Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105313 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_9e3024825dc3bcefe4a6c7a927f33842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105313 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTSFísica - estudo e ensinoCiências naturaisReatores nuclearesTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Este trabalho apresenta uma pesquisa a respeito da aplicação de um modulo de ensino que teve como objetivo investigar as possibilidades didáticas do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em uma turma de Ensino Médio em uma escola estadual de Santa Catarina. 0 módulo tinha como característica o envolvimento pessoal dos alunos em atividades motivadoras, fugindo das aulas expositivas tradicionais. A idéia que fundamenta o enfoque CTS é a de que conceitos científicos e suas aplicações tecnológicas, bem como suas relações com o social, podem ser melhor explorados conjuntamente, contribuindo para uma melhor formação do aluno enquanto cidadão. A energia nuclear foi o tema escolhido para integrar os conceitos científicos tecnológicos e sociais ligados A. produção de energia elétrica. 0 trabalho desenvolveu-se no Colégio Estadual Professor Henrique da Silva Fontes, na cidade de Rio do Sul. A execução se deu durante o segundo semestre do ano letivo de 2000. Como resultado pode-se destacar o aumento da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas, a boa aceitação da proposta por parte dos alunos e a atenção despertada pelo terna escolhido. A experiência educacional descrita neste trabalho também aproximou o conhecimento da fisica nuclear aos alunos do ensino médio.Zylbersztajn, ArdenUniversidade Federal de Santa CatarinaPoffo, Albertina2013-10-14T13:46:58Z2013-10-14T13:46:58Z2013-10-142001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105313porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-02T17:45:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105313Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-02T17:45:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
title |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
spellingShingle |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS Poffo, Albertina Física - estudo e ensino Ciências naturais Reatores nucleares |
title_short |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
title_full |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
title_fullStr |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
title_full_unstemmed |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
title_sort |
Ensinando energia nuclear: um módulo baseado no enfoque CTS |
author |
Poffo, Albertina |
author_facet |
Poffo, Albertina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zylbersztajn, Arden Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poffo, Albertina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Ciências naturais Reatores nucleares |
topic |
Física - estudo e ensino Ciências naturais Reatores nucleares |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-10-14T13:46:58Z 2013-10-14T13:46:58Z 2013-10-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105313 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
83 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652164743036928 |