Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Aline Varela da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227125
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
id UFSC_9ae1030a1bca6848d4d5f0f755508110
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227125
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnéticoFísicaAquecimento globalEfeito estufa (Atmosfera)EletromagnetismoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.Um dos objetivos do ensino de ciências é preparar os estudantes para enfrentar as transformações de sua realidade, formando um ser crítico perante a ciência, a sociedade e a si próprio. O aquecimento global foi um tema de grande controvérsia científica, mas atualmente há um consenso acerca do aquecimento global antropogênico. Essa temática pode ser abordada em diferentes disciplinas, com diferentes enfoques. A discussão científica e dos conceitos físicos envolvidos contribui para a aprendizagem e educação ambiental dos alunos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um produto educacional na forma de uma sequência didática e apresentar um relato de sua aplicação para estudantes do segundo ano do Ensino Médio. A sequência didática aplicada pode também ser adaptada para várias idades. Utilizou-se recursos pedagógicos de contextualização, atividades experimentais, simulações, recursos visuais e diálogos; entre outras metodologias; pensando sempre em estar acessível ao professor e interessante aos alunos. Com os resultados das análises, verificou-se que a aplicação do Produto Educacional se mostrou uma estratégia positiva no ensino do espectro eletromagnético e da conscientização acerca do impacto das ações humanas em nosso planeta.Abstract: One of the goals of science education is to prepare students to face the changes in their reality, forming a critical being towards science, society and himself. Global warming has been a topic of great scientific controversy, but there is currently a consensus about anthropogenic global warming. This theme can be approached in different disciplines, with different approaches. The scientific discussion and the physical concepts involved, contributes to the students' learning and environmental education. This work aimed to analyze the impact of teaching activities, carried out in the application of the didactic sequence in the learning of students in the second year of high school. The didactic sequence applied in the second year of high school class, but which can be adapted for various ages. It was present contextualization; experimental activities; simulations; visual resources; the dialogues; among other methodologies; always thinking about being accessible to the teacher. With the results of the analyzes, it was found that the application of the Educational Product proved to be a positive strategy in teaching the electromagnetic spectrum.Andrade, Marcelo Freitas deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Tânia Aline Varela da2021-08-23T14:07:48Z2021-08-23T14:07:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf371776https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227125porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227125Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
title Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
spellingShingle Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
Silva, Tânia Aline Varela da
Física
Aquecimento global
Efeito estufa (Atmosfera)
Eletromagnetismo
title_short Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
title_full Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
title_fullStr Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
title_full_unstemmed Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
title_sort Física do aquecimento global: uma proposta interdisciplinar para o ensino do espectro eletromagnético
author Silva, Tânia Aline Varela da
author_facet Silva, Tânia Aline Varela da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Marcelo Freitas de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tânia Aline Varela da
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Aquecimento global
Efeito estufa (Atmosfera)
Eletromagnetismo
topic Física
Aquecimento global
Efeito estufa (Atmosfera)
Eletromagnetismo
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:07:48Z
2021-08-23T14:07:48Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371776
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227125
identifier_str_mv 371776
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652220883795968