A posição axiológica do jornal escolar O colegial (1945-50) acerca das práticas de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Tânia Maria Barroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186181
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
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spelling A posição axiológica do jornal escolar O colegial (1945-50) acerca das práticas de leituraLingüísticaLeituraJornaisAnálise do discursoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.Nesta pesquisa temos como objetivo investigar as finalidades e os valores da leitura discursivizados no jornal escolar O COLEGIAL, a partir da perspectiva social e histórica do Círculo de Bakhtin, no âmbito da Linguística Aplicada. Os dados são compostos pelas seis edições anuais do jornal escolar O COLEGIAL ? Órgão dos alunos do Colégio Catarinense ? publicadas pelo Colégio Catarinense no período de 1945 a 1950, em Florianópolis, Santa Catarina. Dessas edições (Anos I, II, III, IV, V e VI), nosso recorte corresponde a 25 textos (vinte e cinco) desses exemplares que se encontram no acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC). Com base no percurso metodológico que parte da dimensão histórica, analisamos os discursos da época de publicação do jornal escolar O COLEGIAL (1945-1950) para compreender o cronotopo em que esta publicação estava inserida. A partir de pesquisa sobre a história das ideias pedagógicas na educação brasileira (SAVIANI, 2013, 2015), analisamos os discursos oficial e pedagógico que incidiam sobre o ensino secundário nas décadas de 30 a 50 do século XX. Em seguida, discorremos sobre os já-ditos em relação ao Colégio Catarinense e às pedagogias tradicional e renovadora (DALLABRIDA, 2001, 2006; SOUZA, 2005). Situada essa dimensão histórica mais ampla, buscamos compreender a dimensão social específica, a leitura no ensino secundário brasileiro (RAZINI, 2000) e as concepções de leitura da época. Com esses conhecimentos, iniciamos a descrição do jornal escolar O COLEGIAL para, em seguida, analisar os dados. Como resultados, observamos que a leitura é concebida primeiramente como decifração, principalmente nos textos que tematizam a alfabetização de jovens e adultos no Estado de Santa Catarina, e como decodificação nos demais. Essa concepção em vigor na época, na esfera escolar, influenciou as práticas de ensino de língua portuguesa no Colégio Catarinense. A análise dos apontou para a predominância de dois discursos sobre a leitura, a saber: 1. Ler para a formação intelectual e moral; 2. Ler para a formação educacional. Em relação às práticas de ensino discursivizadas no jornal escolar O COLEGIAL, os discursos predominantes são dois: 1. A leitura precede a escrita de textos; 2. A leitura é a condição essencial para a produção de textos orais e escritos. Os enunciados analisados indicam que o ensino de leitura partia do texto escrito indicado pelos professores para a realização de tarefas escolares, como a redação (dissertação, narrativa e descrição). De modo que a leitura concebida era a literária, lê-se também para a escrita dos gêneros da esfera literária (biografias, fábulas, contos, poemas, etc.), que poderiam ser publicados em O COLEGIAL, e para estabelecer contato com outros jornais e revistas literárias. As ideologias no jornal escolar O COLEGIAL (1945-1950) foram as de que a leitura aprimora a inteligência, humaniza, edifica o mundo interior, sendo uma forma de ação no mundo. Nesses discursos, depreendemos os seguintes valores em relação dialógica de oposição: leitura profunda x amena; leitura útil, boa, recomendada, instrutiva x leitura inútil, ruim, destrutiva e leituras perniciosas. Esses discursos revelaram a posição axiológica do jornal escolar O COLEGIAL, de que a leitura era um dos meios para a formação ideológica dos estudantes na doutrina social cristã.Abstract : The present research aims to investigate the purposes and values of discursive reading in the school newspaper O COLEGIAL from social and historical perspectives of Bakhtin Circle, in the scope of Applied Linguistics. The data are composed of six annual editions of the school newspaper O COLEGIAL - The students? organ of Colégio Catarinense - and published from 1945 to 1950 in Florianópolis - Santa Catarina State, Brazil. From such editions (Years I, II, III, IV, V and VI), the cut corresponds to 25 texts of these copies that are in the collection of the Public Library of the State of Santa Catarina (BPSC). Based on the methodological path that starts from the historical dimension, it is possible to analyze discourses of the publishing period of the school newspaper O COLEGIAL (1945-1950) to understand the chronotope in which the publication was inserted. From a research on the history of pedagogical ideas in the Brazilian education (SAVIANI, 2013, 2015), it was possible to analyze the official and pedagogical discourses that focused on secondary education, in the 1930s and 1950s. Then, there is a discussion regarding the Colégio Catarinense along with traditional and renewing pedagogies (DALLABRIDA, 2001, 2006; SOUZA, 2005). After setting such a broader historical dimension, the authors seek to understand the particular social aspect about reading in the Brazilian high-school education (RAZINI, 2000) and the reading conceptions of that time. With such knowledge, the authors began the school newspaper description O COLEGIAL, and then, they analyzed the data. Thus, it is possible to observe that reading is primarily conceived as a deciphering, especially in texts focusing on youths and adults literacy in the State of Santa Catarina, and as decoding in the others. That conception in force at the time, in the school sphere, influenced the teaching practices of the Portuguese language in the Colégio Catarinense. The analysis pointed to the predominance of two discourses on reading, namely: 1) Reading for intellectual training, moral and spiritual training, and 2) Reading for educational background. Regarding the discursive teaching practices in the school newspaper O COLEGIAL, there are two dominant discourses. 1) Reading precedes texts writing. 2) Reading is the essential condition for the production of texts writing. The analyzed statements indicate that reading teaching started from the written text mentioned by the teachers for the accomplishment of school tasks like writing (summary, dissertation, narrative and description). Since literary reading was the conceived reading, it is also read for genres writing of the literary sphere (biographies, fables, short stories, poems, etc.) that could be published in O COLEGIAL, and also, to establish a contact with other literary newspapers and magazines. The ideologies in the school newspaper O COLEGIAL (1945-1950) were that reading improves intelligence, humanizes, builds the inner world and is an action form in the world. In such discourses, there were the following values in the dialogical relation of opposition: deep reading x balmy; useful, good, recommended and instructive reading x useless, harmful, destructive and pernicious reading. These discourses revealed the axiological position of the school newspaper O COLEGIAL that reading was one of the means for the ideological training of students in the Christian social doctrine.Rodrigues, Rosângela HammesUniversidade Federal de Santa CatarinaRuiz, Tânia Maria Barroso2018-05-11T17:26:30Z2018-05-11T17:26:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis253 p.| il.application/pdf351547https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186181porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:26:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186181Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:26:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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