O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850 |
Resumo: | Ao longo do século XX, surgiram movimentos que almejaram reestruturar a Universidade no mundo e no Brasil, por exemplo, o movimento da Universidade Nova e o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais). Dentre os diversos objetivos do REUNI, destacam-se a criação de estratégias para ampliação do acesso e permanência na Universidade, consolidação de políticas educacionais nacionais de expansão do ensino superior público, entre outros. Tendo em vista se tratar de um programa relativamente novo, como também tendo observado que a maioria das universidades federais aderiu ao REUNI, torna-se necessário um estudo que contemple os seus aspectos em maior profundidade. Portanto, o presente artigo apresenta um estudo do estado da arte acerca das publicações sobre o REUNI, buscando explanar tudo que vem sendo discutido no meio científico sobre o programa. A partir de uma busca em três bases de dados eletrônicas, concluiu-se que foram encontrados poucos artigos científicos sobre o REUNI que o descrevessem em profundidade, o que revela uma falta de produção científica sobre o tema. Além disso, o que já existe contempla muito pouco resultados do REUNI nas universidades, dificultando uma avaliação consistente do programa, até para justificar a sua continuidade como política permanente. |
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Ao longo do século XX, surgiram movimentos que almejaram reestruturar a Universidade no mundo e no Brasil, por exemplo, o movimento da Universidade Nova e o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais). Dentre os diversos objetivos do REUNI, destacam-se a criação de estratégias para ampliação do acesso e permanência na Universidade, consolidação de políticas educacionais nacionais de expansão do ensino superior público, entre outros. Tendo em vista se tratar de um programa relativamente novo, como também tendo observado que a maioria das universidades federais aderiu ao REUNI, torna-se necessário um estudo que contemple os seus aspectos em maior profundidade. Portanto, o presente artigo apresenta um estudo do estado da arte acerca das publicações sobre o REUNI, buscando explanar tudo que vem sendo discutido no meio científico sobre o programa. A partir de uma busca em três bases de dados eletrônicas, concluiu-se que foram encontrados poucos artigos científicos sobre o REUNI que o descrevessem em profundidade, o que revela uma falta de produção científica sobre o tema. Além disso, o que já existe contempla muito pouco resultados do REUNI nas universidades, dificultando uma avaliação consistente do programa, até para justificar a sua continuidade como política permanente. |
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