Introdução à geometria esférica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valcanaia, Egino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240872
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.
id UFSC_9ac81d9e65408d5d15326795e1f01510
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240872
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Introdução à geometria esférica no ensino médioMatemáticaGeometria esféricaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.A presente dissertação propõe uma sequência didática para o Ensino Médio que pretende auxiliar os alunos dessa faixa escolar no desenvolvimento de habilidades de argumentação dedutiva através da Geometria Esférica. Com a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a sequência didática foi elaborada partindo da investigação dos textos de Geometria empregados no ensino pregresso do público alvo, que expôs lacunas concernentes à argumentação dedutiva no processo de ensino dessa área da Matemática. A revisão da literatura de Geometria Esférica sinalizou conceitos com potencial para serem trabalhados no Ensino Médio, os quais foram sequenciados, munidos de materiais didáticos e de uma metodologia de ensino, formando a versão preliminar da sequência didática que foi submetida à experimentação em duas turmas do último ano do Ensino Médio. Nesse processo, conforme preconizado pela Engenharia Didática, as atividades propostas na sequência didática foram submetidas à análise contínua, confrontando objetivos estabelecidos com a aprendizagem demonstrada pelos alunos, que possibilitou a implementação de melhorias para a versão final da sequência didática, considerada válida pela última fase da Engenharia Didática.Abstract: This dissertation proposes a didactic sequence for medium degree that aims to assist students of this school range in the development of deductive argumentation skills through Spherical Geometry. With Didactic Engineering as a research methodology, the didactic sequence was elaborated based on the investigation of the geometry texts used in the past teaching of the target audience, which exposed gaps concerning the deductive argumentation in the teaching process of this area of Mathematics. The literature review of Spherical Geometry signaled concepts with potential to be worked on in medium degree, which were sequenced, equipped with teaching materials and a teaching methodology, forming the preliminary version of the didactic sequence that was submitted to experimentation in two classes of the last year of medium degree. In this process, as recommended by Didactic Engineering, the activities proposed in the didactic sequence were submitted to continuous analysis, confronting objectives established with the learning demonstrated by the students, which allowed the implementation of improvements to the final version of the didactic sequence, considered valid by the last phase of Didactic Engineering.Soares, Márcio de JesusUniversidade Federal de Santa CatarinaValcanaia, Egino2022-10-21T16:50:17Z2022-10-21T16:50:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 p.| il.application/pdf378226https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:50:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:50:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à geometria esférica no ensino médio
title Introdução à geometria esférica no ensino médio
spellingShingle Introdução à geometria esférica no ensino médio
Valcanaia, Egino
Matemática
Geometria esférica
title_short Introdução à geometria esférica no ensino médio
title_full Introdução à geometria esférica no ensino médio
title_fullStr Introdução à geometria esférica no ensino médio
title_full_unstemmed Introdução à geometria esférica no ensino médio
title_sort Introdução à geometria esférica no ensino médio
author Valcanaia, Egino
author_facet Valcanaia, Egino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Márcio de Jesus
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Valcanaia, Egino
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria esférica
topic Matemática
Geometria esférica
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T16:50:17Z
2022-10-21T16:50:17Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378226
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240872
identifier_str_mv 378226
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887934701568