Áreas protegidas e propriedades rurais: contribuições ecológicas de um método de recuperação de áreas degradadas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174479 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia. |
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Áreas protegidas e propriedades rurais: contribuições ecológicas de um método de recuperação de áreas degradadascolonização biológicasucessão ecológicafacilitaçãoRural Environmental Registryecological successionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.Diante do cenário mundial frente à degradação ambiental, políticas públicas como o Cadastro Ambiental Rural contribuem para a conservação da natureza, necessitando-se de práticas agrícolas que subsidiem agricultores e técnicos extensionistas na recuperação de áreas com passivo ambiental da propriedade agrícola. O objetivo desse trabalho foi avaliar o Método Camping de Recuperação de Áreas Degradadas, a partir do levantamento florístico e de indicadores ecológicos de diversidade, a fim de inferir sobre sua contribuição aos processos que desencadeiam a sucessão ecológica. O experimento foi conduzido em área anexa ao Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, Santa Catarina. Foram avaliados três fragmentos da paisagem: área 1, chamada de mancha de fertilidade e manejada com o Método Camping; a segunda área sofreu corte raso de Pinus elliottii; a área 3 não sofreu interferência sendo a área controle. Foram analisados o Valor de Cobertura, a riqueza, a equabilidade e a diversidade de cada comunidade. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa para as variáveis analisadas entre T1 e T2; T3 apresentou uniformidade na riqueza com apenas uma espécie dominante. Conclui-se que o método analisado é promissor em recuperar áreas degradadas por apresentar espécies chave para impulsionar a sucessão ecológicaIn view of the world scenario of environmental degradation, public policies such as the Rural Environmental Registry contribute to nature conservation, Agricultural practices are needed to help farmers and extension agents in the restoration of areas with environmental damage. The objective of this work was to evaluate the Campground Method of Recuperation of Degraded Areas, with a botanical survey and use of ecological indicators of diversity, in order to understand the processes that contribute to ecological succession. The experiment was conducted in an area adjacent to the Campground of the State Park of Rio Vermelho, in Florianópolis, Santa Catarina. Three fragments of the landscape were evaluated: area 1, called a fertility spot and managed with the Campground Method; The second area was a clear-cut of Pinus elliottii; Area 3 did not suffer interference being the control area. Ground cover, species wealth, equability and diversity of each community were analyzed. The results showed that there was no significant difference for the variables analyzed between T1 and T2; T3 showed uniformity in richness with only one dominant species. The Campground method is promising in recovering degraded areas by favoring key species to boost ecological successionMiller, Paul Richard MomsenUniversidade Federal de Santa CatarinaTrivella, Renato Barretto Barbosa2017-04-04T14:15:32Z2017-04-04T14:15:32Z2017-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis21 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174479Florianópolis, SC.porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-04T14:15:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174479Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-04T14:15:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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