Comparação de diferentes métodos de determinação de capacidade de carga para fundações submetidas a carregamentos verticais: estudo de caso
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255932 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura. |
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Comparação de diferentes métodos de determinação de capacidade de carga para fundações submetidas a carregamentos verticais: estudo de casoFundação ProfundaEnsaios de CampoCapacidade de CargaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Civil de Infraestrutura.A fundação é a base essencial de toda estrutura, garantindo estabilidade e segurança ao empreendimento. Para que o dimensionamento ocorra de forma segura e econômica, diversos fatores devem ser avaliados, como as cargas da estrutura e as características do subsolo onde será assentada. Esse estudo envolve a análise da estratigrafia das camadas, capacidade de suporte, permeabilidade e a profundidade do lençol freático. A identificação de possíveis riscos geotécnicos futuros, como a presença de solos expansivos ou a possibilidade de liquefação, é igualmente essencial para dimensionar uma fundação adequada ao projeto. Esse processo permite que a viabilidade de uma fundação seja determinada, assegurando que a solução escolhida seja a mais apropriada para as condições do solo e as exigências estruturais. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise de um estudo de caso na região de Araquari, com ênfase no desenvolvimento da capacidade de carga para três tipos diferentes de estaca: hélice contínua, prémoldada de concreto e estaca metálica, considerando as variáveis geotécnicas específicas do solo local. Para alcançar esse objetivo, diferentes métodos de previsão de carga foram aplicados, com o intuito de mitigar as variações encontradas nas abordagens de diferentes autores e estabelecer o melhor modelo para estimar a capacidade de carga das estacas. Para isso, foram realizados ensaios "in situ" como o Standart Penetration Test (SPT), Cone Penetration Test (CPT) e Dilatometer Test (DMT), fornecendo os parâmetros e a estratigrafia do solo. A partir desses dados, as características representativas do solo foram definidas. A previsão da capacidade de carga das estacas foi realizada utilizando métodos analíticos, baseados na teoria de Terzaghi (1943), e métodos semiempíricos, conforme abordados por Aoki e Velloso (1975) e Décourt e Quaresma (1978). Essas abordagens permitiram determinar a resistência admissível para cada tipo de estaca, possibilitando a escolha da melhor solução para o projeto de fundação. Além disso, foi realizado um comparativo entre a solução de fundação prevista neste estudo e a adotada no projeto real, visando verificar as divergências e a adequação das previsões realizadas.Joinville, SC.Heidemann, MarceloUniversidade Federal de Santa Catarina.Paul, Nathália2024-07-11T19:21:09Z2024-07-11T19:21:09Z2024-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis108 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255932Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-11T19:21:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255932Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-11T19:21:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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