Gerenciamento da formação de pós-graduandos em Enfermagem em tempos de pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salum, Maria Eduarda Grams
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230990
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.
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spelling Gerenciamento da formação de pós-graduandos em Enfermagem em tempos de pandemia COVID-19EnfermagemEnfermagemGestão do conhecimentoSaúde públicaInfecções por CoronavirusDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.Atualmente o mundo vivencia a pandemia originada por um novo coronavírus SARS-CoV-2, ou COVID-19, que possui altas taxas de contágio, números elevados de mortes e hospitalizações. Distanciamento social, utilização de máscaras de proteção individual e fechamento de escolas e universidades foram algumas das estratégias para conter a disseminação do vírus. Por meses discentes de graduação e Pós-Graduação tiveram suas atividades de ensino suspensas devido às incertezas do enfrentamento da pandemia. Tendo em vista que a Enfermagem compõe majoritariamente o quantitativo de profissionais da saúde, e em específico no cenário da linha de frente da pandemia, e muitos destes profissionais aliam a atuação à qualificação e formação profissional, este estudo teve como objetivo compreender como os discentes de Pós-Graduação em Enfermagem stricto sensu estão gerenciando sua formação em tempos de pandemia COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com referencial teórico-metodológico ancorado na Teoria Fundamentada nos Dados. Adotou-se como referencial teórico o pensamento complexo de Edgar Morin. A pesquisa tem como cenário os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. A amostragem teórica foi composta por 17 participantes, divididos em dois grupos amostrais. O primeiro grupo composto por nove discentes e o segundo grupo composto por oito docentes. Como critérios inclusivos para o primeiro grupo amostral utilizou-se: estar matriculado em um dos Programas de Pós-Graduação há pelo menos um ano, e para o segundo grupo amostral foi utilizado: ser docente de um dos Programas de Pós-Graduação há pelo menos um ano. Para ambos os grupos o critério de exclusão foi estar afastado, por quaisquer motivos, durante a coleta de dados. Os dados foram coletados através de entrevistas abertas e individuais realizadas de junho a setembro de 2021 e analisados concomitantemente. Os processos que constituíram a análise foram: codificação aberta, codificação axial e integração. O software NVivo® auxiliou a organização durante o processo de análise dos dados. Do processo analítico dos dados emergiu o fenômeno intitulado ?Buscando autoconhecimento, autorresponsabilização e adaptando-se às tecnologias para o enfrentamento das incertezas formativas em tempos de pandemia?, que é sustentado por três categorias que dizem respeito às Condições, Ações-Interações e Consequências do Modelo Paradigmático proposto pela vertente straussiana da Teoria Fundamentada nos Dados, que são respectivamente: ?Percebendo o autoconhecimento, autorresponsabilidade e experiências formativas anteriores como condições para gerenciar a formação strico sensu em tempos de pandemia?; ?Conhecendo e reconhecendo o ensino remoto acompanhado de incertezas e instabilidades físicas e emocionais para gerenciar a formação stricto sensu em tempos de pandemia? e ?Adaptando-se as repercussões do ensino remoto e aperfeiçoando o gerenciamento da formação stritco sensu em tempos de pandemia?. A compreensão do gerenciamento formativo realizado pelos pós-graduandos em meio ao contexto pandêmico possibilitou desvelar o fenômeno, onde se encontram fatores que condicionam essas experiências, as ações e interações ocorridas nesse cenário e as também as repercussões decorrentes desse processo. A utilização de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais, criação de redes de apoio, autoconhecimento e autorresponsabilidade e resiliência para adaptar-se às adversidades impostas pela pandemia são aspectos que baseiam/subsidiam o gerenciamento formativo.Abstract: The world is currently experiencing the pandemic caused by a new SARS-CoV-2, or COVID-19, coronavirus, which has high rates of contagion and high numbers of deaths and hospitalizations resulting from the consequences of the virus in the body. Social distancing, use of individual protection masks and closing schools and universities were some of the strategies used to contain the spread of the virus. For months, undergraduate and graduate students had their teaching activities suspended due to the uncertainty of facing the pandemic. Bearing in mind that Nursing makes up mostly the number of health professionals, and specifically in the scenario of the pandemic's front line, and many of these professionals combine their work with qualification and professional training, this study aimed to understand how students Postgraduate degrees in stricto sensu Nursing are managing their training in times of pandemic COVID-19. This is a qualitative research with a theoretical-methodological framework anchored in the Grounded Theory. The complex thought of Edgar Morin was adopted as a theoretical framework. The research is set in the Postgraduate Nursing Programs of a public university in southern Brazil. The theoretical sampling consisted of 17 participants, divided into two sample groups. The first group consisted of nine students and the second group consisted of eight professors. As inclusive criteria for the first sample group it was used: to be enrolled in one of the Graduate Programs for at least one year, and for the second sample group it was used: to be a professor in one of the Graduate Programs for at least one year. For both groups, the exclusion criterion was being away, for any reason, during data collection. Data were collected through open and individual interviews conducted from June to September 2021 and analyzed concurrently. The processes that constituted the analysis were: open coding, axial coding and integration. NVivo® software helped the organization during the data analysis process. From the analytical process of the data emerged the phenomenon, or central category of the research, entitled \"Seeking self-knowledge, self-accountability and adapting to technologies to face training uncertainties in times of pandemic\", which is supported by three categories related to Conditions, Actions-Interactions and Consequences of the Paradigm Model proposed by the Straussian branch of Grounded Theory, which are respectively: ?Perceiving self-knowledge, self-responsibility and previous formative experiences as conditions to manage strico sensu training in times of pandemic?; \"Knowing and recognizing remote learning accompanied by uncertainties and physical and emotional instabilities to manage stricto sensu training in times of pandemic\" and \"Adapting the repercussions of remote learning and improving the management of stricto sensu training in times of pandemic\". The understanding of the training management carried out by graduate students in the midst of the pandemic context made it possible to unveil the phenomenon, where there are factors that condition these experiences, the actions and interactions that occur in this scenario and the repercussions resulting from this process. The use of technological tools and digital platforms, creation of support networks, self-knowledge and self-responsibility and resilience to adapt to the adversities imposed by the pandemic are aspects that base/support training management.Erdmann, Alacoque LorenziniUniversidade Federal de Santa CatarinaSalum, Maria Eduarda Grams2022-02-14T13:30:59Z2022-02-14T13:30:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 p.| il., tabs.application/pdf374227https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230990porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:30:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230990Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:30:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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