Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
id |
UFSC_9ec41258b4ae445e493c008e55043612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222878 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Eraldo Gonçalves daFlach, LeonardoMattos, Luísa Karam de2021-05-11T14:55:48Z2021-05-11T14:55:48Z2018-08-12https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.Esta pesquisa tem por objetivo analisar a correlação entre a carteira de crédito da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) com os investimentos em propaganda e publicidade alocados pela instituição e se o comportamento da carteira de crédito responde à evolução do PIB. Para isso, aplicou-se como método de pesquisa a estatística multivariada, com o auxílio do software GRETL para o desenvolvimento de tabelas, gráficos, testes de normalidade nas variáveis, análises de correlação e regressão dos dados. Os microdados originais compilados tratam de uma série temporal mensal, no período compreendido entre janeiro de 2011 e setembro de 2017, totalizando 81 meses. Os valores dos investimentos mensais em propaganda e publicidade foram extraídos do fluxo de caixa do Badesc. Os valores mensais da carteira de crédito foram extraídos do Balanço Patrimonial do Badesc. Os dados mensais do Produto Interno Bruto (PIB) foram coletados no site do IpeaData, pois o IBGE apresenta apenas os indicadores trimestrais. Os resultados revelam que os investimentos direcionados a propaganda e publicidade apresentam um determinado impacto sobre os resultados da agência de fomento. Contudo, a evolução do PIB tem uma participação muito maior na composição deste indicador. O gráfico de série temporal demonstrou que houve grande volatilidade na carteira de crédito do Badesc nos últimos anos.17Florianópolis, SCCarteira de créditoPropagandaPublicidadeMarketingAgência de FomentoGastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALVersao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdfVersao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdfapplication/pdf751037https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/1/Versao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdf4a48034d94d1b9f1c768293cda8c1f5cMD51123456789/2228782021-05-11 11:55:49.11oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222878Vm9jw6ogdGVtIGEgbGliZXJkYWRlIGRlOiBDb21wYXJ0aWxoYXIg4oCUIGNvcGlhciwgZGlzdHJpYnVpciBlIHRyYW5zbWl0aXIgYSBvYnJhLiBSZW1peGFyIOKAlCBjcmlhciBvYnJhcyBkZXJpdmFkYXMuClNvYiBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6IEF0cmlidWnDp8OjbyDigJQgVm9jw6ogZGV2ZSBjcmVkaXRhciBhIG9icmEgZGEgZm9ybWEgZXNwZWNpZmljYWRhIHBlbG8gYXV0b3Igb3UgbGljZW5jaWFudGUgKG1hcyBuw6NvIGRlIG1hbmVpcmEgcXVlIHN1Z2lyYSBxdWUgZXN0ZXMgY29uY2VkZW0gcXVhbHF1ZXIgYXZhbCBhIHZvY8OqIG91IGFvIHNldSB1c28gZGEgb2JyYSkuIFVzbyBuw6NvLWNvbWVyY2lhbCDigJQgVm9jw6ogbsOjbyBwb2RlIHVzYXIgZXN0YSBvYnJhIHBhcmEgZmlucyBjb21lcmNpYWlzLgpGaWNhbmRvIGNsYXJvIHF1ZTogUmVuw7puY2lhIOKAlCBRdWFscXVlciBkYXMgY29uZGnDp8O1ZXMgYWNpbWEgcG9kZSBzZXIgcmVudW5jaWFkYSBzZSB2b2PDqiBvYnRpdmVyIHBlcm1pc3PDo28gZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuIERvbcOtbmlvIFDDumJsaWNvIOKAlCBPbmRlIGEgb2JyYSBvdSBxdWFscXVlciBkZSBzZXVzIGVsZW1lbnRvcyBlc3RpdmVyIGVtIGRvbcOtbmlvIHDDumJsaWNvIHNvYiBvIGRpcmVpdG8gYXBsaWPDoXZlbCwgZXN0YSBjb25kacOnw6NvIG7Do28gw6ksIGRlIG1hbmVpcmEgYWxndW1hLCBhZmV0YWRhIHBlbGEgbGljZW7Dp2EuIE91dHJvcyBEaXJlaXRvcyDigJQgT3Mgc2VndWludGVzIGRpcmVpdG9zIG7Do28gc8OjbywgZGUgbWFuZWlyYSBhbGd1bWEsIGFmZXRhZG9zIHBlbGEgbGljZW7Dp2E6IExpbWl0YcOnw7VlcyBlIGV4Y2XDp8O1ZXMgYW9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIG91IHF1YWlzcXVlciB1c29zIGxpdnJlcyBhcGxpY8OhdmVpczsgT3MgZGlyZWl0b3MgbW9yYWlzIGRvIGF1dG9yOyBEaXJlaXRvcyBxdWUgb3V0cmFzIHBlc3NvYXMgcG9kZW0gdGVyIHNvYnJlIGEgb2JyYSBvdSBzb2JyZSBhIHV0aWxpemHDp8OjbyBkYSBvYnJhLCB0YWlzIGNvbW8gZGlyZWl0b3MgZGUgaW1hZ2VtIG91IHByaXZhY2lkYWRlLiBBdmlzbyDigJQgUGFyYSBxdWFscXVlciByZXV0aWxpemHDp8OjbyBvdSBkaXN0cmlidWnDp8Ojbywgdm9jw6ogZGV2ZSBkZWl4YXIgY2xhcm8gYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgdGVybW9zIGRhIGxpY2Vuw6dhIGEgcXVlIHNlIGVuY29udHJhIHN1Ym1ldGlkYSBlc3RhIG9icmEuIEEgbWVsaG9yIG1hbmVpcmEgZGUgZmF6ZXIgaXNzbyDDqSBjb20gdW0gbGluayBwYXJhIGVzdGEgcMOhZ2luYS4KTGljZW7Dp2EgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucyAtIGh0dHA6Ly9jcmVhdGl2ZWNvbW1vbnMub3JnL2xpY2Vuc2VzL2J5LW5jLzMuMC9ici8KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-11T14:55:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
title |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
spellingShingle |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina Silva, Eraldo Gonçalves da Carteira de crédito Propaganda Publicidade Marketing Agência de Fomento |
title_short |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
title_full |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
title_fullStr |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
title_sort |
Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina |
author |
Silva, Eraldo Gonçalves da |
author_facet |
Silva, Eraldo Gonçalves da |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eraldo Gonçalves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flach, Leonardo |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Mattos, Luísa Karam de |
contributor_str_mv |
Flach, Leonardo Mattos, Luísa Karam de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carteira de crédito Propaganda Publicidade Marketing Agência de Fomento |
topic |
Carteira de crédito Propaganda Publicidade Marketing Agência de Fomento |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-11T14:55:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-11T14:55:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/1/Versao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 4a48034d94d1b9f1c768293cda8c1f5c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805461207613440 |