Análise dos processos de transferência de conhecimentos na área de gestão de pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furigo, Neusa Pavanello
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192914
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.
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spelling Análise dos processos de transferência de conhecimentos na área de gestão de pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSCAdministraçãoGestão de pessoasGestão do conhecimentoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.Com o desenvolvimento da economia contemporânea e os efeitos da globalização, as empresas começaram a perceber a importância de gerenciar o conhecimento para obter vantagem competitiva. Da mesma forma que no setor privado, a Gestão do Conhecimento (GC) desempenha um papel vital na efetividade da Administração Pública para alcançar melhores resultados e oferecer serviços de qualidade ao cidadão. Após a sua transformação, em 2008, O IFSC passou por um acelerado processo de expansão, totalizando, hoje, 22 campi por todo o estado. Com o rápido crescimento, houve a descentralização das atividades da área de gestão de pessoas com a criação de uma coordenadoria em cada campus. Essa nova realidade trouxe a necessidade de mudar a forma de atuar e de sistematizar processos e procedimentos para atender com maior eficiência. Isto posto, esse estudo teve como objetivo geral analisar de que forma ocorre o processo de transferência e compartilhamento de conhecimentos na área de gestão de pessoas do IFSC, considerando a divisão de trabalho, o sistema de autoridade e de comunicação; os processos de gestão de pessoas e as práticas adotadas no setor. Para fundamentar o trabalho, foi feita uma revisão na literatura sobre Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento na Administração Pública e, em particular, nas IFES. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de natureza aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa, sendo classificada como uma pesquisa descritiva em relação aos objetivos. A coleta de dados primários foi feita por meio de dois questionários, sendo um aplicado a um gestor e o outro a servidores da área de gestão de pessoas, com o objetivo de avaliar o grau de implementação e de formalização de 26 práticas de GC no setor. Tais práticas são reconhecidas nos estudos do IPEA como exemplos concretos observados em organizações de todo o mundo. Houve a participação de 77,2% dos sujeitos da pesquisa. Para os dados secundários, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental. A análise dos resultados apontou que a área de gestão de pessoas possui servidores altamente qualificados e uma estrutura centralizada, uma vez que somente as atividades administrativas e o espaço físico foram separados, não tendo sido atribuída às coordenadorias autonomia de decisão. Constatou-se, também, que a área de gestão de pessoas tem atuação voltada mais ao âmbito operacional e ao atendimento de demandas pontuais. O processo de comunicação entre servidores da área de GP e gestores estratégicos do IFSC foi considerado bom, mas com espaço para melhorias. A pesquisa também mostrou ser alta a importância dada à GC pela alta e média administração do IFSC e que os servidores estão familiarizados com o termo. Constatou-se, ainda, que o IFSC não possui um programa de treinamento institucional para quem ingressa na instituição, mas apoia plenamente a qualificação de seus servidores. Em relação às 26 práticas investigadas, verificou-se que, na análise comparativa, os servidores possuem uma visão mais positiva que a do gestor em relação ao número de práticas implementadas no setor, o que parece indicar que algumas delas surgem espontaneamente na prática diária, porém, de forma ainda não estruturada. Esse quadro sugere que a GC no IFSC, embora possua os requisitos básicos para a institucionalização de práticas de GC, como orçamento próprio e estrutura específica, possui um viés mais voltado para o desenvolvimento tecnológico do que para o desenvolvimento de estratégias que promovam a cultura e o gerenciamento do conhecimento. Considerando os resultados, as principais sugestões apresentadas ao IFSC foram: a institucionalização de algumas práticas que já se encontram implantadas de maneira informal e a implementação de um programa de capacitação institucional para quem ingressa na instituição.Abstract : With the development of contemporary economy and the effects of globalization, companies started to realize the importance of managing the knowledge to obtain competitive advantage. In the same way as the private sector, the Knowledge Management (KM) plays a vital role in the effectiveness of Public Administration to attain better results and to offer quality services to the citizens. After its transformation, in 2008, the IFSC underwent a fast-paced process of expansion, totaling today, 22 campi. Because of this fast growth, the people management sector activities were decentralized with the creation of local coordinators in each campus. This new reality brought the necessity of changing the way of acting and systematizing the processes and procedures in order to serve the public more efficiently. Therefore, this study had as a general objective to analyze how the process of knowledge transference occurs in the people management area at IFSC, considering the division of labor, the system of authority and communication; the processes of people management and the practices adopted in the sector. As a base to this work, a literature review was made about People Management and Knowledge Management in Public Administration and, in particular, in the IFES. This research is characterized as an applied nature study with a predominantly qualitative approach, being classified as a descriptive research in relation to its objectives. The primary data collection was made by two questionnaires, one being applied to a manager and the other being applied to the servants belonging to the people management area, with the objective of evaluating the degree of implementation and formalization of 26 KM practices in the sector. These practices are acknowledged in the studies of the IPEA as concrete examples observed in organizations around the world. There was a 77,2% participation of the subjects of the research. For the secondary data, bibliographical and documentary researches were carried out. The analysis of the results showed that the people management area has highly qualified public servants and a centralized structure, since only administrative activities and the physical space were separated, and the autonomy of the decision-making was not assigned to the coordinators. It was also verified that the people management area actuation is more focused on the operational scope and to the fulfillment of specific demands. The communication process between the public servants of the people management area and the strategic managers was considered good, but with room for improvement. The research also showed that it is high the importance given to the KM by the high and medium administration of the IFSC and that the public servants are familiar with the term. In addition, it was verified that the IFSC does not have an institutional training program for those who enter the institution, but it fully supports the qualification of its employees. In relation to the 26 investigated practices, it was verified that, in the comparative analysis, the public servants have a more positive vision than the manager in relation to the number of practices implemented in the sector, which seems to indicate that some of them arise spontaneously in the daily routine, without any structure, however. Although this suggests that the KM in the IFSC has the basic requirements for the institutionalization of KM practices, such as its own budget and specific structure, is also has a bias towards the technological development rather than the development of strategies that promote culture and knowledge management. Considering the results, the main suggestions presented to the IFSC were the institutionalization of some practices that are already implemented informally and the implementation of an institutional capacity building program for those who enter the institution.Almeida, Mário de SouzaUniversidade Federal de Santa CatarinaFurigo, Neusa Pavanello2019-01-10T03:01:16Z2019-01-10T03:01:16Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 p.| il., gráfs.application/pdf355510https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192914porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-10T03:01:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/192914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-10T03:01:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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