Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Ana Leticia Oliveira do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204562
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
id UFSC_9b0d900357617573a351ea4f7f3191ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204562
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAmaral, Ana Leticia Oliveira doGonçalves, Berenice Santos2020-02-28T18:07:58Z2020-02-28T18:07:58Z2019360764https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204562Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.A imagem fotográfica possui uma presença ubíqua na sociedade atual. Diversos aparatos capturam e compartilham milhões de imagens a todo momento no mundo inteiro. Pesquisas recentes sobre a linguagem fotográfica na formação de Designers, apontam que as mudanças geradas nas relações sociais devido aos aparatos digitais influenciam os processos de aprendizagem - formais e informais. Dessa maneira, o rápido avanço tecnológico torna primordial a necessidade de professores, alunos e profissionais se manterem atualizados, tendo em vista as inovações tecnológicas. Assim, ressalta-se a necessidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre fotografia e seu ensino frente às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com base no exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um modelo blended learning para o ensino da fotografia no âmbito de cursos de graduação em Design. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, aplicada e propositiva, efetivou-se a pesquisa em três principais fases: revisão bibliográfica sobre a fotografia e seu ensino, estudo prospectivo sobre o ensino da fotografia em graduações de Design, por meio da adoção das técnicas de questionário, entrevista e grupo focal, e a proposição do modelo. Como resultado, chegou-se a um modelo blended learning para o ensino da fotografia, que foi estruturado em duas dimensões: a Dimensão Interna relacionada ao Ensino da Linguagem da Fotografia representada pelo núcleo do modelo que trata dos domínios fundamentais ao ensino da fotografia e a Dimensão Externa relacionada ao Blended Learning, que destaca as características fundamentais para a aplicação do modelo. Dentre essas características, estão: o Contexto, que aborda as questões relacionadas ao ambiente em que a disciplina está inserida; a Comunicação, que se refere à maneira que o conteúdo será tratado; as Tecnologias Digitais, que abrange os tipos de mídias; e a Avaliação, que se refere aos procedimentos de verificação do significado, impacto e valor da aprendizagem. Dessa forma, os resultados visam contribuir para o desenvolvimento de unidades educacionais que potencializem o ensino da fotografia em uma proposta blended learning. Ainda, considera-se que o resultado desta pesquisa também contribui para o planejamento sistemático frente às demandas da legislação.Abstract : The photographic image has a ubiquitous presence in the currently society. Many devices capture and share millions of images all over the world. Recent research on the photographic language in the training of Designers, point out that the changes generated in social relations due to digital devices influence the learning processes - formal and informal. In this way, the rapid technological advance makes the need for teachers, students and professionals to keep up to date, in view of technological innovations. Thus, the need to expand and deepen knowledge about photography and its teaching in the face of Information and Communication Digital Technologies is highlighted. Based on the foregoing, this research had as its general objective to propose a blended learning model for the teaching of photography in undergraduate courses in Design, considering the possibilities of digital technologies. For that, based on a qualitative, applied and propositive approach, the research was carried out in three main phases: bibliographical review on photography and its teaching, a prospective study on photography teaching in Design graduations, using the techniques of questionnaire, interview and focus group, and the proposition of the model. As a result, a blended learning model was developed for the teaching of photography, which was structured in two dimensions: the Internal Dimension related to the Teaching of the Language of Photography - represented by the core of the model that deals with the fundamental domains of photography and the External Dimension related to Blended Learning, which highlights the fundamental characteristics for the application of the model. Among these characteristics are: the Context, which addresses the issues related to the environment in which the discipline is inserted; the Communication, which refers to the way the content will be treated; Digital Technologies, which covers the types of media; and Assessment, which refers to the procedures for verifying the meaning, impact and value of learning. In this way, the results aim to contribute to the development of educational units that enhance the teaching of photography in a blended learning proposal. Furthermore, it is considered that the result of this research also contributes to the systematic planning of the demands of the legislation.209 p.| il., gráfs., tabs.porDesignFotografiaFotografiaTecnologias da informação e comunicaçãoFotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGDE0175-D.pdfPGDE0175-D.pdfapplication/pdf24107971https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/204562/-1/PGDE0175-D.pdfaac2d6ad50192c74dbfccf51ac3a4a3fMD5-1123456789/2045622020-02-28 15:07:58.513oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204562Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:07:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
title Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
spellingShingle Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
Amaral, Ana Leticia Oliveira do
Design
Fotografia
Fotografia
Tecnologias da informação e comunicação
title_short Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
title_full Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
title_fullStr Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
title_full_unstemmed Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
title_sort Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
author Amaral, Ana Leticia Oliveira do
author_facet Amaral, Ana Leticia Oliveira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Ana Leticia Oliveira do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
contributor_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Design
Fotografia
Fotografia
Tecnologias da informação e comunicação
topic Design
Fotografia
Fotografia
Tecnologias da informação e comunicação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-28T18:07:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-28T18:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204562
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360764
identifier_str_mv 360764
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/204562/-1/PGDE0175-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aac2d6ad50192c74dbfccf51ac3a4a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805359508324352