MODELO ESTATÍSTICO DE ANÁLISE NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: Apresentando um Recorte do Desempenho Docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116284 |
Resumo: | A avaliação interna é importante como prestação de contas, visto que as universidades são responsáveis pela satisfação das necessidades e dos desafios da sociedade a que servem. Acrescente-se a estes aspectos, a responsabilidade que a universidade tem diante de si mesma pela qualidade da docência. A auto-avaliação da universidade implica na participação de toda a comunidade acadêmica, que formula um juízo sobre o valor de sua qualidade institucional, deixando transparecer seus êxitos, fracassos, pretensões e circunstâncias que são subjacentes ao seu cotidiano, podendo ser direcionada para o caráter formativo ou somativo, ou ainda para ambos. A avaliação interna trabalha em uma perspectiva institucional, elaborando diagnósticos das dimensões e variáveis que interferem na qualidade do ensino: a infra-estrutura a organização didático-pedagógica, o desempenho discente e docente. Esta última dimensão é objeto de estudo neste trabalho. Na qual a ação docente é um de seus elementos e, embora não seja, em si, um processo direto de formação docente, pode-se converter em um revitalizador e catalisador da docência. Pode parecer estranho analisar isoladamente, neste trabalho, a ação docente, avaliada pelo discente, dentro de um contexto amplo do processo avaliativo. Todavia, se bem aquilatada a questão, sabe-se que a qualidade da Instituição de Ensino Superior (IES) passa fortemente pelo nível igualmente qualitativo dos seus formadores. Se considerarmos que a qualidade está representada pelo professor, nada mais engrandecedor para uma instituição de ensino superior do que investir na qualificação de seus recursos humanos pois, assim ocorrendo, a promoção do desenvolvimento da ciência e da tecnologia certamente acontecerão, com maior probabilidade, por acréscimo. O processo de avaliação docente deve, através do autoconhecimento crítico, analisar os itens de desempenho de forma simultânea, utilizando-os como orientação para a tomada de decisões e visando à qualidade da instituição. Para tanto, sugere-se o uso de uma metodologia de análise capaz de enfocar, simultaneamente, aspectos específicos, por exemplo, titulação docente, carga horária, assiduidade, ética, dentro de um referencial mais amplo do desempenho docente. Gerar uma visão, ao mesmo tempo, particular e geral do docente auxilia à instituição em aspectos centrais, beneficiando a construção de novos rumos que visem à qualidade da formação humana oferecida. Portanto, o processo de Avaliar não se constitui num momento isolado ou um modismo do momento atual, mas sim, num compromisso assumido diante da comunidade interna e externa, tendo em vista a melhoria qualitativa dos serviços prestados. |
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