A centralidade da categoria trabalho e o trabalho docente voluntário na UFSC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90797 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
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A centralidade da categoria trabalho e o trabalho docente voluntário na UFSCServiço socialTrabalho voluntárioUniversidades e faculdades -Corpo docenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Serviço SocialO presente Trabalho de Dissertação de Mestrado tem como objeto de pesquisa o trabalho docente voluntário como uma das expressões da centralidade do trabalho. Pesquisamos os professores universitários aposentados da UFSC, os quais retornam ao trabalho na condição de "adesão voluntária", em condições precarizadas, sem direitos trabalhistas e salários. No contexto histórico atual, a centralidade da categoria trabalho vem sendo questionada, sobretudo, em função da grave crise da "sociedade do trabalho", evidenciada através do desemprego estrutural, da precarização das condições de trabalho, da flexibilização e desregulamentação das leis trabalhistas e da crescente degradação da relação metabólica entre homem e natureza. Assim sendo, essa pesquisa tem como pretensão e objetivo principal responder a seguinte pergunta: "O trabalho docente voluntário na UFSC é uma das várias formas de expressão do trabalho na sociedade contemporânea. Em que medida, portanto, ele expressa ou não a centralidade do trabalho na sociabilidade humana?" Inicialmente, faz-se a introdução ao assunto, discorrendo sobre o problema a ser investigado a partir de uma consistente base teórica. A abordagem teórica se fundamenta em Karl Marx e Ístván Mészáros, apresentando o debate em torno da centralidade da categoria trabalho a partir dos autores: Georg Lukács e Ricardo Antunes defendendo o caráter ontológico do trabalho e sua centralidade social como protoforma do ser social e da práxis social. Em relação à pesquisa empírica, a metodologia utilizada privou pela abordagem qualitativa de caráter exploratória e estudo de casos. Como fonte de coleta de dados fez-se uso da pesquisa documental e bibliográfica, além da entrevista semi-estruturada e da observação. Os resultados da pesquisa evidenciaram a relevância da categoria trabalho na vida desses professores voluntários, na sua identidade, expressando uma dimensão da centralidade da categoria trabalho na sociedade contemporânea.Florianópolis, SCNogueira, Claudia Maria França MazzeiUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Maria Izabel da2012-10-23T15:23:50Z2012-10-23T15:23:50Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs.application/pdf242935http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90797porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:03:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:03:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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