Comparação experimental entre motores BLDC para aplicação em tração elétrica de veículos de competição em eficiência energética.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223063 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
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Comparação experimental entre motores BLDC para aplicação em tração elétrica de veículos de competição em eficiência energética.Veículos elétricosMotor síncrono com ímãs permanentesEficiência energéticaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.Com o aumento das preocupações a respeito das questões ambientais e a busca por reduzir as emissões de poluentes, os olhares mundiais se voltaram para as fontes renováveis de energia e melhorias de eficiência energética, trazendo os veículos elétricos de volta ao mercado. Dentre os possíveis tipos de motores elétricos aplicados para a tração veicular, o motor síncrono com ímãs permanentes é uma das opções mais utilizadas atualmente, apresentando alta densidade de potência, elevada eficiência e boa dissipação de calor ao exterior como principais vantagens. Neste trabalho, é realizada uma comparação entre dois motores de ímãs permanentes aplicados em um veículo de competição de eficiência energética, buscando encontrar as melhores aplicações, desempenho e rendimento de cada motor. Para isso montou-se uma bancada de testes para medição parâmetros como tensão, corrente e velocidade. Dentre os resultados obtidos tem-se as curvas de torque, potência e eficiência por velocidade, de acordo com a carga aplicada, para cada motor, permitindo uma análise comparativa entre eles. Dentre os principais resultados, tem-se que o motor OutRider foi capaz de atingir maiores níveis de torque que o motor MXUS quando operados em uma tensão de 36V.With the rising concerns about environmental issues and the quest to reduce green house gas emissions, the world has turned its attention to renewable energy sources and energy efficiency improvements, bringing electric vehicles back to the market. Among the possible types of electric motors for vehicles traction, the permanent magnet synchronous motor is one of the most applied option, due to his high power density, high efficiency and good heat dissipation as main advantages. In this work, a comparison is made between two permagent magnet DC motors, that are applied to energy-efficient competition cars, seeking to find the best applications, performance and efficiency of each engine. To do so, a test bench was set up for parameters such as voltage, current and speed. Among the results obtained we have the torque, power and efficiency curves per speed, according to the applied load, for each motor, allowing a comparative analysis between them. Among the main results, the OutRider motor was able to reach higher levels of torque than the MXUS motor when operated at a voltage of 36V.Joinville, SCGreff, Diego SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaFigueiroa, Júlia Pazian2021-05-17T14:05:40Z2021-05-17T14:05:40Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223063info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-17T14:05:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-17T14:05:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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