Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eraldo Gonçalves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.
id UFSC_9ec41258b4ae445e493c008e55043612
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222878
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Eraldo Gonçalves daFlach, LeonardoMattos, Luísa Karam de2021-05-11T14:55:48Z2021-05-11T14:55:48Z2018-08-12https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.Esta pesquisa tem por objetivo analisar a correlação entre a carteira de crédito da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) com os investimentos em propaganda e publicidade alocados pela instituição e se o comportamento da carteira de crédito responde à evolução do PIB. Para isso, aplicou-se como método de pesquisa a estatística multivariada, com o auxílio do software GRETL para o desenvolvimento de tabelas, gráficos, testes de normalidade nas variáveis, análises de correlação e regressão dos dados. Os microdados originais compilados tratam de uma série temporal mensal, no período compreendido entre janeiro de 2011 e setembro de 2017, totalizando 81 meses. Os valores dos investimentos mensais em propaganda e publicidade foram extraídos do fluxo de caixa do Badesc. Os valores mensais da carteira de crédito foram extraídos do Balanço Patrimonial do Badesc. Os dados mensais do Produto Interno Bruto (PIB) foram coletados no site do IpeaData, pois o IBGE apresenta apenas os indicadores trimestrais. Os resultados revelam que os investimentos direcionados a propaganda e publicidade apresentam um determinado impacto sobre os resultados da agência de fomento. Contudo, a evolução do PIB tem uma participação muito maior na composição deste indicador. O gráfico de série temporal demonstrou que houve grande volatilidade na carteira de crédito do Badesc nos últimos anos.17Florianópolis, SCCarteira de créditoPropagandaPublicidadeMarketingAgência de FomentoGastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALVersao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdfVersao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdfapplication/pdf751037https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/1/Versao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdf4a48034d94d1b9f1c768293cda8c1f5cMD51123456789/2228782021-05-11 11:55:49.11oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-11T14:55:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
title Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
spellingShingle Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
Silva, Eraldo Gonçalves da
Carteira de crédito
Propaganda
Publicidade
Marketing
Agência de Fomento
title_short Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
title_full Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
title_fullStr Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
title_sort Gastos com propaganda, publicidade e seus retornos efetivos: a análise de uma Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina
author Silva, Eraldo Gonçalves da
author_facet Silva, Eraldo Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eraldo Gonçalves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flach, Leonardo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Mattos, Luísa Karam de
contributor_str_mv Flach, Leonardo
Mattos, Luísa Karam de
dc.subject.por.fl_str_mv Carteira de crédito
Propaganda
Publicidade
Marketing
Agência de Fomento
topic Carteira de crédito
Propaganda
Publicidade
Marketing
Agência de Fomento
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-11T14:55:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-11T14:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 17
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/222878/1/Versao_do_Artigo_Publicado-TCC-Eraldo_assinado.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
4a48034d94d1b9f1c768293cda8c1f5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805461207613440