O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Carolinne Montes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Rafaela Alves Quadros de, Fontes, Cláudia Pereira, Pinheiro, Ilurdes Alves, Véras, Renata Meira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850
Resumo: Ao longo do século XX, surgiram movimentos que almejaram reestruturar a Universidade no mundo e no Brasil, por exemplo, o movimento da Universidade Nova e o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais). Dentre os diversos objetivos do REUNI, destacam-se a criação de estratégias para ampliação do acesso e permanência na Universidade, consolidação de políticas educacionais nacionais de expansão do ensino superior público, entre outros. Tendo em vista se tratar de um programa relativamente novo, como também tendo observado que a maioria das universidades federais aderiu ao REUNI, torna-se necessário um estudo que contemple os seus aspectos em maior profundidade. Portanto, o presente artigo apresenta um estudo do estado da arte acerca das publicações sobre o REUNI, buscando explanar tudo que vem sendo discutido no meio científico sobre o programa. A partir de uma busca em três bases de dados eletrônicas, concluiu-se que foram encontrados poucos artigos científicos sobre o REUNI que o descrevessem em profundidade, o que revela uma falta de produção científica sobre o tema. Além disso, o que já existe contempla muito pouco resultados do REUNI nas universidades, dificultando uma avaliação consistente do programa, até para justificar a sua continuidade como política permanente.
id UFSC_9da9f2cc50913b0bdd2d41bda2ce5e41
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114850
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNIAo longo do século XX, surgiram movimentos que almejaram reestruturar a Universidade no mundo e no Brasil, por exemplo, o movimento da Universidade Nova e o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais). Dentre os diversos objetivos do REUNI, destacam-se a criação de estratégias para ampliação do acesso e permanência na Universidade, consolidação de políticas educacionais nacionais de expansão do ensino superior público, entre outros. Tendo em vista se tratar de um programa relativamente novo, como também tendo observado que a maioria das universidades federais aderiu ao REUNI, torna-se necessário um estudo que contemple os seus aspectos em maior profundidade. Portanto, o presente artigo apresenta um estudo do estado da arte acerca das publicações sobre o REUNI, buscando explanar tudo que vem sendo discutido no meio científico sobre o programa. A partir de uma busca em três bases de dados eletrônicas, concluiu-se que foram encontrados poucos artigos científicos sobre o REUNI que o descrevessem em profundidade, o que revela uma falta de produção científica sobre o tema. Além disso, o que já existe contempla muito pouco resultados do REUNI nas universidades, dificultando uma avaliação consistente do programa, até para justificar a sua continuidade como política permanente.2013-12-18T17:34:10Z2013-12-18T17:34:10Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850Baptista, Carolinne MontesAraújo, Rafaela Alves Quadros deFontes, Cláudia PereiraPinheiro, Ilurdes AlvesVéras, Renata Meiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:16:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114850Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:16:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
title O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
spellingShingle O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
Baptista, Carolinne Montes
title_short O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
title_full O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
title_fullStr O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
title_full_unstemmed O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
title_sort O ESTADO DA ARTE SOBRE O REUNI
author Baptista, Carolinne Montes
author_facet Baptista, Carolinne Montes
Araújo, Rafaela Alves Quadros de
Fontes, Cláudia Pereira
Pinheiro, Ilurdes Alves
Véras, Renata Meira
author_role author
author2 Araújo, Rafaela Alves Quadros de
Fontes, Cláudia Pereira
Pinheiro, Ilurdes Alves
Véras, Renata Meira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Carolinne Montes
Araújo, Rafaela Alves Quadros de
Fontes, Cláudia Pereira
Pinheiro, Ilurdes Alves
Véras, Renata Meira
description Ao longo do século XX, surgiram movimentos que almejaram reestruturar a Universidade no mundo e no Brasil, por exemplo, o movimento da Universidade Nova e o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais). Dentre os diversos objetivos do REUNI, destacam-se a criação de estratégias para ampliação do acesso e permanência na Universidade, consolidação de políticas educacionais nacionais de expansão do ensino superior público, entre outros. Tendo em vista se tratar de um programa relativamente novo, como também tendo observado que a maioria das universidades federais aderiu ao REUNI, torna-se necessário um estudo que contemple os seus aspectos em maior profundidade. Portanto, o presente artigo apresenta um estudo do estado da arte acerca das publicações sobre o REUNI, buscando explanar tudo que vem sendo discutido no meio científico sobre o programa. A partir de uma busca em três bases de dados eletrônicas, concluiu-se que foram encontrados poucos artigos científicos sobre o REUNI que o descrevessem em profundidade, o que revela uma falta de produção científica sobre o tema. Além disso, o que já existe contempla muito pouco resultados do REUNI nas universidades, dificultando uma avaliação consistente do programa, até para justificar a sua continuidade como política permanente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T17:34:10Z
2013-12-18T17:34:10Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652167235502080