It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coêlho, Fabrício Mateus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181603
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.
id UFSC_a10c7b55f1560662bbd6f913909e0a91
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181603
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel taskLíngua inglesaEstudo e ensinoProficiência oralDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.O presente estudo visa aferir os efeitos da repetição imediata de tarefas sobre a proficiência de aprendizes de inglês como segunda língua no que tange à complexidade, acurácia e fluência (dimensões de proficiência em L2). Buscando uma reprodução parcial do experimento conduzido por Lynch and Maclean (2001) a tarefa empregada neste, para a elicitação de dados de discurso oral foi o carrossel de pôsteres. 14 estudantes de nível intermediário matriculados na disciplina Compreensão e Produção de inglês oral - V do programa de Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina repetiram turnos de apresentação de pôsteres numa maneira semelhante à de um simpósio. Os resultados da ANOVA de medidas repetidas indicaram efeitos estatisticamente relevantes em apenas uma das 8 medidas de proficiências empregadas: fluência medida como discurso livre de autocorreções e repetições, (parcimoniosamente) indicando a possibilidade de um efeito de troca (trade-off) em favor da fluência e em detrimento da complexidade e acurácia. Uma análise mais qualitativa dos dados individuais, no entanto, aponta para mudanças linguísticas positivas em termos de acurácia no decorrer das repetições. Além disso, as respostas dos participantes aos questionários pós-tarefa indica uma diminuição do nivel de ansiedade aliada a um aumento na auto-percepção de produção acurada.Abstract : The present investigation aims at assessing the effects of immediate repetition of an oral task, in an EFL classroom context, on learners? proficient performance in terms of complexity accuracy and fluency. In an attempt to partially reproduce the study conducted by Lynch and Maclean (2001), the task employed here to elicit speech data was a poster carousel. Fourteen intermediate level speakers attending the Comprehension and Production of Oral English - V course of the English program at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) repeated three rounds of presentations of the contents of a poster devised in class on a poster presentation task. Results of the GLM 4 Repeated Measures ANOVA indicated statistically significant effects of the task in only one of the 8 measures of proficiency: fluency measured as pruned speech rate, (cautiously) indicating trade-off at the expense of accuracy and complexity. A more qualitative look at individual data, however, point to positive linguistic changes (in terms of accuracy) across rounds of repetition. In addition participants? responses to the post-task questionnaire indicate a decrease in anxiety and increase in self-perception of accurate production.D'Ely, Raquel Carolina Souza FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaCoêlho, Fabrício Mateus2017-12-05T03:14:19Z2017-12-05T03:14:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis190 p.| il., tabs.application/pdf349183https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181603engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T03:14:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181603Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-05T03:14:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
title It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
spellingShingle It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
Coêlho, Fabrício Mateus
Língua inglesa
Estudo e ensino
Proficiência oral
title_short It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
title_full It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
title_fullStr It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
title_full_unstemmed It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
title_sort It bears repeating: the effects of immediate repetition on learners' L2 performance in a poster carrousel task
author Coêlho, Fabrício Mateus
author_facet Coêlho, Fabrício Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Coêlho, Fabrício Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Estudo e ensino
Proficiência oral
topic Língua inglesa
Estudo e ensino
Proficiência oral
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T03:14:19Z
2017-12-05T03:14:19Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 349183
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181603
identifier_str_mv 349183
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181603
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652066094055424