ensino e aprendizagem. As atividades são propostas a partir de leitura e discussão de um ou mais texto(s), sendo este, também, o ponto de chegada - quando o aluno exercita sua capacidade linguística, seja por meio do texto falado, seja por meio do texto escrito. As atividades contemplam fenômenos de variação e mudança linguística com foco no paradigma pronominal. Espera-se oferecer ao professor de Língua Portuguesa um material que possa auxiliá-lo em sua prática docente, enfatizando o respeito à diversidade linguística e o desenvolvimento da capacidade analítica e reflexiva do aluno.Görski, Edair MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa2017-06-27T04:10:24Z2017-06-27T04:10:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis269 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf345836https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-27T04:10:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/176689Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:10:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
title |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
spellingShingle |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa Literatura Língua portuguesa Estudo e ensino Língua portuguesa Gramática |
title_short |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
title_full |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
title_fullStr |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
title_full_unstemmed |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
title_sort |
O ensino de gramática a partir da língua em uso: por uma prática voltada ao desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos |
author |
Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa |
author_facet |
Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Görski, Edair Maria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Mara Aparecida Andrade da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Língua portuguesa Estudo e ensino Língua portuguesa Gramática |
topic |
Literatura Língua portuguesa Estudo e ensino Língua portuguesa Gramática |
description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-06-27T04:10:24Z 2017-06-27T04:10:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
345836 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689 |
identifier_str_mv |
345836 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
269 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652292253024256 |