Educação à distância: o projeto de implantação do Curso Nacional de Capacitação de Técnicos Municipais para Elaboração do Mapeamento e Gerenciamento de Riscos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Kelly Cristina
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Dalmau, Marcos Baptista Lopez, Tani, Valter Zanela, Junglas, Antonio Edésio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74855
Resumo: Em muitos distritos industriais, o desenvolvimento imediatista e o crescimento entrópico provocaram a deterioração do ambiente e agravaram a vulnerabilidade dos ecossistemas. Existem evidências de que desastres como as chuvas ácidas, a redução da camada de ozônio e o efeito estufa, podem concorrer para tornar ainda mais vulneráveis as populações. A UFSC, em resposta à sociedade brasileira, quanto à redução dos desastres no País implantou o CEPED, para desenvolver estudos e pesquisas para a redução das vulnerabilidades, ações de conscientização, planejamento e administração das adversidades, reconstrução, além de ações que minimizem os seus impactos sócioeconômicos. Neste contexto está o Curso Nacional de Capacitação de Técnicos Municipais para Elaboração do Mapeamento e Gerenciamento de Riscos, promovido em parceria com o Ministério das Cidades a distância, foco deste trabalho. Quanto à metodologia caracteriza-se como pesquisa aplicada, qualitativa, estudo de caso exploratório-descritivo, documental e bibliográfica. A determinação da amostra foi intencional. Foram coletados dados pela observação direta, análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas. Este projeto é fruto de uma parceria entre a UFSC, através da FAPEU e do CEPED e do Governo Federal através do Ministério das Cidades e do IPT. O curso é gratuito e tem como objetivo principal habilitar os alunos em mapeamento e gerenciamento de risco considerando os desastres naturais. O projeto é constituído de cinco fases, o planejamento das atividades, o desenvolvimento da plataforma de trabalho do curso, a preparação do material didático, a entrega do material didático, a realização do curso e a elaboração do relatório final.
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