A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_a1ca74bc985f9159bdc333f1550eb43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87863 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distânciaEngenharia de produçãoProfessores de arteEducaçãoEnsino a distanciaArtesEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho tem como objetivo construir uma proposta de educação de professor@s de arte, a partir do referencial do multiculturalismo crítico proposto pelo educador Peter McLaren. A proposta desencadeada a partir deste referencial teórico está veiculada num espaço virtual que permitirá a@s professor@s partilhar de um processo de educação a distância, colaborando não só para a ampliação de seus conhecimentos, a partir do multiculturalismo crítico, como também, para um uso mais ampliado das tecnologias educacionais como a imagem móvel, o computador e a Internet. Uma perspectiva educacional multicultural crítica leva em consideração que a educação amplie seu leque de ações, no sentido de reunir um conjunto de práticas educativas que considerem as questões étnicas, de gênero, sociais, políticas, culturais, bem como possibilitem não só o acesso, mas também, o conhecimento de outras abordagens além das veiculadas pela arte institucionalizada, formada predominantemente por conceitos europeizados. Nesta perspectiva, este trabalho consiste em formalizar uma proposta de educação de professor@s que possa ser utilizada para contribuir num processo de educação do professor de arte, com vistas a uma educação multicultural crítica.Florianópolis, SCSilva Filho, Jose Luiz Fonseca daUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Maria Cristina da2012-10-22T02:57:10Z2012-10-22T02:57:10Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis187 f.| il.application/pdf208586http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T16:18:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T16:18:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
title |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
spellingShingle |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância Rosa, Maria Cristina da Engenharia de produção Professores de arte Educação Ensino a distancia Artes Estudo e ensino |
title_short |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
title_full |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
title_fullStr |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
title_full_unstemmed |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
title_sort |
A educação de professoras e professores de arte: construindo uma proposta de ensino multicultural a distância |
author |
Rosa, Maria Cristina da |
author_facet |
Rosa, Maria Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, Jose Luiz Fonseca da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores de arte Educação Ensino a distancia Artes Estudo e ensino |
topic |
Engenharia de produção Professores de arte Educação Ensino a distancia Artes Estudo e ensino |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T02:57:10Z 2012-10-22T02:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
208586 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863 |
identifier_str_mv |
208586 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
187 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651994554957824 |