O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noriler, Ida Luciana Martins
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Andrade, Arnaldo Rosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68251
Resumo: Está largamente difundido na literatura especializada em gestão que a análise do ambiente externo constitui o principal determinante das ações estratégicas das organizações. Por outro lado, a teoria dos recursos e capacidades enfoque interno - vem confrontando esta abordagem, propondo uma visão alternativa, segundo a qual as estratégias devem ser formuladas a partir do estoque de recursos e capacidades internas da organização, e não a partir da análise do meio externo. O objetivo deste artigo foi o de verificar até que ponto as universidades objeto deste estudo utilizam o enfoque interno e/ou externo para a formulação de suas estratégias nas funções de ensino, pesquisa e extensão. O método de estudo foi quantitativo, e a pesquisa foi descritiva. As duas instituições objeto deste estudo foram a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Utilizou-se da entrevista estruturada como instrumento para a coleta de dados. Os dados coletados foram examinados utilizando-se a estatística descritiva. Os resultados obtidos através da análise da pesquisa aplicada junto às duas instituições objeto deste estudo permitem afirmar que não há um modelo de gestão que possa ser considerado o melhor para qualquer ocasião.
id UFSC_9b8d85bd28d543e87761eea8eedd110b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68251
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.Está largamente difundido na literatura especializada em gestão que a análise do ambiente externo constitui o principal determinante das ações estratégicas das organizações. Por outro lado, a teoria dos recursos e capacidades enfoque interno - vem confrontando esta abordagem, propondo uma visão alternativa, segundo a qual as estratégias devem ser formuladas a partir do estoque de recursos e capacidades internas da organização, e não a partir da análise do meio externo. O objetivo deste artigo foi o de verificar até que ponto as universidades objeto deste estudo utilizam o enfoque interno e/ou externo para a formulação de suas estratégias nas funções de ensino, pesquisa e extensão. O método de estudo foi quantitativo, e a pesquisa foi descritiva. As duas instituições objeto deste estudo foram a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Utilizou-se da entrevista estruturada como instrumento para a coleta de dados. Os dados coletados foram examinados utilizando-se a estatística descritiva. Os resultados obtidos através da análise da pesquisa aplicada junto às duas instituições objeto deste estudo permitem afirmar que não há um modelo de gestão que possa ser considerado o melhor para qualquer ocasião.INPEAU2012-10-11T17:09:38Z2012-10-11T17:09:38Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68251Noriler, Ida Luciana MartinsAndrade, Arnaldo Rosa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T17:52:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68251Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T17:52:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
title O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
spellingShingle O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
Noriler, Ida Luciana Martins
title_short O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
title_full O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
title_fullStr O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
title_full_unstemmed O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
title_sort O Enfoque Externo e o Enfoque Interno Como Determinantes das Ações Estratégicas das Universidades: Um Estudo Comparativo da Furb e da Univali, SC, Brasil.
author Noriler, Ida Luciana Martins
author_facet Noriler, Ida Luciana Martins
Andrade, Arnaldo Rosa de
author_role author
author2 Andrade, Arnaldo Rosa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noriler, Ida Luciana Martins
Andrade, Arnaldo Rosa de
description Está largamente difundido na literatura especializada em gestão que a análise do ambiente externo constitui o principal determinante das ações estratégicas das organizações. Por outro lado, a teoria dos recursos e capacidades enfoque interno - vem confrontando esta abordagem, propondo uma visão alternativa, segundo a qual as estratégias devem ser formuladas a partir do estoque de recursos e capacidades internas da organização, e não a partir da análise do meio externo. O objetivo deste artigo foi o de verificar até que ponto as universidades objeto deste estudo utilizam o enfoque interno e/ou externo para a formulação de suas estratégias nas funções de ensino, pesquisa e extensão. O método de estudo foi quantitativo, e a pesquisa foi descritiva. As duas instituições objeto deste estudo foram a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Utilizou-se da entrevista estruturada como instrumento para a coleta de dados. Os dados coletados foram examinados utilizando-se a estatística descritiva. Os resultados obtidos através da análise da pesquisa aplicada junto às duas instituições objeto deste estudo permitem afirmar que não há um modelo de gestão que possa ser considerado o melhor para qualquer ocasião.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-11T17:09:38Z
2012-10-11T17:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68251
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652184734138368