Middle manager e formação da estratégia a partir das práticas de open strategizing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Alan
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247391
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2022.
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spelling Middle manager e formação da estratégia a partir das práticas de open strategizingAdministraçãoEstratégiasEstratégia organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2022.O middle manager é peça fundamental no processo e prática da estratégia, sendo o articulador de estratégias deliberadas e emergentes. Quanto à abertura da estratégia na prática, consideramos a inclusão das pessoas no fazer estratégico e a transparência da informação, com a visibilidade e o compartilhamento de informações ao longo do processo de formação da estratégia. A partir desses conceitos, o objetivo deste estudo foi compreender como ocorre a inter-relação entre middle manager, formação da estratégia e práticas de open strategizing. Entendemos que a atuação do middle manager ocorre quando este: (i) defende alternativas e sintetiza informações como práticas bottom-up; (ii) facilita adaptação a novos projetos e implementa estratégias deliberadas como práticas top-down; (iii) articula a inclusão dos atores organizacionais como práticas middle-up-down e (iv) promove a transparência das informações como práticas middle-up-down. Adotamos a abordagem qualitativa, com um estudo de caso como método de pesquisa. A seleção do caso se deu pela possibilidade de acompanhar a criação, em tempo real, de uma escola de negócios, realizada pela atuação do middle manager na formação da estratégia e práticas de implementação desta unidade de negócios. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas, levantamento de documentos e observação direta. A análise qualitativa dos dados ocorreu a partir da comparação teórico-empírica por meio da análise da narrativa e pattern matching. Os principais resultados apontaram que as atribuições do middle manager e a forma articuladora como ele interage com os colaboradores e setores organizacionais, evidenciaram seu protagonismo a partir das práticas estratégicas integradoras. Encontramos uma estrutura aberta e favorável à atuação do middle manager, sendo possível identificar o desempenho de seus papéis estratégicos ao articular a inclusão dos atores organizacionais e promover a transparência das informações, favorecendo a criação e implementação da Escola de Negócios. Como contribuição destacamos que os papéis apresentados por Floyd e Wooldridge (1992) não consideram a inclusão das pessoas e tampouco a transparência da informação como práticas integradoras no processo de formação da estratégia, o que nos leva a avançar, suprindo essa lacuna com evidências da relação entre os papéis do middle manager e a abertura da estratégia na prática, contribuindo para que as organizações visualizem como esses profissionais podem adotar práticas de abertura da estratégia de forma integradora, atuando como os principais articuladores e protagonistas do processo de formação da estratégia.Abstract: The middle manager is a central part of the strategy process and practice, being the articulator of deliberate and emerging strategies. As for the open strategy in practice, we consider the inclusion of people in the strategic work and the transparency of information, with the visibility and sharing of information throughout the strategy formation process. Based on these concepts, the goal of this study was to understand how the interrelationship between middle manager, strategy formation and open strategizing practices occurs. We understand that the role of the middle manager occurs when he: (i) champions alternatives and synthesizes information as bottom-up practices; (ii) facilitates adaptation to new projects and deliberates strategy implementation as top-down practices; (iii) articulates the inclusion of organizational agents as middle-up-down practices and (iv) promotes information transparency as middle-up-down practices. We adopted a qualitative approach, with a case study as research method. The selection of the case was given by the possibility to follow the creation, in real time, of a business school, carried out by the action of the middle manager in the strategy formation process and practices of this business unit. Data collection was through semi-structured interviews, documents filles and direct observation. The qualitative data analysis was based on theoretical-empirical comparison through narrative analysis and pattern matching. The main results pointed out that the middle manager's attributions and the way he interacts with employees and organizational sectors, evidenced him as protagonist of the integrative strategic practices. We found an open and favorable structure for the performance of the middle manager, making it possible to identify the performance of their strategic roles by articulating the inclusion of organizational actors and promoting transparency of information, favoring the creation and implementation of the Business School. As contribution, we highlight that the studies presented by Floyd and Wooldridge (1992) do not consider the inclusion of people nor the transparency of information as integrative practices in the strategy formation process, which leads us to move forward, filling this gap with evidence of the relationship between the roles of the middle manager and the open strategizing in practice, helping organizations to visualize how these professionals can adopt practices of opening the strategy in an integrative way, acting as the main articulators and protagonists of the strategy formation process.Lavarda, Rosalia Aldraci BarbosaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Alan2023-06-28T18:25:03Z2023-06-28T18:25:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 p.| il.application/pdf381246https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247391porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:25:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247391Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:25:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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