Uso de plataformas livres de sistemas de informação geográfica aplicados em estudos de transportes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171613 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Uso de plataformas livres de sistemas de informação geográfica aplicados em estudos de transportesPlanejamento de transportesSistemas de informação geográficaSIGSIG-TPlanejamento da mobilidadeTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Os resultados do planejamento de transportes dependem da escolha e do uso das ferramentas mais adequadas ao seu desenvolvimento, portanto, é primordial conhecer as características, funções e desempenho do instrumento que se pretende empregar na solução de problemas. Pesquisadores e planejadores costumam apoiar suas decisões em tecnologia SIG (Sistemas de Informação Geográfica) e, para o caso do planejamento de transportes, é utilizado um segmento particular dos SIG, os SIG-T (Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao Transporte). Os SIG-T comumente utilizados são softwares comerciais, por conta disso, este estudo objetiva verificar a possibilidade de utilização de SIG open source em análises peculiares ao transporte. A verificação foi feita por meio da aplicação de técnicas e rotinas específicas ao planejamento de transporte em ambiente SIG open source, sendo que os softwares utilizados foram o QGIS, GRASS GIS e GeoDa. Os resultados encontrados apontam que as três ferramentas puderam ser aplicadas em diversas categorias de análise em transporte, entretanto, elas não se enquadram inteiramente na categoria de SIG-T. Os SIG estudados não conseguiram aplicar completamente modelos de previsão de demanda, ou não forneceram resultados suficientemente satisfatórios. A principal contribuição deste trabalho é prestar auxílio aos usuários de tecnologia SIG na escolha de ferramentas mais adequadas e, secundariamente, evidenciar o potencial do uso de SIG open source em diversas etapas do planejamento de transportes. As mudanças no planejamento fomentam a hipótese de que o conceito de SIG-T possa ser adaptado e ampliado para Sistemas de Informação Geográfica aplicados à Mobilidade (SIG-M).The results of transport planning depend on the choice and use of the most adequate tools for its development, therefore, it is essential to know the characteristics, functions and performance of the instrument that is to be used in the solution of problems. Researchers and planners often support their decisions in GIS (Geographic Information Systems) technology which, in the case of transportation planning, a particular segment of GIS, GIS-T (Geographic Information Systems applied to Transport) is used. The commonly used GIS-T are commercial software, therefore, this study aims to verify the possibility of using open source GIS in analyzes peculiar to transport. The verification was done through the application of specific techniques and routines to transportation planning in an open source GIS environment. The softwares used was QGIS, GRASS GIS and GeoDa. The results show that the three tools could be applied in several categories of transport analysis, however, they do not fit entirely into the category of GIS-T. The studied GIS were not able to fully apply demand prediction models or did not provide satisfactory results. The main contribution of this work is to assist GIS users in choosing the most appropriate tools and, secondarily, to highlight the potential of using open source GIS in several stages of transport planning. The changes in planning foster the hypothesis that the concept of GIS-T can be adapted and extended to Geographic Information Systems applied to Mobility (GIS-M).Joinville, SCLopes, Simone BeckerUniversidade Federal de Santa CatarinaAyala Filho, German Gregório Monterrosa2016-12-16T11:17:02Z2016-12-16T11:17:02Z2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis93 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171613porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-16T11:17:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171613Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-16T11:17:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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