Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mahnic, Chayne de Lima Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229347
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.
id UFSC_9da4ee7a13d4c3c6c5fb41cd2e872bbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229347
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da CiênciaAdministraçãoProfessorasInstituições de ensinoEnsino superiorUniversidades e faculdades particularesAdministraçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.Este estudo buscou compreender, com base na Sociologia da Ciência, a configuração da área de atuação profissional e a ação dos docentes em Administração nas instituições de ensino superior privadas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores que estão atuando nesse tipo de instituição e com os ex-professores dessas escolas, que hoje estão inseridos em IES públicas ou possuem outras atividades profissionais. As entrevistas foram realizadas nos municípios de Florianópolis (SC) e de Londrina (PR). Também foram utilizados alguns documentos. Como este estudo é pragmatista, a análise de dados foi realizada de acordo com os operadores analíticos que provieram dos dados ? perfil dos atores; ação/efeitos; e impactos da profissão ? e com o apoio teórico, principalmente, da Sociologia da Ciência e da Sociologia Pragmatista Francesa. Os resultados demonstraram que as IES privadas constituem um campo de atuação específico e distinto, visto que, em alguns aspectos, a ação e a interação dos atores são diferentes das escolas públicas e das escolas privadas com pósgraduação stricto sensu. De modo geral, a descrição da ação do professor de Administração nas modalidades de ensino presencial e virtual (EAD) evidenciou que esse profissional atua essencialmente no ensino, possui uma carga horária de trabalho variável e uma elevada carga horária não oficial, e não se considera especialista em uma área da Administração. O seu trabalho é individual, sem diálogo com os outros docentes e com o campo, além da sua ação ser padronizada e ?voltada para o mercado de trabalho?. A configuração profissional dos entrevistados revelou uma dimensão marcante do ?ethos? da profissão em IES privada: a maioria dos profissionais concilia/conciliava a docência com outras atividades, ou seja, eles não se dedicam totalmente à atividade docente ou à instituição privada. Também foram relatados os principais impactos da profissão na vida pessoal dos docentes, como, por exemplo, problemas de saúde, ansiedade, estresse, medo, privação de momentos com familiares, entre outros, que resultam tanto da carga horária de trabalho não oficial quanto da instabilidade da carreira. Por fim, foram analisados os efeitos das inter-relações entre o ambiente, os contextos e a dinâmica situacional no campo de atuação dos docentes. Evidencia-se que, apesar dos atores públicos (re)delinearem o campo através de políticas públicas que propiciaram a expansão das IES privadas, são as práticas dos atores privados (empresários e gestores) que criam e cristalizam a dinâmica do setor ao longo do tempo. A padronização do ensino superior limita a ação dos docentes, mas os profissionais possuem objetivos específicos, estratégias, lógicas de ação e utilizam a estrutura para benefício próprio. Observa-se, com base nos entrevistados deste estudo, que os docentes das escolas privadas experienciam as mesmas condições de trabalho de outros profissionais das organizações do setor competitivo, como flexibilidade e curto prazo, incerteza/insegurança da profissão, instituídas pelo novo capitalismo.Abstract: This study sought to understand, based on the Sociology of Science, the configuration of the area of professional practice and the action of Administration professors in private higher education institutions. For this, semi-structured interviews were conducted with teachers who are working in this type of institution and with former teachers of these schools, who are currently inserted in public HEIs or have other professional activities. The interviews were carried out in the cities of Florianópolis (SC) and Londrina (PR). Some documents were also used. As this study is pragmatist, the data analysis was carried out according to the analytical operators that came from the data ? profile of actors; action/effects; and impacts of the profession ? and with theoretical support, mainly, from the Sociology of Science and French Pragmatist Sociology. The results showed that private HEIs constitute a specific and distinct field of action, since, in some aspects, the action and interaction of actors are different from public schools and private schools with stricto sensu postgraduate studies. In general, the description of the action of the Administration teacher in the modalities of on-site and virtual teaching (EAD) showed that this professional works essentially in teaching, has a variable workload and a high unofficial workload, and does not consider specialist in an area of Administration. His work is individual, without dialogue with other professors and with the field, in addition to his action being standardized and ?oriented to the labor market?. The professional configuration of the interviewees revealed a remarkable dimension of the ?ethos? of the profession in private HEI: most professionals reconciles/reconciled teaching with other activities, that is, they are not fully dedicated to the teaching activity or to the private institution. The main impacts of the profession on the personal lives of teachers were also reported, such as health problems, anxiety, stress, fear, lack of time with family members, among others, which result from both the unofficial workload and the career instability. Finally, the effects of the interrelationships between the environment, contexts and situational dynamics in the field of activity of teachers were analyzed. It is evident that, although public actors (re)delineate the field through public policies that allowed the expansion of private HEIs, it is the practices of private actors (entrepreneurs and managers) that create and crystallize the dynamics of the sector over time. The standardization of higher education limits the actions of teachers, but professionals have specific objectives, strategies, action logic and use the structure for their own benefit. Based on the interviewees in this study, it is observed that teachers from private schools experience the same working conditions as other professionals from organizations in the competitive sector, such as flexibility and short term, uncertainty/insecurity in the profession, instituted by the new capitalism.Oliveira, Mauricio Roque Serva deUniversidade Federal de Santa CatarinaMahnic, Chayne de Lima Pereira2021-10-14T19:32:39Z2021-10-14T19:32:39Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis241 p.| il., gráfs. tabs.application/pdf373016https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229347porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:32:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229347Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:32:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
title Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
spellingShingle Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
Mahnic, Chayne de Lima Pereira
Administração
Professoras
Instituições de ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades particulares
Administração
title_short Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
title_full Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
title_fullStr Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
title_full_unstemmed Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
title_sort Ser professor de Administração em instituições privadas: uma análise com base na Sociologia da Ciência
author Mahnic, Chayne de Lima Pereira
author_facet Mahnic, Chayne de Lima Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mauricio Roque Serva de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mahnic, Chayne de Lima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Professoras
Instituições de ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades particulares
Administração
topic Administração
Professoras
Instituições de ensino
Ensino superior
Universidades e faculdades particulares
Administração
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:32:39Z
2021-10-14T19:32:39Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373016
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229347
identifier_str_mv 373016
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 241 p.| il., gráfs. tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652242179325952