A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angulski, Cíntia Müller
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_9d5bbc5806c0b2f719954237623293be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82598
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?Educação físicaEducação físicaHistóriaCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O objetivo deste estudo foi investigar como se caracteriza a disciplina curricular de História da Educação Física nos Cursos de Formação Inicial em Educação Física, oferecidos pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais - SISTEMA ACAFE. Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, cuja abordagem qualitativa, centrou-se nos programas de ensino, na percepção dos docentes sobre a disciplina que ministram e nas orientações conceituais adotadas. Participaram do estudo sete docentes ministrantes da disciplina de História da Educação Física e oito instituições que ofertam o curso e a referida disciplina. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a análise documental dos programas de ensino e a entrevista semi-estruturada com os docentes. Na análise documental dos programas de ensino foram considerados os objetivos propostos, os conteúdos programáticos e as referências bibliográficas. Nas entrevistas semi-estruturadas, utilizou-se um roteiro com perguntas norteadoras. As inferências foram feitas através da análise qualitativa do conteúdo, que implicou na tarefa de organização, categorização e classificação dos achados. Como principais resultados obtidos constatou-se que a disciplina de História da Educação Física, nas instituições investigadas, apresentou similaridades no que se refere aos conteúdos ministrados, à bibliografia utilizada, à nomenclatura e à carga horária. Além disso, evidenciou uma despreocupação dos docentes com os programas de ensino, como um documento que norteia a disciplina. Os programas de ensino apresentaram, no que se refere aos objetivos propostos e conteúdos programáticos, um falta de coerência interna. As referências bibliográficas em alguns casos encontram-se desatualizadas e há falta de uma maior aproximação com as atuais tendências da pesquisa histórica em Educação Física. Os docentes demonstraram sua preocupação com a restrição na carga horária da disciplina, a motivação dos alunos, a desarticulação da grade curricular e propuseram a construção coletiva do currículo e o estímulo à pesquisa, como questões primordiais. Os docentes percebiam a disciplina de História da Educação Física como fundamental na formação inicial de seus alunos, para o despertar de uma consciência crítica que possibilitará a compreensão e transformação da área de atuação. Adotavam ainda, orientações conceituais críticas e priorizavam a participação ativa de seus alunos na construção do conhecimento. Utilizavam autores e obras da área da historiografia em Educação Física e demais áreas do conhecimento. Justificaram a escolha dos autores com base em suas expectativas e experiência com a disciplina em questão. O programa foi percebido pela maioria dos docentes sem vínculo direto com a prática docente. Os resultados obtidos neste estudo permitiram desvelar o comprometimento dos docentes com a disciplina, os seus desejos, preocupações e maturidade com que buscavam alternativas para superar as dificuldades e "contar a História da Educação Física".Florianópolis, SCShigunov, ViktorUniversidade Federal de Santa CatarinaAngulski, Cíntia Müller2012-10-19T16:32:21Z2012-10-19T16:32:21Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 141 f.| mapas, tabs.application/pdf188708http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:12:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82598Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:12:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
title A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
spellingShingle A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
Angulski, Cíntia Müller
Educação física
Educação física
História
Curriculos
title_short A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
title_full A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
title_fullStr A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
title_full_unstemmed A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
title_sort A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
author Angulski, Cíntia Müller
author_facet Angulski, Cíntia Müller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shigunov, Viktor
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Angulski, Cíntia Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física
História
Curriculos
topic Educação física
Educação física
História
Curriculos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T16:32:21Z
2012-10-19T16:32:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188708
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598
identifier_str_mv 188708
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 141 f.| mapas, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652340544143360