A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Cristina da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_a1ca74bc985f9159bdc333f1550eb43c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distânciaEngenharia de produçãoProfessores de arteEducaçãoEnsino a distanciaArtesEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem como objetivo construir uma proposta de educação de professor@s de arte, a partir do referencial do multiculturalismo crítico proposto pelo educador Peter McLaren. A proposta desencadeada a partir deste referencial teórico está veiculada num espaço virtual que permitirá a@s professor@s partilhar de um processo de educação a distância, colaborando não só para a ampliação de seus conhecimentos, a partir do multiculturalismo crítico, como também, para um uso mais ampliado das tecnologias educacionais como a imagem móvel, o computador e a Internet. Uma perspectiva educacional multicultural crítica leva em consideração que a educação amplie seu leque de ações, no sentido de reunir um conjunto de práticas educativas que considerem as questões étnicas, de gênero, sociais, políticas, culturais, bem como possibilitem não só o acesso, mas também, o conhecimento de outras abordagens além das veiculadas pela arte institucionalizada, formada predominantemente por conceitos europeizados. Nesta perspectiva, este trabalho consiste em formalizar uma proposta de educação de professor@s que possa ser utilizada para contribuir num processo de educação do professor de arte, com vistas a uma educação multicultural crítica.Florianópolis, SCSilva Filho, Jose Luiz Fonseca daUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Maria Cristina da2012-10-22T02:57:10Z2012-10-22T02:57:10Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis187 f.| il.application/pdf208586http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T16:18:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T16:18:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
title A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
spellingShingle A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
Rosa, Maria Cristina da
Engenharia de produção
Professores de arte
Educação
Ensino a distancia
Artes
Estudo e ensino
title_short A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
title_full A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
title_fullStr A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
title_full_unstemmed A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
title_sort A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
author Rosa, Maria Cristina da
author_facet Rosa, Maria Cristina da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores de arte
Educação
Ensino a distancia
Artes
Estudo e ensino
topic Engenharia de produção
Professores de arte
Educação
Ensino a distancia
Artes
Estudo e ensino
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T02:57:10Z
2012-10-22T02:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 208586
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863
identifier_str_mv 208586
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651994554957824