Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84470 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_9d73391d49f225f224c63111e5788b82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84470 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educaçãoEngenharia de produçãoEnsino a distanciaModelosAprendizagemLaboratoriosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de uma proposta metodológica de aprendizagem colaborativa para a educação à distância. Para tal, buscou-se, num primeiro momento, estabelecer a conceituação de diversos termos correlatos à problemática. A construção da proposta e as pesquisas quantitativa e qualitativa desenvolveram-se em 10 turmas dos ensinos formal e não-formal no período de 1998 a 2000. Os procedimento adotados para esta pesquisa foram: a revisão bibliográfica; a construção, a implementação e o acompanhamento da proposta metodológica do laboratório on line de aprendizagem; a construção e aplicação de questionários; análise e discussão dos dados obtidos. Trabalhou-se com uma amostra não probabilística de conveniência. A partir dos resultados da pesquisa, constata-se que o laboratório on line apresenta-se como um avanço pedagógico para os programas de 3.a geração de EAD por superar as propostas tradicionais de reprodução do conhecimento, desenvolvendo no aluno uma postura autônoma de sujeito pesquisador.Florianópolis, SCBarcia, Ricardo MirandaUniversidade Federal de Santa CatarinaTorres, Patrícia Lupion2012-10-20T09:36:52Z2012-10-20T09:36:52Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisii, 193 f.| il., tabs., grafs.application/pdf188156http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84470porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:48:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84470Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:48:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
title |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
spellingShingle |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação Torres, Patrícia Lupion Engenharia de produção Ensino a distancia Modelos Aprendizagem Laboratorios |
title_short |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
title_full |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
title_fullStr |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
title_full_unstemmed |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
title_sort |
Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação |
author |
Torres, Patrícia Lupion |
author_facet |
Torres, Patrícia Lupion |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barcia, Ricardo Miranda Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Patrícia Lupion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Modelos Aprendizagem Laboratorios |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Modelos Aprendizagem Laboratorios |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T09:36:52Z 2012-10-20T09:36:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188156 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84470 |
identifier_str_mv |
188156 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 193 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652381161783296 |