Quem é Pierre Menard?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ariele Louise Barichello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160020
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
id UFSC_9ba7f329031642a040da7e6db5feb9b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160020
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Quem é Pierre Menard?OtobiografiaPierre MenardEscrita coletivaFicção e testemunhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaNeste texto, buscou-se refletir sobre o conto Pierre Menard, autor del Quijote (1939), escrito por Jorge Luis Borges e publicado pela primeira vez na revista Sur. O personagem Pierre Menard “escreve” parte do clássico de Cervantes, ele reescreve-o a seu modo, em seu contexto. Para isso, estudou-se literatura, crítica literária, história literária, biografias, autobiografias, otobiografias e filosofia da linguagem. As discussões teóricas são embasadas em Otobiografías (2009) e Demorar, Maurice Blanchot (2015), de Jacques Derrida, e Literaturas pós-autônomas (2010), de Josefina Ludmer. Dessa autora é também o texto “¿Cómo salir de Borges?” (2000), que parte da seguinte pergunta: “¿Desde dónde se podría leer a Borges para salir de él? ¿desde qué posición de lectura?”, com o qual se dialoga ao final. Compreendeu-se que o conto discute temas recorrentes na literatura ocidental, tais como a cópia, a repetição, a tradução, a ambiguidade, a anacronia e a atribuição errônea, os quais induzem à releitura com outros possíveis sentidos. Na contemporaneidade, outro tema identificado é a escrita coletiva, pois o personagem é apropriado por outros escritores, que continuam as histórias sobre a “vida” de Pierre Menard. No conto, a escuta de múltiplas vozes é também tema fundamental, primeiro porque as diferentes vozes – de autores, narradores, leitores, personagens – que compõem a narrativa, e confundem-se, não são confiáveis, despertando questões sobre ficção, testemunho e realidade, segundo porque a escuta dessa variedade de vozes mostra-se necessária para a continuidade da narrativa, o que oferece uma questão ética para discutir-se em relação à idealização de testemunhos, especialmente quando isso se refere aos processos de canonização de autores.Dans ce texte, nous avons cherché à réfléchir sur le conte Pierre Ménard, auteur du Quichotte (1939), écrit par Jorge Luis Borges et publié pour la première fois dans le magazine Sur. Le personnage du texte, Pierre Menard, “écrit” une partie du classique Don Quichotte, de Cervantes, il le réécrit à sa manière, dans son contexte. Pour cela, nous avons étudié la littérature, la critique littéraire, l’histoire littéraire, les biographies, les autobiographies, les otobiographies et la philosophie du langage. Les discussions théoriques ont pour bases les oeuvres Otobiographies (2009) et Demeure : Maurice Blanchot (2015), de Jacques Derrida, ainsi que Literaturas pós-autônomas (2010) de Josefina Ludmer, ou encore, de cette dernière auteure, du texte “¿Cómo salir de Borges?” (2000), qui débute par la question : “¿Desde dónde se podría leer a Borges para salir de él? ¿desde qué posición de lectura?”, sur lequel nous reviendrons plus tard. Il faut comprendre que le conte parle de thèmes récurrents de la littérature occidentale, comme la copie, la répétition, la traduction, l’ambiguïté, l’anachronie et l’attribution érronée, lesquelles induisent une relecture menant à d’autres sens possibles. Un autre thème contemporain peut être identifié : l’« écrit collectif », car le personnage est approprié par d’autres écrivains, qui continuent l’histoire de la “vie” de Pierre Menard. Dans le conte, l’écoute de plusieurs voix est aussi un thème fondamental, premièrement parce que les différentes voix – des écrivains, narrateurs, lecteurs, personnages – qui composent l’histoire, et s’y confondent, ne sont pas fiables, éveillant en nous des questions sur la fiction, le témoignage et la réalité, deuxièmement parce que l’écoute de ces nombreuses voix se montre nécessaire par la poursuite de l’histoire ; tout cela aboutit à la question éthique de l’idéalisation des témoignages, particulièrement quand cela se réfère aux processus de canonisation d’écrivains.Florianópolis, SCWolff, Jorge HoffmannUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Ariele Louise Barichello2016-03-29T17:45:50Z2016-03-29T17:45:50Z2016-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis38 f.application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160020porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-29T17:45:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160020Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-29T17:45:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem é Pierre Menard?
title Quem é Pierre Menard?
spellingShingle Quem é Pierre Menard?
Cunha, Ariele Louise Barichello
Otobiografia
Pierre Menard
Escrita coletiva
Ficção e testemunho
title_short Quem é Pierre Menard?
title_full Quem é Pierre Menard?
title_fullStr Quem é Pierre Menard?
title_full_unstemmed Quem é Pierre Menard?
title_sort Quem é Pierre Menard?
author Cunha, Ariele Louise Barichello
author_facet Cunha, Ariele Louise Barichello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wolff, Jorge Hoffmann
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ariele Louise Barichello
dc.subject.por.fl_str_mv Otobiografia
Pierre Menard
Escrita coletiva
Ficção e testemunho
topic Otobiografia
Pierre Menard
Escrita coletiva
Ficção e testemunho
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29T17:45:50Z
2016-03-29T17:45:50Z
2016-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160020
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f.
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652328957378560