A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
id |
UFSC_9d5bbc5806c0b2f719954237623293be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82598 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história?Educação físicaEducação físicaHistóriaCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O objetivo deste estudo foi investigar como se caracteriza a disciplina curricular de História da Educação Física nos Cursos de Formação Inicial em Educação Física, oferecidos pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais - SISTEMA ACAFE. Esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, cuja abordagem qualitativa, centrou-se nos programas de ensino, na percepção dos docentes sobre a disciplina que ministram e nas orientações conceituais adotadas. Participaram do estudo sete docentes ministrantes da disciplina de História da Educação Física e oito instituições que ofertam o curso e a referida disciplina. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a análise documental dos programas de ensino e a entrevista semi-estruturada com os docentes. Na análise documental dos programas de ensino foram considerados os objetivos propostos, os conteúdos programáticos e as referências bibliográficas. Nas entrevistas semi-estruturadas, utilizou-se um roteiro com perguntas norteadoras. As inferências foram feitas através da análise qualitativa do conteúdo, que implicou na tarefa de organização, categorização e classificação dos achados. Como principais resultados obtidos constatou-se que a disciplina de História da Educação Física, nas instituições investigadas, apresentou similaridades no que se refere aos conteúdos ministrados, à bibliografia utilizada, à nomenclatura e à carga horária. Além disso, evidenciou uma despreocupação dos docentes com os programas de ensino, como um documento que norteia a disciplina. Os programas de ensino apresentaram, no que se refere aos objetivos propostos e conteúdos programáticos, um falta de coerência interna. As referências bibliográficas em alguns casos encontram-se desatualizadas e há falta de uma maior aproximação com as atuais tendências da pesquisa histórica em Educação Física. Os docentes demonstraram sua preocupação com a restrição na carga horária da disciplina, a motivação dos alunos, a desarticulação da grade curricular e propuseram a construção coletiva do currículo e o estímulo à pesquisa, como questões primordiais. Os docentes percebiam a disciplina de História da Educação Física como fundamental na formação inicial de seus alunos, para o despertar de uma consciência crítica que possibilitará a compreensão e transformação da área de atuação. Adotavam ainda, orientações conceituais críticas e priorizavam a participação ativa de seus alunos na construção do conhecimento. Utilizavam autores e obras da área da historiografia em Educação Física e demais áreas do conhecimento. Justificaram a escolha dos autores com base em suas expectativas e experiência com a disciplina em questão. O programa foi percebido pela maioria dos docentes sem vínculo direto com a prática docente. Os resultados obtidos neste estudo permitiram desvelar o comprometimento dos docentes com a disciplina, os seus desejos, preocupações e maturidade com que buscavam alternativas para superar as dificuldades e "contar a História da Educação Física".Florianópolis, SCShigunov, ViktorUniversidade Federal de Santa CatarinaAngulski, Cíntia Müller2012-10-19T16:32:21Z2012-10-19T16:32:21Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 141 f.| mapas, tabs.application/pdf188708http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:12:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82598Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:12:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
title |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
spellingShingle |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? Angulski, Cíntia Müller Educação física Educação física História Curriculos |
title_short |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
title_full |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
title_fullStr |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
title_full_unstemmed |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
title_sort |
A disciplina de História da Educação Física na formação inicial: como contar esta história? |
author |
Angulski, Cíntia Müller |
author_facet |
Angulski, Cíntia Müller |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shigunov, Viktor Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angulski, Cíntia Müller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação física História Curriculos |
topic |
Educação física Educação física História Curriculos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T16:32:21Z 2012-10-19T16:32:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188708 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598 |
identifier_str_mv |
188708 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 141 f.| mapas, tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652340544143360 |