Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Renan Colzani da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253627
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação.
id UFSC_a0034fe901630dee54f26a9bc1c0f0d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253627
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidosEducaçãoFlowFranklin CascaesJogos eletrônicosNarrativaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação.Este artigo busca analisar as bases teóricas que sustentam a construção de um jogo educativo divertido, elaborando uma estrutura de criação de jogos por meio de conceitos teóricos estudados na perspectiva da psicologia e sua relação com este tipo de mídia. Tendo em vista o crescimento do consumo de jogos eletrônicos como entretenimento entre crianças e jovens no século XXI, pensou-se na construção de um jogo eletrônico educativo que contenha três elementos que são considerados parte do que faz os jogos serem divertidos, o desafio, a fantasia, ou narrativa, e a curiosidade. Foi possível observar uma relação entre a elaboração destes elementos em jogos eletrônicos e a obtenção de um estado de foco absoluto chamado flow no jogador, que melhora sua concentração e auxilia no aprendizado a partir da aumento na liberação de dopamina no corpo gerada pelos sistemas de recompensa dos jogos. Analisando a utilização dos três elementos, observou-se que a fantasia pode ser utilizada para transmitir informações para o jogador, que, estando no estado de flow, poderia ter uma melhoria na capacidade de absorver e compreender estas informações. Utilizando como exemplo do uso da narrativa histórica como ferramenta educativa desenvolvida nos jogos da série Assassin’s Creed, criou-se um projeto de desenvolvimento de um jogo educativo ambientado em Florianópolis na década de 1950, protagonizado pelo artista e folclorista Franklin Cascaes, e baseado nos contos publicados no livro O Fantástico na Ilha de Santa Catarina. Este artigo apresenta os resultados das pesquisas históricas realizadas para o desenvolvimento do primeiro mapa do jogo, além de um resumo de sua narrativa e de suas mecânicas.This paper analyses the theoretical basis that sustains the development of an educative fun game, elaborating a framework for the creation of such games through these theoretical concepts in the perspective of psychology and its relation with this type of media. Seeing the growth in consumption of video games by kids and teenagers in the 21st century, it was thought about the creation of an educative game that has three elements that are considered part of what makes games fun, the challenge, the fantasy, or narrative, and the curiosity. A relation was observed between the elaboration of these elements in games and the achievement of the flow state in the player, which increases their concentration and helps their learning through the higher liberation of dopamine in the body triggered by the reward systems of video games. Taking the use of historical narratives in the Assassin’s Creed series as an example, a project of an educative game set in Florianópolis during the 1950’s was created, its main character being the artist and folklorist Franklin Cascaes and the narrative being based on the stories published in the book O Fantástico na Ilha de Santa Catarina. This paper presents the results of the historical research made for the purpose of creating the first map of the game, besides a summarised version of its narrative and gameplay mechanics.Florianópolis, SC.Andaló, FlávioUniversidade Federal de Santa Catarina.Rocha, Renan Colzani da2023-12-20T17:43:08Z2023-12-20T17:43:08Z2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36application/pdfimage/pngvideo/mp4application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253627Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-20T17:43:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253627Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-20T17:43:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
title Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
spellingShingle Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
Rocha, Renan Colzani da
Educação
Flow
Franklin Cascaes
Jogos eletrônicos
Narrativa
title_short Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
title_full Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
title_fullStr Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
title_sort Jogos eletrônicos e educação: criando jogos educativos e divertidos
author Rocha, Renan Colzani da
author_facet Rocha, Renan Colzani da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andaló, Flávio
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Renan Colzani da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Flow
Franklin Cascaes
Jogos eletrônicos
Narrativa
topic Educação
Flow
Franklin Cascaes
Jogos eletrônicos
Narrativa
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20T17:43:08Z
2023-12-20T17:43:08Z
2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253627
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36
application/pdf
image/png
video/mp4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652164842651648