Compartilhamento de conhecimento interorganizacional: um estudo de caso das práticas e iniciativas no âmbito do projeto VISIR+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Gabriela Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190246
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.
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spelling Compartilhamento de conhecimento interorganizacional: um estudo de caso das práticas e iniciativas no âmbito do projeto VISIR+Tecnologias da informação e comunicaçãoCompartilhamentoGestão do conhecimentoRelações interorganizacionaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2017.Projetos interorganizacionais são importantes por reunir indivíduos de diferentes áreas do conhecimento, implicando na formação de equipes interdisciplinares. O avanço da tecnologia da informação e comunicação é um agente responsável pela valorização do conhecimento. Devido ao relacionamento de diferentes indivíduos, grupos e organizações, em projetos de cooperação interorganizacional, o conhecimento torna-se um recurso significativo. A gestão, compartilhamento, criação e aperfeiçoamento do conhecimento são imprescindíveis para atividades interorganizacionais, como o caso do projeto VISIR+. O VISIR+ nasceu com o propósito de disseminar o laboratório remoto VISIR na América Latina. O VISIR+ é composto por uma parceria entre IES europeias, brasileiras e argentinas. No Brasil, uma das IES participantes é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo Laboratório de Experimentação Remota (RExLAB). Além da implementação do VISIR na UFSC, o RExLab é responsável por duas associadas, a SATC e o IFC. Diante desse contexto, essa pesquisa tem como objetivo compreender como o RExLab adotou práticas e iniciativas que promovem o compartilhamento de conhecimento, no qual corresponde a criação e o aperfeiçoamento de conhecimentos, de modo interorganizacional no âmbito do projeto VISIR+. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, e de natureza aplicada, assim, com base em pesquisas científicas sobre a variável conhecimento, foi realizado um estudo de caso por meio da observação participativa. Os dados foram coletados e analisados por meio do estudo documental e da aplicação de questionários com os principais professores implementadores do VISIR. Entre os resultados encontrados, tem-se a identificação de ações e iniciativas desenvolvidas pelo RExLab, as quais promoveram o compartilhamento do conhecimento e a sua criação, por meio da interação cíclica e dinâmica entre o conhecimento tácito e explícito, vista no modelo SECI. Além disso, foram descritos os pontos críticos quanto a atuação do RExLab inerentes as fases de conversão do conhecimento, a socialização, externalização, combinação e internalização, considerando a delimitação da pesquisa presente no relacionamento do RExLab com as demais IES participantes do projeto VISIR+.Abstract : Interorganizational projects are important for bringing together individuals from different areas of knowledge, implying the formation of interdisciplinary teams. The advancement of information and communication technology is an agent responsible for the valorization of knowledge. Due to the relationship of different individuals, groups and organizations, in interorganizational cooperation projects, knowledge becomes a significant resource. The management, sharing, creation and improvement of knowledge are essential for interorganizational activities, such as the VISIR + project. VISIR + was born with the purpose of disseminating the remote VISIR laboratory in Latin America. VISIR + is composed of a partnership between European, Brazilian and Argentine HEIs. In Brazil, one of the participating HEIs is the Federal University of Santa Catarina (UFSC), represented by the Remote Experimentation Laboratory (RExLAB). In addition to the implementation of VISIR at UFSC, RExLab is responsible for two associates, SATC and IFC. In view of this context, this research aims to understand how RExLab has adopted practices and initiatives that promote the sharing of knowledge, which corresponds to the creation and improvement of knowledge, in an interorganizational way within the VISIR + project. For that, an exploratory, qualitative, and applied research was conducted, so, based on scientific research on the knowledge variable, a case study was conducted through participatory observation. The data were collected and analyzed through documentary study and the application of questionnaires with the main implementing teachers of VISIR. Among the results, we have identified the actions and initiatives developed by RExLab, which promoted the sharing of knowledge and its creation, through the cyclical and dynamic interaction between tacit and explicit knowledge, seen in the SECI model. In addition, the critical points regarding the RExLab performance inherent in the knowledge conversion, socialization, externalization, combination and internalization phases were described, considering the delimitation of the research present in the RExLab relationship with the other HEIs participating in the VISIR + project.Bilessimo, Simone Meister SommerSilva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaRoque, Gabriela Rocha2018-09-29T04:04:29Z2018-09-29T04:04:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis184 p.| il.application/pdf353840https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190246porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-29T04:04:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-29T04:04:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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