Aplicação de jogos funcionais para idosos utilizando o Kinect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perraro, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134263
Resumo: TCC (graduação) Tecnologia Da Informação E Comunicação - Universidade Federal De Santa Catarina. Araranguá.Tecnologia Da Informação E Comunicação.
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spelling Aplicação de jogos funcionais para idosos utilizando o KinectJogos DigitaisXboxKinectQualidade De VidaIdososTCC (graduação) Tecnologia Da Informação E Comunicação - Universidade Federal De Santa Catarina. Araranguá.Tecnologia Da Informação E Comunicação.Neste trabalho foi efetuada uma aplicação de jogos digitais com idosos através do vídeo ga-me XBOX e seu acessório Kinect que permitiu uma interação sem controles remotos utili-zando assim somente gestos para realização das tarefas. Este trabalho tem como problemáti-ca avaliar se as utilizações de jogos digitais provem uma melhora na condição física e na qualidade de vida do idoso tendo como enfoque as características de capacidade funcional, estado emocional e atividade intelectual. As pessoas de terceira idade foram excluídas au-tomaticamente dos jogos digitais tendo em vista que a maioria dos participantes possuíam aproximadamente 40 (quarenta) anos de idade quando estas tecnologias chegaram ao Brasil não se fazendo presente na realidade dos mesmos, portanto uma das justificativas deste tra-balho é permitir a inclusão destes idosos no mundo dos games e como seu objetivo principal agregar estes jogos na rotina dos idosos tentando promover uma melhora em sua qualidade de vida. Para validação do trabalho utilizou-se o método de observação direta e aplicação de um questionário que foi respondido pelos idosos. Após a análise das respostas pode-se ob-servar que os resultados foram positivos e que de fato houve uma melhora na qualidade de vida e nas atividades físicas dos idosos, comprovando assim o impacto positivo na utilização de jogos digitais para os idosos correspondendo às expectativas do trabalho.Pozzebon, ElianeUniversidade Federal De Santa CatarinaPerraro, Luiz Fernando2015-08-13T04:42:12Z2015-08-13T04:42:12Z2015-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134263porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T14:46:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-18T14:46:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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