Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazzo, Walter Antonio
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77680
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
id UFSC_a15ed3cd9272f57286d56c46aa4c4c25
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77680
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBazzo, Walter AntonioAngotti, Jose Andre Peres2012-10-17T06:31:42Z2012-10-17T06:31:42Z19981998109665http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77680Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA proposta deste trabalho é realizar uma análise crítica do ensino de engenharia no Brasil e, por decorrência, contribuir para a consolidação de uma política mais eficiente de formação do seu corpo docente. Identificando as lacunas e distorções da cultura científica e humanística na formação de parcela significativa dos professores, pretende-se analisar as conseqüências desta situação e propor um arco de atividades, leituras e inserções centrado na premissa básica de que esse ensino só sofrerá alguma modificação consistente se a comunidade desses professores se voltar para este intento. Para promover uma possível superação das prováveis deficiências detectadas no ensino de engenharia, este ensaio se fundamenta em três eixos direcionadores: a) estudos sobre os pontos básicos que norteiam esse ensino e a relação professor-aluno nesse processo; b) um levantamento das implicações decorrentes da falta de análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade nas estruturas curriculares atuais; c) reflexões sobre questões didático-pedagógicas. As categorias da história, da filosofia da ciência, da epistemologia e dos aspectos didático-pedagógicos, bem como da necessária conexão entre engenharia, cultura e sociedade, serão de fundamental importância para tais colocações. Abstract : The purpose of this thesis is to make a critical analysis about the engineering education in Brasil, thus contributing to the consolidation of a more efficient policy in the education of the engineering faculty members. By identifying the gaps and distortions present in the scientific and humanistic culture of a significant number of professors, the author analyzes the consequences of this situation and proposes an array of activities, readings, and insertions, as he understands that the engineering education can only undergo a consistent modification if the community of these professors will but assume such objective. In order to allow the engineering schools to possibly overcome the probable deficiencies detected, this paper is based on three directive axis: a) studies on the basic issues that guide that education and the relationship professor-student in this process; b) an investigation of the implications resulting from the want of analysis of the relationship between science, technology, and society in the program contents nowadays; c) reflection about didactic-pedagogical issues. The categories of history, philosophy of science, epistemology, didactic-pedagogicai aspects, as well as the necessary connection between engineering, culture, and society will be of utmost importance for those assertions.porEstudo e ensinoBrasilEngenharia -Professores -FormaçãoEnsino de engenharia : novos desafios para a formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED0167-T.pdfPEED0167-T.pdfapplication/pdf17768528https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77680/1/PEED0167-T.pdf5d2ef5aa4829ea8b82159c83fccfd089MD51123456789/776802015-07-17 20:10:12.83oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77680Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-17T23:10:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
title Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
spellingShingle Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
Bazzo, Walter Antonio
Estudo e ensino
Brasil
Engenharia -
Professores -
Formação
title_short Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
title_full Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
title_fullStr Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
title_full_unstemmed Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
title_sort Ensino de engenharia : novos desafios para a formação docente
author Bazzo, Walter Antonio
author_facet Bazzo, Walter Antonio
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazzo, Walter Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angotti, Jose Andre Peres
contributor_str_mv Angotti, Jose Andre Peres
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Estudo e ensino
Brasil
Engenharia -
Professores -
Formação
topic Estudo e ensino
Brasil
Engenharia -
Professores -
Formação
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
publishDate 1998
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-17T06:31:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-17T06:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77680
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 109665
identifier_str_mv 109665
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77680/1/PEED0167-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d2ef5aa4829ea8b82159c83fccfd089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805405880549376