Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022. |
id |
UFSC_9fa501648e5007ec438de6a99f67e8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235419 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2Saúde coletivaServiços de saúde mentalCOVID-19Serviços de saúdeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022.Verificou-se a organização dos processos de trabalho em um CAPS II de uma capital na região sul do Brasil durante a pandemia pelo SARS-CoV-2 a partir dos componentes: acolhimento, atenção à crise e acompanhamento. O acolhimento é entendido como um processo de escuta e construção de vínculos, o acompanhamento um conjunto de ações integradas que visam diminuir o sofrimento psíquico e a atenção à crise uma estratégia de intensificação de cuidados, executados de forma integral, comunitária e longitudinal. O estudo utiliza dados primários e abordagem qualitativa. As categorias de análise foram: PTS, atendimentos em grupo, oficinas terapêuticas, matriciamento, educação permanente, discussão de caso, supervisão clínico-institucional, assembleias, reunião de equipe, visita domiciliar, dispensação de medicamentos, ações intersetoriais e atendimento individual. A coleta de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais do CAPS (coordenação, psicólogos e médico psiquiatra). Identificou-se mudança na organização dos processos de trabalho no CAPS II, como a implementação de grupos virtuais, tele atendimento individual, reunião virtual de apoio matricial. O serviço manteve acolhimento e acompanhamento dos usuários, confirmando seu caráter de portas abertas, porém houve dificuldade na manutenção dos atendimentos, tanto pela equipe mínima que já estava precarizada pela gestão municipal, com um quadro defasado, tanto pelos efeitos da pandemia que provocou afastamento de alguns profissionais e também o isolamento social, como preventivo para evitar o aumento no contágio do vírus, impedindo os usuários de chegarem ao serviço. Embora um grande esforço da equipe em manter os atendimentos, ocorreu um aumento na medicalização e o atendimento configurou-se em caráter ambulatorial. Fica claro a necessidade de investimentos adequados para a Saúde mental, que incluam educação permanente, supervisão clínico institucional e ações de cuidado aos profissionais que estão à frente desses contextos de alta vulnerabilidade social e desamparo psíquico.Abstract: The organization of work processes in a CAPS II of a capital in the southern region of Brazil during the SARS-CoV-2 pandemic was evaluated based on the components: reception, attention to the crisis and follow-up. The study uses primary data and a qualitative approach. The analysis categories were: PTS, group consultations, therapeutic workshops, matrix support or matrix support, continuing education, case discussion, clinical-institutional supervision, assemblies, team meetings, home visits, drug dispensing, intersectoral actions and individual care. Data collection took place through semi-structured interviews with four CAPS professionals (coordination, psychologists and psychiatrist). A change in the organization of work processes at CAPS II was identified, such as the implementation of virtual groups, individual teleservice, virtual matrix support meeting. The service maintained reception and monitoring of users, confirming its open-door nature. However, there was difficulty in maintaining a minimum team and users arriving at the service, due to the long period that public transport was suspended. Although a great effort by the team to maintain the care, it is clear the need for adequate investments for mental health, which include permanent education, institutional clinical supervision and care actions for professionals who are at the forefront of these contexts of high social vulnerability and psychic helplessness.Nickel, Daniela AlbaNatal, SoniaUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrea, Alessandra de Lima2022-06-03T23:16:12Z2022-06-03T23:16:12Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 p.| il.application/pdf376394https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-03T23:16:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-03T23:16:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
title |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
spellingShingle |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 Correa, Alessandra de Lima Saúde coletiva Serviços de saúde mental COVID-19 Serviços de saúde |
title_short |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
title_full |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
title_fullStr |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
title_full_unstemmed |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
title_sort |
Organização do processo de trabalho de um CAPS II durante a pandemia de SARS-CoV-2 |
author |
Correa, Alessandra de Lima |
author_facet |
Correa, Alessandra de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nickel, Daniela Alba Natal, Sonia Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Alessandra de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde coletiva Serviços de saúde mental COVID-19 Serviços de saúde |
topic |
Saúde coletiva Serviços de saúde mental COVID-19 Serviços de saúde |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2022. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-03T23:16:12Z 2022-06-03T23:16:12Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
376394 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419 |
identifier_str_mv |
376394 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
84 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652333380272128 |