Análise do conhecimento de professores de Educação Física da rede pública de Florianópolis em procedimentos de primeiros socorros, especialmente ressuscitação cardiopulmonar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pini, Rafael Barreiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230653
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
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spelling Análise do conhecimento de professores de Educação Física da rede pública de Florianópolis em procedimentos de primeiros socorros, especialmente ressuscitação cardiopulmonarEducação FísicaPrimeiros SocorrosRessuscitação CardiopulmonarTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O preparo frente a situações emergenciais é essencial ao professor de Educação Física (EF). Um dos principais conhecimentos necessários, além de procedimentos básicos de primeiros socorros; é a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). A RCP é uma manobra de resgate a indivíduos em Parada Cardiorrespiratória (PCR). Em caso de acidentes, ou mesmo de uma PCR na aula de EF, o professor precisa estar preparado para realização do atendimento de primeiros socorros e do procedimento de RCP. Assim, esse estudo teve como objetivo verificar o conhecimento dos professores de EF da Rede de Ensino de Florianópolis em procedimentos de primeiros socorros e RCP. Esse estudo é de delineamento transversal, de natureza aplicada e com abordagem quantitativa; no qual foram convidados a participar, indivíduos licenciados em EF, trabalhando como docentes nos colégios Municipais na região de Florianópolis. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários disponibilizados de maneira online, com questões objetivas, relacionadas à Suporte Básico a Vida, primeiros socorros, e às experiências pessoais dos participantes. Foi encaminhado à 37 instituições de ensino a solicitação para participação dos professores de Educação Física a esse trabalho, após as autorizações da Gerência de Formação e Comitê de Ética e apenas três instituições responderam e dois professores participaram da pesquisa. As classificações nos questionários foram como Baixo, Médio e Alto. Para a classificação “Baixo”, o candidato deveria acertar de zero a quatro questões; “Médio” de cinco a oito questões; e “Alto” de nove a doze questões. A classificação no primeiro questionário teve com a totalidade de acerto, um professor com nota alta e o outro média. O professor com alto nível de acerto no primeiro questionário, errou apenas duas questões, porém elas eram essenciais para um RCP com maior eficiência. O professor que obteve nível médio de acerto errou cinco questões, essas questões são fundamentais tanto para a melhora da qualidade no RCP, quanto para proceder em primeiros socorros de modo geral. O segundo questionário mostrou que os dois participantes receberam em sua grade curricular de graduação em EF a matéria de primeiros socorros, porém um deles acredita ter sido insuficiente para uma boa promoção de conhecimento. Os dois participantes já vivenciaram situações de primeiros socorros, sendo que um não soube como auxiliar a vítima, indicando a fragilidade do conhecimento adquirido por um deles e reforçando a preocupação quanto ao conhecer mais sobre esse assunto. Sobre vivenciar uma RCP em sala de aula, os dois participantes assinalaram não, e um deles indicou que não saberia como proceder caso ocorresse. Esse estudo mostrou pouca participação das instituições solicitadas, sendo um dado preocupante ao ver a importância do tema para a sociedade. Mesmo com o baixo índice de participantes, é possível sugerir melhoras nos ensinos de graduação quanto a matéria de primeiros socorros na graduação dos professores de Educação Física, pois mesmo os dois professores obtendo esse conhecimento, tiveram déficit em respostas essenciais para promover uma maior sobrevida a uma vítima de PCR.The preparation for emergency situations is essential for the Physical Education (PE) teacher. One of the main knowledge needed, in addition to basic first aid procedures; is Cardiopulmonary Resuscitation (CPR). CPR is a rescue maneuver for individuals undergoing Cardiopulmonary Arrest (CPA). In case of accidents, or even a CPA in PE class, the teacher needs to be prepared to perform first aid care and the CPR procedure. Thus, this study aimed to verify the knowledge of PE teachers from the Florianópolis Education Network in first aid and CPR procedures. This study is cross-sectional, applied in nature and with a quantitative approach; in which individuals graduated in PE, working as teachers in municipal schools in the region of Florianópolis, were invited to participate. Data collection was performed through two questionnaires available online, with objective questions related to Basic Life Support, first aid, and the personal experiences of the participants. A request for the participation of Physical Education teachers in this work was sent to 37 educational institutions, but four institutions responded and only two teachers participated in the research. The ratings in the questionnaires were as Low, Medium and High. For the “Low” classification, the candidate had to answer zero to four questions correctly; “Average” from five to eight questions; and “High” from nine to twelve questions. The classification in the first questionnaire had total correctness, a teacher with a high grade and the other average. The teacher with a high level of success in the first questionnaire, only missed two questions, but they were essential for a more efficient CPR. The teacher who obtained an average level of correctness missed five questions, these questions are essential both to improve the quality of CPR, as well as to provide first aid in general. The second questionnaire showed that the two participants received the subject of first aid in their PE graduation curriculum, but one of them believes it was insufficient for a good promotion of knowledge. The two participants have already experienced first-aid situations, one of which did not know how to help the victim, indicating the fragility of the knowledge acquired by one of them and reinforcing the concern about knowing more about this subject. About experiencing CPR in the classroom, both participants indicated no, and one of them indicated that he would not know how to proceed if it occurred. This study showed little participation of the requested institutions, which is a worrying fact, considering the importance of the topic for society. Even with the low rate of participants, it is possible to suggest improvements in undergraduate teaching regarding the subject of first aid in the graduation of Physical Education teachers, because even the two teachers obtaining this knowledge, they had a deficit in essential responses to promote greater survival to a victim of PCR.Florianópolis, SCDelevatti, Rodrigo SudattiDanielevicz, AngélicaUniversidade Federal de Santa CatarinaPini, Rafael Barreiros2022-01-14T16:18:04Z2022-01-14T16:18:04Z2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230653info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-09T19:22:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T19:22:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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