Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132101 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. |
id |
UFSC_9ab01c97c1ab406cff8943fae1afebad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132101 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +OrgânicosProdutos orgânicosBens de crençaCanais de comercializaçãoDispositivos móveisOrganic productsBelief goods,Marketing channelsMobile devicesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.A preocupação com a sustentabilidade da agricultura e com a qualidade dos alimentos estimula o mercado de produtos orgânicos, fazendo com que aumente a produção e comercialização desses produtos. A dificuldade do consumidor em perceber os atributos dos produtos orgânicos frente aos convencionais faz com que os mesmos, compreendidos como bens de crença, dependam de uma forte regulação da cadeia produtiva, através de legislação específica e sistemas de certificação para garantia da qualidade do produto e diminuição de fraudes. A proposta deste trabalho foi desenvolver um aplicativo Android para smartphones capaz de facilitar o acesso a informação oficial e confiável sobre a certificação dos produtos orgânicos e os pontos de venda próximos ao consumidor. Pretende-se assim contribuir para o fortalecimento e confiabilidade da cadeia produtiva, além de reduzir o custo da informação, através de uma ferramenta de apoio ao consumidor.Growing concerns about sustainable agriculture and food quality boosts the organic market, raising the production and commercialization of those products worldwide. The consumer's difficulty in noticing the different attributes of organic products compared to conventional, results in the classification of them as Belief Goods and the creation of a regulation and certification system for the whole chain, aiming to diminish frauds and ensure quality. Within this framework, this work aim was to develop an Android-based application for smartphones, capable to easy the access to official information about organic certification and points of sale near the consumer. Making this we hope to contribute to fortify the organic food chain and reduce the information cost, through an support tool available to the end-consumer.Florianópolis, SCRover, Oscar JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Daniel Ramos de2015-04-15T16:44:30Z2015-04-15T16:44:30Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis19 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132101Florianópolis, SC.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-15T16:44:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132101Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-15T16:44:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
title |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
spellingShingle |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos Araújo, Daniel Ramos de Produtos orgânicos Bens de crença Canais de comercialização Dispositivos móveis Organic products Belief goods, Marketing channels Mobile devices |
title_short |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
title_full |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
title_fullStr |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
title_full_unstemmed |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
title_sort |
Aquisição de informação pelo consumidor de produtos orgânicos através de dispositivos móveis: o aplicativo +Orgânicos |
author |
Araújo, Daniel Ramos de |
author_facet |
Araújo, Daniel Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rover, Oscar José Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Daniel Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos orgânicos Bens de crença Canais de comercialização Dispositivos móveis Organic products Belief goods, Marketing channels Mobile devices |
topic |
Produtos orgânicos Bens de crença Canais de comercialização Dispositivos móveis Organic products Belief goods, Marketing channels Mobile devices |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-15T16:44:30Z 2015-04-15T16:44:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132101 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
19 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652019572932608 |