O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199904
Resumo: Esta dissertação estuda historicamente a presença do Desenho como matéria escolar no curso primário. Tomou-se como questão norteadora do estudo: Quais as finalidades da matéria Desenho lidas nas diretivas oficiais nacionais e mineiras das décadas de 1940-1950? No recorte temporal adotado – as décadas de 1940 e 1950 – o ensino é regido pela Lei Orgânica do Ensino Primário, de 1946. O estudo se situa no campo da História da educação matemática, tomando como referenciais teóricometodológicos aportes advindos da História Cultural, e considerando-se a cultura escolar e as disciplinas ou matérias como objetos históricos. Foram examinados, além da Lei Orgânica para o Ensino Primário, os Programas em Experiência de Minas Gerais, publicados na década de 1940 e republicados até 1961. Esses Programas trouxeram o Desenho integrado às áreas de ensino, apresentado como matéria auxiliar, que aparece como atividade de expressão, observação e intuição. Assume características rudimentares, ou seja, passa a constituir um ensino consubstanciado com o caráter de iniciação aos saberes escolares; sem nada a dever aos saberes de referência. Pautado nas finalidades dadas para o ensino primário, se mostrou alinhado às matérias escolares constitutivas deste ciclo escolar – aritmética, geometria, língua pátria, história e geografia, ciências e higiene.
id UFSC_9d46710a4c17de21007b007c03f22d88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199904
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018DesenhoMatéria escolarLegislação educacionalHistória da educação matemáticaEsta dissertação estuda historicamente a presença do Desenho como matéria escolar no curso primário. Tomou-se como questão norteadora do estudo: Quais as finalidades da matéria Desenho lidas nas diretivas oficiais nacionais e mineiras das décadas de 1940-1950? No recorte temporal adotado – as décadas de 1940 e 1950 – o ensino é regido pela Lei Orgânica do Ensino Primário, de 1946. O estudo se situa no campo da História da educação matemática, tomando como referenciais teóricometodológicos aportes advindos da História Cultural, e considerando-se a cultura escolar e as disciplinas ou matérias como objetos históricos. Foram examinados, além da Lei Orgânica para o Ensino Primário, os Programas em Experiência de Minas Gerais, publicados na década de 1940 e republicados até 1961. Esses Programas trouxeram o Desenho integrado às áreas de ensino, apresentado como matéria auxiliar, que aparece como atividade de expressão, observação e intuição. Assume características rudimentares, ou seja, passa a constituir um ensino consubstanciado com o caráter de iniciação aos saberes escolares; sem nada a dever aos saberes de referência. Pautado nas finalidades dadas para o ensino primário, se mostrou alinhado às matérias escolares constitutivas deste ciclo escolar – aritmética, geometria, língua pátria, história e geografia, ciências e higiene.2019-08-16T14:59:13Z2019-08-16T14:59:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199904GARCIA, MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUNporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-16T14:59:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-16T14:59:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
title O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
spellingShingle O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
GARCIA, MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN
Desenho
Matéria escolar
Legislação educacional
História da educação matemática
title_short O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
title_full O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
title_fullStr O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
title_full_unstemmed O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
title_sort O DESENHO COMO MATÉRIA EM MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
author GARCIA, MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN
author_facet GARCIA, MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, MARIA DAS GRAÇAS SCHINNIGER ASSUN
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Matéria escolar
Legislação educacional
História da educação matemática
topic Desenho
Matéria escolar
Legislação educacional
História da educação matemática
description Esta dissertação estuda historicamente a presença do Desenho como matéria escolar no curso primário. Tomou-se como questão norteadora do estudo: Quais as finalidades da matéria Desenho lidas nas diretivas oficiais nacionais e mineiras das décadas de 1940-1950? No recorte temporal adotado – as décadas de 1940 e 1950 – o ensino é regido pela Lei Orgânica do Ensino Primário, de 1946. O estudo se situa no campo da História da educação matemática, tomando como referenciais teóricometodológicos aportes advindos da História Cultural, e considerando-se a cultura escolar e as disciplinas ou matérias como objetos históricos. Foram examinados, além da Lei Orgânica para o Ensino Primário, os Programas em Experiência de Minas Gerais, publicados na década de 1940 e republicados até 1961. Esses Programas trouxeram o Desenho integrado às áreas de ensino, apresentado como matéria auxiliar, que aparece como atividade de expressão, observação e intuição. Assume características rudimentares, ou seja, passa a constituir um ensino consubstanciado com o caráter de iniciação aos saberes escolares; sem nada a dever aos saberes de referência. Pautado nas finalidades dadas para o ensino primário, se mostrou alinhado às matérias escolares constitutivas deste ciclo escolar – aritmética, geometria, língua pátria, história e geografia, ciências e higiene.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-08-16T14:59:13Z
2019-08-16T14:59:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199904
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651942990184448